Agosto/2011

set7

0

Pequenas mensagens para reflexão diária.

Tratar bem um idoso não é só um gesto de tolerância e respeito. É um ato de amor a si próprio, porque esse é o nosso futuro e é esse o tratamento que esperaremos da vida. Só não vai de encontro à velhice aquele que deixa a vida na juventude.

*****

Todos os dias, algo de novo acontece. Mas às vezes estamos tão presos nos nossos velhos hábitos que nada percebemos fora da nossa rotina ou rejeitamos o que nos parece anormal. Experienciar o novo pode dar medo, mas nos liberta de valores ultrapassados. Temos que arriscar ou corremos o risco de perder coisas boas que podem não voltar mais.

*****

Não temos que nos acostumar a tudo. O que precisamos é aprender a lidar com as dificuldades, com calma e sem revolta. Mas se nos acostumarmos às agressões da vida, corremos o risco de nos tornarmos passivos e cair na mesmice. Quem se acostuma não muda. Quem se prepara para a vida enfrenta as adversidades sabendo o limite do que pode e do que não pode fazer. E não sofre por isso.

*****

Quando alguém lhe pedir um favor, faça, se puder. Se for difícil ou lhe causar transtorno ou dor, respeite-se e não faça. Mas seja gentil. Ninguém é obrigado a fazer o que não quer, mas ter educação é um dever de todos nós.

*****

Dizer “não” é uma arte. Estamos acostumados a ser os bonzinhos e aceder a tudo o que nos pedem. Mas será que agindo assim estaremos realmente ajudando o próximo? Às vezes, o que ele precisa é de alguém que lhe negue os desejos, para ajudá-lo a aprender a lidar com as frustrações. E nós não ajudamos ninguém nos desagradando. Aprender a dizer não é fundamental para a confiança e o respeito.

*****

Não minta para uma criança. Isso faz com que ela cresça desconfiada e insegura. É um erro achar que a criança não entende ou não está preparada para ouvir. Pode ser que ela não consiga entender palavras difíceis, mas um coração sincero sempre é compreendido. E há muitas maneiras de se contar uma verdade, de tal forma que não é preciso chocar nem agredir. Fale a verdade com jeito, com simplicidade, com amor.

*****

O que fomos ontem não é importante. Importante mesmo é o que somos hoje, porque nosso futuro dependerá disso.

*****

A reencarnação é a certeza de que nada está perdido. Todo mundo merece uma segunda chance, e a reencarnação é o meio que Deus nos oferece para aproveitá-la.

*****

Nunca se aproveite de situação alguma. Seja honesto sempre, mesmo que isso não o favoreça. Levar vantagem em tudo gera apenas ilusão, porque sem dignidade não se constroem valores sólidos. Não seja oportunista, seja merecedor. Não há nada melhor do que crescer na vida graças ao esforço próprio, que traz conquistas verdadeiras e duradouras. Isso é merecimento.

*****

Sempre que puder, invista no seu autocrescimento. Procure ler mais, instruir-se, aprender. Leia bons livros, veja bons filmes, ouça boa música. Tudo o que serve para despertar a reflexão e estimular o exercício da inteligência e da sensibilidade nos aproxima das esferas mais altas de espiritualização. Nossa parte é buscar esse caminho. Busque o seu.

*****

Não adianta a gente só reclamar das coisas, da vida, dos políticos. Também não devemos pensar que nada podemos fazer. Quando a solução parece distante, temos o nosso exemplo. Agir com dignidade pode não impressionar muitos, mas é dos poucos que a seguem que se pode esperar boas mudanças para o futuro.

*****

A vida não dá voltas aleatórias. Cada movimento do universo segue uma programação, assim como nós. O livre-arbítrio é uma ilusão necessária ao crescimento da nossa alma, porque nada do que fazemos é desconhecido da divindade. Deus não se surpreende, porque se pudesse ser surpreendido, não seria Deus. É por isso que devemos confiar que tudo o que nos acontece é para o nosso melhor, porque a obra divina segue o plano do bem da humanidade.

*****

Todo trabalhador deve ser tratado com dignidade, e exigir o cumprimento das leis trabalhistas é direito de cada um. Deve-se ter em mente, contudo, que as leis foram feitas para proteger, não para favorecer. Por isso, ao exercer seu direito, o trabalhador deve estar seguro de que pretende apenas a reparação de uma lesão, e não uma forma de ganhar dinheiro fácil.

*****

Tem dias em que a mente não acompanha a vontade. Queremos, mas parece que nada conseguimos realizar. Nesses momentos, a melhor coisa a fazer é serenar os pensamentos, desviar a atenção para coisas simples e nos respeitar. Muitas vezes, a alma está em busca apenas do silêncio interior.

*****

Quando a vida parece ruir e a esperança se vai, resta ainda a oração. Após orar, percebe-se que sempre sobram alicerces capazes de sustentar a vida e que a esperança é difícil de ir embora. Quando se perde a esperança, perde-se o sentido da vida. Por isso, ore sempre, para que a esperança assim alimentada se fortaleça e se transforme em confiança.

*****

Precisamos resolver sozinhos a nossa vida, para que mais tarde não incorramos na ilusão de responsabilizar alguém pelos nossos fracassos. Quando damos ao outro o poder de decidir por nós, somos responsáveis pelas más escolhas que ele fizer. Mas ninguém pode ser responsabilizado pelo que nos acontece, porque somos nós que criamos o nosso destino, ainda que ele se realize por intermédio de outros.

*****

Nossa relação com os bens materiais deve ser a mais saudável e consciente possível. Mas cada coisa no seu lugar. Dinheiro é um valor importante da vida, mas não é o principal. Nada pode superar os verdadeiros valores do espírito. Quando isso acontece, devemos refletir sobre as nossas prioridades, para que as falsas ilusões do mundo não nos envolvam de tal forma que nos distanciem da verdadeira finalidade da vida, que é adquirir experiências para desenvolver o amor.

*****

Não minta. A mentira envenena e vicia o espírito, é um hábito pernicioso, do qual muitos não conseguem se libertar. Falar a verdade atrai bons fluidos, gera estabilidade e confiança. Há, porém, muitas maneiras de dizê-la. Tudo o que é dito com amor não fere. A raiva, o ciúme, a vingança, a inveja, ao contrário, podem transformá-la em instrumento de vingança. O segredo está na intenção. Quando se fala a verdade por amor à verdade, ela não agride, mas conforta, liberta e traz gratidão.

*****

Faça as coisas com moderação. Todo excesso leva ao desequilíbrio. Pode-se fazer tudo o que se deseja, desde que se saiba o limite de cada coisa. Na dúvida, ponha numa balança os benefícios e as desvantagens do seu ato. Realize-o ou não, conforme o lado para que ela penda. Mas não se engane, não sabote a si mesmo, colocando contrapesos para que ela desça a favor do seu desejo. Seja honesto, porque o único beneficiado será você mesmo.

*****

Não é verdade que a felicidade não é deste mundo. A felicidade não é só deste mundo. Mas ela pode ser nossa a qualquer momento, porque aquele que encontra a verdadeira felicidade é aquele que já aprendeu a reconhecê-la dentro do coração.

*****

Se não podemos amar os inimigos, podemos ao menos não lhes desejar mal.

*****

Quando um amigo se der mal em alguma situação da vida, não diga: “Bem-feito. Eu avisei”. Isso não conforta nem anima. Soa como cobrança e coloca o outro mais para baixo. Se você não tiver uma palavra amorosa para lhe dar, não diga nada. Evite também olhares acusadores. Com o seu silêncio, demonstre apoio e amizade. Você pode não ser responsável pelo insucesso do próximo, mas é responsável pela sua própria incompreensão e arrogância.

*****

Ser educado e gentil não está fora de moda. Ceder lugar no ônibus ou metrô para pessoas idosas e gestantes não é besteira. Abrir a porta para uma senhora, ajudar alguém a carregar compras ou descer com um carrinho na escada rolante, nada disso está ultrapassado. Tampouco é caridade. São atos de amor. Quem assim age faz as coisas por si mesmo, pelo prazer de ser útil, de ajudar. Quando se deparar com uma dessas situações, não hesite. Faça a coisa certa. Ponha a gentileza de volta no mundo.

*****

Aprenda a não reagir, mas a agir de outra forma. Ao invés de responder a uma agressão com outra agressão, adote comportamento inverso. Quem o agrediu está tentando lhe mostrar alguma coisa que você também deseja ver, embora nenhum dos dois saiba disso. Revidar só faz alimentar a cizânia, transformando-a num pingue-pongue sem fim. E como o orgulho não deixa ninguém ceder, existe uma grande chance de coisas pequenas se transformarem em grandes rixas. Seja corajoso. Responda ao mal com o bem.

*****

Não maltrate os animais. Divertir-se à custa do seu sofrimento é, no mínimo, doentio. Ao contrário de nós, eles não têm escolha. Por isso, somos responsáveis por tudo o que fazemos. Os animais, não. Eles agem conforme seus instintos. E por mais que nós também tenhamos instintos, nosso senso moral nos ensina como combater os mais daninhos. Os animais não podem ser responsabilizados por nos morder ou arranhar, mas nós não temos desculpa para os maus tratos que lhes infligirmos.

*****

Qual o sacrifício mais agradável a Deus? Nenhum, porque amar não é sacrifício algum.

*****

Se você nunca leu, experimente ler uma poesia. Mas uma de verdade, de Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes ou Fernando Pessoa, por exemplo. Leia várias vezes, porque um poema, não se pode compreender só na primeira leitura. Solte a mente e imagine cada palavra. Elas foram cuidadosamente colocadas ali para despertar a sua sensibilidade e ajudá-lo a ver o lado mais bonito da vida. Existem muitas coisas boas dentro de você que a beleza de um poema poderá despertar. Permita-se vivenciá-las.

*****

Não se pode negar que muitas coisas estão acontecendo, o mundo está passando por uma faxina geral. O planeta sofre mudanças que se operam também em nosso interior. O mundo muda porque estamos mudando junto com ele.  O orgulho está em alta, ninguém aguenta mais tanta corrupção, tanta luta pelo poder. O momento agora é de conscientização e revisão de valores. Quem não despertar para as verdades divinas não vai conseguir acompanhar tudo isso. Essa é a nossa última chance nesse planeta. Quem quiser aproveitá-la terá que abandonar velhos hábitos daninhos e se concentrar nas boas atitudes. Ninguém precisa virar santo de repente, porque isso é impossível para nós, nesse momento. Basta a conscientização, a espiritualização, a busca de novos valores, que são aqueles provenientes das coisas do espírito. Quem fizer isso estará mais próximo de conquistar o direito de permanecer aqui e contribuir para a construção de um novo mundo.

Comentários dos usuários(0):(incluir comentario)

Ainda não há comentários

Comentar: