Receita para Ser Feliz

abr19

0

Todo mundo quer ser feliz. A felicidade, contudo,não se compra nem se pega emprestada. Muito menos se furta ou dela se apropria. Como todas as coisas realmente boas na vida, felicidade conquista-se. Mas como?

Ser feliz não é impossível.  Pode ser que você não consiga ser feliz o tempo todo, mas, uma hora, a felicidade irá acontecer.  Não se preocupe se vai ser para toda a vida ou só por um momento.  O tempo que ela durar será só seu.

tempo

Cada um é feliz de acordo com o que merece e acredita ser possível.  Saiba ceder, perder, recuar.  Ninguém vence o tempo todo.  Aprenda a lidar com as decepções da vida, pois elas são necessárias ao amadurecimento moral e espiritual.

pensativo6

Viaje, converse, sorria, vá ao cinema, ouça música, compre uma roupa nova, leia um livro, passeie ou, simplesmente, fique na janela vendo a chuva cair ou ouvindo um passarinho piar ao longe.  Essas são pequenas coisas para as quais muito pouca gente liga, mas que são danadas para dar uma sensação de paz e felicidade.  Sinta-as, deixe que elas invadam o seu corpo e se instalem na sua alma.  Não é difícil.  Basta se disponibilizar para a vida.

passaros_banho_chuva_17

Acostume sua mente ao silêncio e seu coração à mansuetude.  Deseje, mas não se escravize a desejo nenhum.  Lute, mas não se deixe abater pelas derrotas.  Invista em si mesmo, mas sem achar que você é infalível ou insubstituível.  Ninguém é.  Valorize o seu pedaço, sem desvalorizar o espaço do outro.  Aprenda palavras suaves, para que os seus lábios não se queimem com o fel da sua hostilidade.  Seja educado.  Isso é o mínimo para garantir uma boa convivência.  E não se iluda: ninguém é feliz afastando os amigos e colecionando inimigos.

amigos

Faça disso tudo sua meta diária.  Valorize cada conquista, por menor que seja.  Lembre-se de que cada etapa de vida vencida é uma vitória sobre você mesmo, sobre o seu orgulho, a sua vaidade.  Não sinta vergonha por ser assim.  Todo mundo é.  Vencer o orgulho faz parte do objetivo de todos que encarnam neste planeta.  Você não é diferente de ninguém.  Não é melhor, não é pior nem mais ou menos digno.  É uma pessoa comum e ponto final.

ataque-defesa

Acredite que os seus potenciais são muito bons, mas não faça pouco do próximo.  Não julgue, não menospreze, não humilhe, não maltrate nada nem ninguém, seja homem, animal ou vegetal.  Nem uma pedra.  Tenha respeito, pois tudo vive e deriva da natureza, que é a matéria-prima e básica de todas as coisas.

borboleta_em_campo_de_flores-wide

Aprenda o momento certo de falar e silenciar.  Saiba ouvir, ajudar, doar.  Saiba receber, porque, muitas vezes, é mais difícil do que dar.  Para isso, seja humilde.  Humildade não é submissão.  É uma virtude incrivelmente bonita e difícil de alcançar.  Mas tente.  Se você não tentar, nunca vai deixar de ser arrogante.  E não pense que não tem arrogância.  Pode até ser que você não seja sempre arrogante, mas, de vez em quando, põe as manguinhas de fora e dá um chute no autocontrole, desvendando sua índole mais primitiva.  No fundo, no fundo, todos somos assim.

humildade

Se possível, escolha uma religião ou tenha um mínimo de religiosidade.   Deus não é uma fantasia, uma abstração, um refúgio dos fracos.  Deus é o primeiro passo para a felicidade.  Quem não conhece Deus não consegue iluminar as sombras que possui dentro de si, e no escuro, ninguém enxerga direito.  Se não enxerga, deixa as coisas verdadeiramente boas passarem e fica preso na penumbra das ilusões.

buddha-krisha-jesus

Seja uma pessoa honesta, verdadeira, amiga, generosa.  Seja bom.  Não guarde mágoa nem raiva.  Transforme o ressentimento, perdoe, liberte-se.  Por mais que tudo pareça difícil, não deixe de tentar sempre.  Somente quem se esforça chega a algum lugar.  E como a meta é ser feliz, só quem trabalha os próprios desequilíbrios consegue alcançar o patamar da verdadeira felicidade.  Não hoje nem amanhã, talvez, mas num futuro mais ou menos próximo, dependendo do quanto de fé você deposita em si mesmo.

animais-amigos-9

Então, lute.  Vença, viva na paz e seja feliz.

pazefelicidade

Comentários dos usuários(0):(incluir comentario)

Ainda não há comentários

Comentar: