Agosto/2014

set10

0

Pequenas mensagens para reflexão diária.

Respeito é a lei interna fundamental para não ferir e não ser ferido. Só faça ao próximo aquilo que você faria a si mesmo. Adote essa regra: respeite.

*****

Quem não gosta de carinho é porque nunca experimentou dar nem receber. Não há nada melhor do que o acolhimento de quem sabe sentir amor.

*****

Não confie a sua vida ao arbítrio do outro. Ninguém pode fazer por você o que você precisa fazer sozinho. Não passe adiante a sua oportunidade de crescer. Na sua vida, o outro é só coadjuvante. O papel principal é sempre seu.

*****

Não adianta correr se você mal consegue caminhar com as próprias pernas. Antes de experimentar um salto, experimente andar sozinho.

*****

Promova sua própria imagem: seja digno, honesto e bom, e todo mundo vai falar de você. Mas seja verdadeiramente assim, para que a sua popularidade não sirva de estímulo à maledicência e à crítica, e para que você não se comprometa com a sua consciência.

*****

O único lugar onde encontrará a verdadeira felicidade é dentro de você mesmo.

*****

Quando você desiste de algo antes mesmo de tentar, está dizendo a si mesmo que não é capaz. Por quê? Você só vai saber se experimentar, e das duas, uma: Ou você não consegue mesmo, mas aí não se frustra, porque já esperava por isso, ou você se surpreende com a vitória e levanta sua autoestima. Então, o que é melhor: conformar-se com a derrota prevista ou arriscar um novo triunfo? Você não tem nada a perder e muito a ganhar.

*****

Não se deixe envolver pelo ciúme. Ele destrói e não reconstrói. Ciúme não prende; ao contrário, faz desaparecer. Não dá certeza de nada; apenas nutre a desconfiança. Onde há ciúme não existe espaço para o amor; só para o sofrimento. E aprisiona, pois nada sabe sobre liberdade. É você quem tem que se libertar dele.

*****

O maior inimigo do progresso é o temor das mudanças. As tradições só devem ser mantidas quando não comprometem o futuro. Não tenha medo de ir além do convencional. O mundo está desesperado por mudanças, em todos os segmentos. Abra sua mente. Liberte-se do passado. Avance.

*****

Quem tem medo das mudanças enclausura a própria inteligência.

*****

Só é realmente livre quem já aprendeu a não se apegar aos desejos e a distinguir a ilusão.

*****

Regras são necessárias. Regrinhas são fruto do orgulho e levam ao embotamento do raciocínio e da espontaneidade, padronizando comportamentos. Liberte-se, mesmo que você seja um dentre muitos. Use o bom-senso e o respeito como regras de conduta e você não correrá o risco de errar.

*****

Ser um estudioso das verdades divinas é um ótimo caminho para a libertação. Mas de nada adianta o estudo sem a prática. Ao contrário. A vida cobra mais de quem tem conhecimento. Apegar-se à teoria pura da espiritualidade, muitas vezes, leva à intolerância e ao julgamento. Não se engesse a conceitos e ensinamentos. Avalie, reflita, raciocine. Não há conhecimento que vença a sabedoria do coração.

*****

Não seja seu próprio carrasco. Use a sua consciência para julgar seus atos, mas não se condene nem execute, contra si mesmo, uma sentença de intolerância. Seja sensato, tenha amor no coração e use-o em seu benefício. O perdão começa pela própria pessoa. Não seja orgulhoso. Perdoe-se.

*****

Pare de se culpar pelo que você não consegue fazer e valorize-se pelo que já foi capaz de vencer. Empregue força na sua vontade para superar as dificuldades, porque sentir culpa só faz aumentar a sensação de fracasso. E você não é fracassado. Apenas ainda não descobriu seu caminho. Mas ele existe e está à sua espera. Tenha coragem e confiança. Descobra seu caminho. Descubra-se.

*****

O que é verdadeiro é o que menos se valoriza: são os valores morais do espírito. São esses que permanecem e nos acompanham depois desta vida. Os prazeres são ilusão, os desejos são ilusão, o poder é ilusão. Eles se desmancham com a morte. Pense bem antes de fazer suas escolhas.

*****

A única coisa eterna é o espírito. Todo o resto é passageiro, por mais que dê a impressão de que nunca irá acabar.

*****

As diferenças não são obstáculo ao amor. Nada se compara ao prazer de um carinho. Experimente.

*****

É fácil aceitar sacrifícios quando não se é um dos sacrificados.

*****

Não compactue com os maus tratos aos animais mediante o seu silêncio. Omissão também gera consequências. Chega de abusos! A hora é de mudanças, de respeito. Não somos melhores do que os animais. Somos apenas diferentes. Saia da comodidade. Denuncie.

*****

Se você não gosta nem tem paciência para cuidar de animais, não se preocupe. Você não é obrigado a ter um. É melhor comprar uma roupa bonita ou uma joia. Elas não sentem se forem abandonadas, trocadas ou descartadas, e você não precisa se sentir culpado por isso.

*****

Quem pensa que pode usar e abusar dos animais como se eles fossem simples fonte de renda ou lucro não conhece a lei de causa e efeito. Tudo o que vai volta.

*****

Quando se abandona um animal, vai-se com ele a ideia de superioridade do ser humano. Os animais não traem, não abandonam seus donos. Quem é superior a quem, afinal?

..

*****

Nada é mais triste do que a falta de amor à vida. Não há ato de maior covardia do que o desrespeito à vida daqueles que não têm condições de se defender. Os animais também querem e merecem viver.

*****

Não lamente pelas lágrimas que você derramou ao longo da vida. Sem elas, você não conheceria a força da sua humanidade.

*****

Quando as palavras não são adequadas para dizer tudo o que você sente, silencie. O silêncio é a melhor resposta para quem só sabe agredir.

*****

A vida hoje está muito pouco interessante para aqueles que não se conformam em continuar na mesmice. Por isso vem o desinteresse, a apatia, a falta de ânimo. Nada disso é real. O que acontece é que certas pessoas, principalmente as mais jovens, não aguentam mais a repetição do passado. Elas estão mudando, e a tentativa de mantê-las dentro dos parâmetros antigos faz com que se sintam diferentes e aprisionadas. Muitas não se adaptam e sofrem. Procure compreender esse momento planetário. As transformações são inevitáveis. Não seja retrógrado, reacionário, tradicionalista. Seja ousado, criativo, independente. Viva o século XXI com os pés neste século, não no século passado.

*****

O mundo está mudando, mas parece que algumas pessoas resistem em mudar com ele. A sociedade impõe modelos de conduta que todos costumam seguir cegamente, sem se dar conta de que nada mais será como antes. Uma nova maré impulsiona a humanidade para um lado, mas alguns, estagnados no passado, na tradição e na mesmice, insistem em se conduzir por outro. Quem se recusa às transformações acaba sendo puxado pela onda das mudanças, porque ninguém pode resistir à sua força. Quem rema a favor da maré segue os avanços com naturalidade. Quem resiste será arrastado por uma enxurrada e se verá sufocado pelo inevitável estabelecimento de uma nova ordem de ideias.

Tudo que é novo traz uma certa desconfiança, mas não tenha medo. As mudanças são boas, elas vêm para nos libertar de antigos conceitos que já não nos servem mais. Abra os olhos. Acompanhe as transformações. Seja livre.

*****

Trair é fazer o inesperado que fere. Não atraia a traição nem seja atraído por ela. Em qualquer posição que você esteja, aja com dignidade, sabedoria e respeito. Ninguém é vítima nem algoz. Seja sempre leal aos princípios da razão e da fé. Eles não mentem, não enganam, não traem nem são traídos.

*****

A única vida desperdiçada é aquela que não foi vivida por medo ou covardia. Não se renda. Assuma seu medo, enfrente-o e vença a si mesmo. Com cautela, respeito e confiança, você consegue.

*****

Anjos não existem no céu. Eles são criados à imagem da pureza do seu coração.

*****

Não tenha medo das pedras no seu caminho. Juntas, elas podem construir uma estrada.

*****

Muitas vezes, a solidão é o único caminho para a reflexão que leva à descoberta interior. Não tenha medo de ficar só. Tenha medo de nunca conhecer a si mesmo.

*****

Pense bem antes de comprar, aceitar ou adotar um animal. Passado o encanto do primeiro momento, você vai perceber que ele precisa de cuidados, que faz sujeira e dá despesa. Se você não está preparado para isso, tudo bem, você não é obrigado. Recuse. Não fique com ele. Mas se ficar, assuma sua responsabilidade. Não abandone o ser que foi posto em suas mãos para que você cuidasse dele. Animais não são brinquedos que podem ser dados, trocados ou simplesmente abandonados. Muito menos sacrificados quando se tornam um estorvo. Eles sentem. Tenha sensibilidade, tenha amor. Não abandone nem sacrifique os animais.

*****

Tudo é necessário. Há pessoas que cuidam de animais, outras que se dedicam aos idosos, outras ainda que protegem as crianças. Há quem lute pela preservação da natureza e há até aqueles que acreditam na melhora do ser humano, investindo seu tempo na tentativa de levar luz aos que se perderam nas trevas da ignorância. Qual dessas atividades é a mais importante e indispensável? Todas. O mundo precisa de tudo. Não tente fazer uma escala de valor entre as diversas formas de dedicação do ser humano. Não há atividade melhor nem pior. O que há é o que se precisa. Cada um na sua seara, todos estão contribuindo, como podem, para a evolução do planeta.

*****

Existem pessoas que estão tão cegas pelo poder que não se dão conta de que a vida lhes cobrará exatamente aquilo que procuram impor ao próximo. Estão tão cegas pela inveja que não percebem que não vão se sobressair só porque diminuem o outro. Estão tão cegas pelo egoísmo que pensam que as coisas boas foram feitas só para elas. Estão tão cegas pelo orgulho que acreditam que nunca precisam ceder. Se você é assim, cure-se dessa cegueira. Abra os olhos. Pare de se iludir.

*****

Se você quer que alguma coisa saia do seu jeito, faça você mesmo. O outro tem vontade própria.

*****

Muitas pessoas rejeitam os ensinamentos espirituais porque têm medo de assumir responsabilidades perante a vida. De quem nada sabe, pouco será cobrado, mas a consciência do sábio é implacável. Cobra de si mesmo o que ninguém mais poderá cobrar, porque é a única que conhece a essência de cada um. Não seja um desses; não tenha medo de ser responsável. A consciência cobra, mas também recompensa. A cada atitude de bem, aumenta a alegria interior e a satisfação por ter feito a coisa certa. São coisas inestimáveis que não se apagam, não ficam velhas nem ultrapassadas. O bem nunca sai de moda, não fica obsoleto e mantém sempre o brilho da verdadeira realeza.

*****

Nada dói mais do que a indiferença. Não seja indiferente com o seu próximo. Exponha-se, nem que seja para demonstrar o seu agrado. Dê ao outro a chance de se defender ou se explicar. A indiferença é a morte da amizade e da chance de reconciliação.

*****

Não feche os olhos diante do sofrimento alheio. Se você a ele não deu causa, nem por ele é responsável, pode se transformar no sol que ilumina o seu caminho. Você não precisa se violentar nem se desrespeitar para ajudar o próximo. Seja uma pessoa de bem, que a vida se encarrega do resto.

*****

Quem aprendeu a respeitar os animais sabe reconhecer o verdadeiro valor da vida. Aos olhos de Deus, somos todos iguais.

*****

Ninguém pode ser feliz passando por cima das lágrimas do seu vizinho. Conquiste a felicidade que é sua, por direito, mas faça isso com dignidade. Nada de roubar, mentir, enganar. Ser honesto é motivo de orgulho e fará você sentir o que é ser, verdadeiramente, feliz.

Comentários dos usuários(0):(incluir comentario)

Ainda não há comentários

Comentar: