Dezembro/2011

jan16

0

Pequenas mensagens para reflexão diária.

Existem duas maneiras de não percebermos que o tempo passou: ou vivendo intensamente, ou desperdiçando a vida. No primeiro caso, queremos saber o que ainda nos falta fazer; no segundo, nos perguntamos por que não fizemos nada. Normalmente, vivemos um pouco de cada coisa, alternando momentos de satisfação ou frustração. O tempo que se foi não volta, mas ainda restam novos tempos. Enquanto há vida, nunca é tarde para recomeçar a viver. Para os que já partiram, resta a chance da reencarnação. De qualquer forma, ainda há tempo. Ele pode não voltar, mas se refaz sempre.

*****

Quando tudo fazemos para ganhar dinheiro, mas ele não vem de forma nenhuma, devemos fazer uma reflexão de nós mesmos. Se é para nos perdermos nas ilusões dos bens materiais, tornando-nos escravos do dinheiro, melhor é ficar sem ele.

*****

Quando alguém fizer algo que o aborreça ou desgoste imensamente, pense bem antes de tomar uma atitude impensada. No calor da raiva ou da indignação, temos a tendência de agir mais pela emoção do que com ponderação. Por isso, é melhor deixar certas atitudes para o outro dia. Ao amanhecer, tudo se modifica, porque nossos amigos espirituais nos esclarecem durante a noite. Quando acordamos, geralmente as ideias ficam mais claras, as soluções, mais viáveis e as emoções, mais tranquilas. No dia seguinte, a probabilidade de nos arrependermos de atitudes tomadas por impulso é muito menor, e a tendência é que escolhamos o caminho certo. Não se apresse. Tente dominar a raiva, faça uma oração para dormir com serenidade e aguarde um novo dia.

*****

Honestidade não tem preço. Nada que se adquire por meios escusos nos pertence realmente. O que é nosso é o que conquistamos por mérito e com honradez. Se precisamos furtar, mentir ou trapacear para conseguir alguma coisa, estamos assumindo nossa incapacidade diante da vida. Deixar passar algo que demandaria atitudes desonestas não é perda, mas sim um ganho incalculável da alma que não se rende às ilusões da matéria e se mantém firme no caminho da dignidade.

*****

Mais importante do que não cometer erros é assumir que os tem e empreender todos os esforços para corrigi-los. Pretender nunca errar é iludir-se, ao passo que a transformação interior é tarefa que todo mundo pode, ao menos, tentar.

*****

A dificuldade em pedir perdão é a mesma de perdoar: orgulho. Vencendo o orgulho, o perdão se torna desnecessário, porque os melindres desaparecem com ele.

*****

A maior ilusão que o homem pode alimentar é acreditar que é melhor do que os outros. Não caia nessa. Somos todos iguais, apesar de possuirmos habilidades e características diferentes. Quando o ser humano percebe que nada tem de diferente dos demais, passa a desejar e fazer o melhor por eles, fazendo, assim, o melhor por si mesmo também.

*****

Viver é um dom que a morte não pode extinguir. Porque a morte não existe, e os dons que possuímos em vida nos acompanham para além dela, compondo o maravilhoso rol de experiências que nos fazem sempre crescer.

*****

Na dúvida sobre se o que lhe dizem é verdade ou mentira, opte por acreditar. Fazendo isso, a ilusão da mentira pertence ao outro, enquanto você mantém íntegra sua natureza de ingenuidade, que não é tolice, mas uma qualidade das pessoas que só enxergam o bem.

*****

Ninguém precisa ser sisudo para parecer sério. A seriedade vem da responsabilidade, da consciência, do bom-senso na hora de agir, sabendo perfeitamente distinguir o certo do errado. Isso não afasta o bom-humor, a alegria nem a descontração. Tem horas em que a melhor coisa é não fazer nada, contar histórias engraçadas, falar um monte de bobagens inocentes. Não seja tão exigente, não cobre tanto de si mesmo nem tenha medo de não ser levado a sério. Apenas saiba discernir e avalie o momento certo para cada coisa. Relaxe, deixe a vida seguir seu rumo e seja você mesmo.

*****

As coisas simples são as mais fáceis de se encontrar e as mais difíceis de se dar valor. Poucos são aqueles que param e sentem a bênção da vida manifestada nas formas da natureza. Na maioria das vezes, estamos todos ocupados em busca da felicidade material e das aparências. Mas isso não é tudo. São apenas coisas efêmeras que passam depois que passa a vida física. O que nos acompanha não se pode medir pelos padrões da sociedade. São os valores da alma, as conquistas eternas do espírito que conhece a razão de existir. Não se deixe convencer, pelo seu corpo emocional, de que a satisfação dos desejos é que deve ser o seu objetivo. Busque o bem-estar, conforto material, beleza e tudo o que o mundo tem a oferecer, mas não se perca nessa busca. Aquilo de que mais necessitamos para ser felizes está bem próximo a nós, e não acreditamos que seja o essencial. Ame a vida, a saúde, a família, os amigos, a alegria e o amor. No final, isso é o que mais importa.

*****

Não pratique boas ações pelo outro. Pratique-as por você. Quando o seu coração se abre para o auxílio ao próximo, o primeiro benefício sempre é seu. Ajudar quem necessita é ajudar a si mesmo, porque somente é chamado à caridade aquele que mais precisa se doar. Agradeça as oportunidades que a vida oferece e nunca perca a chance de fazer o bem.

*****

Olhe bem nos olhos de quem você pensa que não gosta de você. Dê um sorriso amistoso, não faça nenhum gesto que intimide ou pareça agressivo. Pode ser que, com isso, você perceba que não é que o outro não goste de você. Ele apenas não teve a oportunidade de conhecer o seu lado bom e amigo. Mostre-o.

*****

Tem gente na sua frente, assim como vem alguém atrás de você. Não somos os primeiros nem seremos os últimos em nenhuma situação da vida. Nada é novidade para o universo, tudo o que está para acontecer com você já aconteceu com mais alguém, assim como a sua experiência de hoje será também vivida por outros. Tudo é repetição de algum fato precedente, que se repetirá, da mesma forma, no futuro. As experiências de uns são também as de outros, por isso, procure ser solidário o máximo possível, para que a solidariedade venha ao seu encontro quando, por sua vez, você dela necessitar.

*****

Quando estiver em silêncio, em paz consigo mesmo, faça uma oração pelo mundo. Imagine o nosso planeta envolvido por um halo de luz reconfortante, sinta a paz de seu coração se expandindo por todos os cantos da Terra, levando serenidade aos povos em guerra, aos corações empedernidos, aos governantes, para que os homens percebam que a humanidade não tem fronteiras e que o nosso objetivo é um só: viver em harmonia e equilíbrio, como irmãos que se amam de verdade.

*****

Nós somos o mundo, somos aqueles que fazem com que ele seja do jeito que é. Guerras, catástrofes, corrupção, miséria e doenças são o reflexo da ignorância da nossa alma, ainda presa às ilusões da matéria. Quanto mais nos desapegarmos dos desejos insensatos e dos sentimentos daninhos, mais edificaremos em nós as bases da verdadeira iluminação. É chegada a hora de abandonar a luta pela conquista física para empreendermos nossa jornada pessoal rumo à espiritualização. À medida que formos nos aproximando das coisas divinas, mais próximo estará o planeta da tão esperada transformação. E se nós somos o mundo, se ele é o nosso reflexo, é preciso que sejamos bons e amorosos, para que o mundo se transforme também no lugar de bondade e amor que todos sonhamos habitar um dia.

*****

Nunca devemos permitir que os maus momentos ocupem todos os espaços da nossa mente. Pensar nos problemas não ajuda a resolvê-los e só nos aborrece. A melhor forma de solucioná-los é manter o pensamento sereno e livre das fixações. Ao remoer as dificuldades, nós lhes damos tanto poder, que elas acabam se tornando um gigante que não temos condições de suportar e, consequentemente, saem do nosso controle. Manter a cabeça fria, ponderar, discernir e, sobretudo orar, são armas infalíveis contra o desequilíbrio e a favor das soluções.

*****

O despertar da consciência não se alcança com imposição. Não adianta falar sobre as verdades divinas se o outro ainda não tem condições de ouvir. Quando o solo está fértil, a semente floresce. Quando ainda não está, seca e morre. Por isso, antes de tentar cultivar a terra árida, preocupe-se em irrigar o solo, preparando-o para a frutificação. Assim a palavra não cai no vazio, ninguém se desgasta e os frutos futuros, com certeza, serão mais doces e proveitosos.

*****

Muitos dentre nós são a favor da pena de morte. Não é o meu caso. Ninguém tem o direito de matar, ainda que sob a proteção da lei e da justiça. Os países que ainda adotam esse tipo de punição estão um passo atrás na escala da evolução societária. Quando o carrasco executa a sentença, torna-se igual ao assassino, igualando-o também àqueles que colaboraram para que ela fosse proferida. A vida pertence à divindade, e não é porque alguém desrespeitou a vida de seu próximo que vamos nos colocar no lugar de Deus para definir quem deve ou não morrer. Seja de que lado da lei se esteja, o que importa é uma coisa só: a capacidade de matar. O indivíduo perigoso deve ser afastado da sociedade, tolhido em sua liberdade e seus direitos de cidadão, mas jamais ser executado à semelhança de suas vítimas. Somos pessoas de bem, acreditamos nessa maravilhosa luz que se chama Deus, portanto, deixemos a Ele esse tipo de justiça.

*****

Nada acontece sem que seja do conhecimento de Deus. Por isso, é muita pretensão nossa achar que temos o poder de interferir na obra divina. Todas as descobertas e avanços científicos decorrem do plano de Deus para nós. Eles só acontecem porque Deus assim permitiu, para favorecer o nosso próprio crescimento. E se o homem aproveita mal a sua inteligência, construindo armas, mecanismos ou artifícios para prejudicar o seu próximo, é para que aprenda com o resultado de sua própria obra e, no futuro, invista em coisas realmente úteis para a humanidade. Deus sabe de tudo isso, nada é surpresa para Ele. Afinal, se Deus se surpreendesse com qualquer coisa que façamos, Ele não seria Deus, não é mesmo?

*****

A razão dispensa a violência. Só agride aquele que sabe que não a possui e necessita de artifícios para impor a sua vontade. Sejamos todos pacíficos, pois a mansuetude é a arma dos sábios, a quem a razão pertence não em virtude da tirania, mas do exercício de suas próprias virtudes.

*****

Diante de tanta violência e do caos que parece assolar o nosso planeta, muitas pessoas experimentam melancolia, isolamento e depressão. Isso faz parte do nosso processo de transformação, pois muitas almas não compactuam mais com as diretrizes atuais da Terra, sentindo-se agredidas pela energia do planeta. Vem então a sensação de estranheza, de que estamos deslocados num mundo ao qual não pertencemos. Tratar esses sintomas ajuda a enfrentar esse momento, pois ainda estamos aqui e aqui permaneceremos por um bom tempo, até que a nossa atmosfera entre em um patamar mais elevado de vibração. Será então a época do equilíbrio, da harmonia e da valorização do amor. Mas até lá, precisamos estar fortalecidos e preparados.

*****

A maneira mais rápida de chegarmos a algum lugar não é tomando os atalhos, que podem conter armadilhas, mas seguindo pela estrada mais clara, larga, visível e segura.

*****

Todas as pessoas merecem respeito. Respeito é algo que, quanto mais damos, mais recebemos em troca. Sem ele, fica impossível levar uma vida equilibrada e saudável. Respeito é a base de uma vida tranquila e serena.

*****

Se você usa qualquer tipo de droga, esse é um bom momento para começar a pensar em parar. Peça ajuda aos familiares, amigos e religiosos. Nada está perdido para sempre, e por mais que seja difícil, a cura não é impossível quando se acredita que pode. E é possível vencer esse vício, com vontade e o tratamento adequado. Há muitas pessoas dedicadas a auxiliar aqueles que pensam não ter forças para parar sozinhos. Não deixe essa decisão para depois. Busque ajuda agora.

*****

Não há mal que tenha força suficiente para destruir um coração puro e sincero. Por mais dura que seja a queda, o bem sempre encontra um meio de se levantar, cada vez mais fortalecido e pronto para enfrentar novas e mais difíceis adversidades.

*****

Quando a tristeza bater à sua porta, deixe-a entrar. Trate-a com respeito, procure entender os seus motivos, libere as lágrimas para que ela se tranquilize. Se for preciso, perdoe, mesmo que a dor seja grande. Em pouco tempo, saciada, ela sairá da sua vida. E se a sua compreensão for verdadeira, por não ter mais o que lhe mostrar ou ensinar, ela nunca mais chegará até você.

*****

Mais uma vez, um apelo aos motoristas. O desrespeito e a indisciplina no trânsito estão causando não apenas transtornos, mas acidentes graves. O nível de estresse atual é muito grande, mas o trânsito não é a nossa válvula de escape nem um campo de batalha, e os carros não são armas de poder. Precisamos buscar o equilíbrio, a serenidade e, sobretudo, o respeito. Não basta sermos os únicos a agir corretamente. Precisamos tentar deixar passar a agressão do outro, para que essa agressão não se transforme em verdadeira calamidade. Muitos acidentes decorrem do orgulho e da dificuldade de ceder. Não dê fechadas, não avance o sinal, não estacione em local proibido, não trafegue pelo acostamento, não vire na contramão. O trânsito está cada vez mais violento, e se nós nos deixarmos envolver por essa aura de agressividade, ficará ainda pior. Se o que buscamos é a paz interior, podemos começar semeando paz ao nosso redor. Não adianta reclamar que o mundo está cada vez pior. Se nós não fizermos a nossa parte, ele não vai melhorar. Faça a sua parte para tornar o trânsito mais seguro. Dirija com calma e respeito.

*****

Aproxima-se o Natal, aniversário de Jesus. Como todo aniversariante, Jesus também quer um presente. Ele gostaria que nós nos amássemos mais, nos respeitássemos mais e tentássemos transformar as nossas más tendências para transformarmos também o mundo. Pense nisso no seu balanço de fim de ano. Separe o que você já conquistou de valores morais do que precisa ainda conquistar. Feita essa separação, valorize o que você já aprendeu e ofereça o resultado a Jesus. O que ainda falta, peça a ele que o ajude a superar ao longo do próximo ano. Fazendo assim, ao olhar para trás, você verá quanta coisa já modificou ao longo da sua vida. E não se lamente nem se sinta fracassado. Todo mundo possui dificuldades. Elas estão aí para ser vencidas. Acredite nisso e creia que, a cada ano, você se transformará numa pessoa melhor.

*****

Valorize a família. Ela é a primeira em tudo: Foi a primeira bênção que Deus colocou em nossas vidas. A primeira posição que todos nós assumimos no mundo é a de filhos. Essa é a nossa primeira conquista, ninguém escapa dessa regra. Muitos não são pais nem mães, nem avós, nem tios, nem sobrinhos, nem irmãos. Mas filho, todo mundo é. Seja grato àqueles que lhe permitiram assumir essa condição. Boa ou má, é a família que você escolheu antes de reencarnar, e a sua escolha teve como objetivo o desenvolvimento do amor. Pense nisso antes de se revoltar. Ame. Perdoe. Reconcilie-se. Aproveite a vibração de amor do Natal e promova o reencontro. Será um bem que você fará, sobretudo, a você.

*****

Gratidão é algo de suma importância. Ser grato àqueles que nos ajudaram, a Deus e à vida demonstra nosso reconhecimento e humildade. Isso não significa fazer tudo o que o outro quer ou pede. Agindo assim, você se anula e dá ao outro um poder que ele não tem. A gratidão se revela no respeito, na consideração, na amizade; não na subserviência. Seja sempre grato, tratando o outro da forma como você gostaria de ser tratado.

*****

Não se preocupe com a ingratidão. Quem ajuda deve fazê-lo por amor, não por dever. Quem lamenta a falta de gratidão cobra um pagamento pelas suas atitudes, achando que elas têm um preço no mercado da vida. Mas a vida não é um mercado, e nós não somos mercadores de dádivas. Cada um deve agir conforme a sua consciência e seus valores internos, sem esperar retribuição alguma. Ser grato é importante, mas cobrar gratidão é espelhar o orgulho que se esconde na alma. Faça tudo desinteressadamente, sem cobrar reconhecimento, e a vida se encarregará de lhe dar a devida recompensa.

*****

Ainda dá tempo de encerrar o ano com um saldo positivo na balança da sua vida. Reveja suas atitudes, valorize suas conquistas, aprenda com seus momentos difíceis. E, sobretudo, seja grato à força maior do universo pela possibilidade das experiências, pela família e os amigos. Deus nos une a todos, porque somos apenas um na essência divina.

*****

Não devemos permitir que as formalidades se sobreponham à essência. Formas servem para facilitar e otimizar a compreensão e o funcionamento das coisas, mas não devem ditar as regras. Quem se prende às formas se engessa na mesmice, deixando passar ótimas oportunidades de vivenciar coisas boas ou novas. Somos seres inteligentes, usemos o raciocínio em benefício do bom-senso, da flexibilidade. Nada é absoluto, apenas Deus. E como nenhum de nós ainda é Deus, temos que admitir a relatividade dos nossos pensamentos, crenças e ações. Há sempre um outro caminho. Muitas vezes, para enxergá-lo ou segui-lo só precisamos nos desapegar da rigidez e usar um pouco de boa vontade.

*****

Precisamos desenvolver empatia, nos colocar no lugar do outro para guiar nossas atitudes. Lembremo-nos sempre de que o próximo é igualzinho a nós, e somente os orgulhosos se iludem com preferências ou privilégios. Na hora de agir, pensemos sempre como nos sentiríamos se fôssemos destinatários da nossa própria ação. A escolha de agir é nossa e, felizmente ou infelizmente, o resultado também.

*****

Responda aos que gritam com o seu silêncio. Quem não tem razão grita para se fazer ouvir. Os sábios silenciam e aguardam, porque a verdade, cedo ou tarde, sempre há de prevalecer.

*****

Todas as pessoas têm a chance de mudar. Invista nessa oportunidade e acredite que o outro também aproveitará a dele. Dando o melhor de si e vendo o melhor no próximo, cada um atrairá para si as coisas boas da vida.

*****

O pior cego não é aquele que não quer ver, mas aquele que, enxergando tudo, finge que nada viu.

*****

A felicidade é direito de todos, mas não cai do céu. É um esforço, uma luta e, por fim, uma conquista.

*****

Mentir é uma característica do ser humano. A natureza desconhece a mentira. Seja natural: não minta.

*****

A vida não se encerra nunca, mas se renova a cada encarnação, dando-nos a oportunidade de resolver todas as nossas pendências. Perder essa chance é retardar o crescimento, adiando projetos e objetivos que podem ser resolvidos agora.

*****

Todo mundo é médium. Por isso, quando sentir aquela sensação estranha, que fica martelando na cabeça para você fazer ou não alguma coisa, acredite. Isso é intuição e nunca falha.

*****

Nunca troque a sua dignidade por bens materiais. Dinheiro se esgota nesse mundo, mas a dignidade é conquista que vence as ilusões, é valor que não se perde e faz um bem que jamais se acaba.

*****

Todos sabem do que o mundo mais precisa: paz. Por isso, vamos aproveitar a época de Natal, em que a vibração de Jesus é mais intensa sobre o planeta, e enviar nosso sentimento mais puro, pedindo a ele que a paz se faça no mundo. Todos juntos podemos formar uma grande corrente de harmonia e equilíbrio.

*****

Estarei com vocês na noite de Natal. Não pessoalmente, mas em meus pensamentos e no desejo sincero de que os seus dias sejam plenos de amor e alegria. Nem todo dia é Natal, mas todos os dias devem manter o espírito de paz e harmonia que Jesus vibra sobre nós nessa data. Uma ceia farta e os presentes fazem parte da comemoração, estimulando-nos ao sentimento de solidariedade e amizade. Mas para celebrarmos esse dia, só o que é necessário é conservar no coração o que podemos ter de mais puro, que é o amor, o maior presente que podemos oferecer a esse Mestre tão dedicado ao nosso planeta. Jesus representa a união dos povos e ama a todos indistintamente, assim como muitos outros Mestres de luz, cultuados pelas várias religiões. Não nos prendamos a crenças. O amor é para todos, e os espíritos que abraçaram a missão de disseminá-lo no mundo o fazem por toda a humanidade. Façamos o mesmo uns pelos outros.

*****

Quando algo parece que não se encaixa mais em nossa vida, precisamos ter coragem de deixá-lo para trás. Recomeçar nem sempre é fácil, mas todo recomeço acontece para o melhor. Recomece a sua vida em 2012 jogando fora sentimentos que envenenam a sua alma, abrindo espaço para novas conquistas de amor e amizade.

*****

Nem sempre ganhamos o que pedimos, mas sim o que precisamos. Pense nisso diante das suas frustrações e acredite nas novas perspectivas.

*****

Não podemos permitir que o mal se espalhe ainda mais pelo planeta. Cultivar a bondade, ser sinceros e honestos, amar mais, respeitar a nós e ao próximo, perdoar, orar, ser solidários e amigos… tudo isso são armas poderosas contra as energias densas que provocam tantas tragédias. Acreditar no bem é o primeiro passo para a vitória sobre o mal.

*****

Algumas coisas são difíceis de se conseguir. Perdão, às vezes, é uma delas. Mas se nos acostumarmos a usar a palavra “difícil” cada vez que nos encontramos diante de alguma dificuldade, nunca iremos vencer a nós mesmos. Perdoar é libertador. Quem não perdoa forja um laço de ódio que pode levar várias encarnações para se desfazer. E dá trabalho. Manter viva a chama da raiva, do ressentimento e do desejo de vingança é exaustivo e consome uma energia valiosa, muitas vezes, irrecuperável. Experimente essa liberdade, energize-se com vibrações suaves e confortadoras. Não leve para o próximo ano mágoas antigas. Perdoe.

*****

Ninguém pode fazer por você o que você não faz por si mesmo. Ninguém lhe dará amor se você não se ama. Ninguém o perdoará se você não se perdoa. Ninguém o ajudará se você não se ajuda. Não espere nada do outro. Faça a sua parte, ame-se, perdoe-se, cuide de si mesmo com o mesmo carinho com que cuidaria de um filho. Você é um ser especial e merece o respeito da primeira pessoa que conheceu no mundo: você mesmo.

*****

Dê ao mundo o que deseja receber. A escolha é sua, a retribuição também. Nós sempre recebemos da vida o que de nós mesmos doamos. Doe coisas boas e magnetize o bem.

*****

Não fique triste nem se sinta culpado se ainda não consegue vencer algum sentimento difícil. A natureza segue seu curso próprio, assim como você deve seguir o seu. Acreditar na possibilidade de transformação é dar a si mesmo esperança, não sofrimento. Cada um tem o seu tempo, seu momento de despertar. Todo mundo possui suas dificuldades e sabe onde precisa melhorar. Impaciência, irritação, orgulho, rancor, mágoa… tudo isso, um dia, irá passar. Não há ser humano que não progrida, mas cada um em seu ritmo próprio. Não sofra, aceite-se e procure modificar o que está ao seu alcance. De resto, reze e confie.

*****

Não se julgue através do outro. Cada vez que apontamos um defeito em alguém, na verdade, apontamos o defeito em nós mesmos. Procure ver o melhor em todo mundo, para que o seu melhor seja reconhecido por você mesmo. Somos espelhos uns dos outros, portanto, faça refletir no próximo o que há de bom em você.

*****

Resignação não é conformismo. Resignar-se diante do inevitável evita sofrimentos desnecessários, já que existem coisas que não podemos mudar e com as quais temos que nos acostumar a viver. Mas o conformismo decorre da submissão e da inércia diante dos percalços da vida. Todos temos o direito de melhorar, de progredir, de lutar para crescer, sem prejudicar ninguém. Não precisamos aceitar tudo o que o mundo nos impõe, mas devemos ter sabedoria para discernir o que pode e o que não pode ser modificado.

*****

Nos dias de hoje, estudar é fundamental. Não apenas pelo sucesso profissional, mas para que se tenha fácil acesso ao autoconhecimento. A leitura edificante auxilia nesse processo, fazendo-nos refletir sobre nós mesmos. Não acredite naqueles que dizem que cultura é elitismo. Não é. É um direito de qualquer pessoa, para uma melhor compreensão do mundo. Mesmo aqueles que não tiveram oportunidade de completar seus estudos podem investir na melhora pessoal e intelectual. Não hesite. Sempre que puder, leia um livro.

*****

Tudo na vida tem um preço. O preço do homem é a sua consciência, o preço da vida é o tempo, o preço da felicidade é o amor.

*****

Sonhar não é alimentar ilusões, mas estabelecer metas possíveis de se alcançar. Quanto mais sonhamos, mais damos a nós mesmos a possibilidade de realização. Sonhar com dez projetos para realizar três é muito mais vantajoso do que ter medo de sonhar e se acostumar com a mesmice. Ouse sonhar, porque o sonho é a semente da realização.

*****

Ao praticar a caridade, comece por você mesmo. Respeite seus limites, sua vontade, suas crenças. Ninguém precisa se anular para ajudar o próximo, porque então estará na fila para ser ajudado também. Só tem condições de auxiliar quem está bem consigo mesmo. Priorizar-se não é uma questão de egoísmo, mas de amor-próprio e não se confunde com exclusivismo. O exclusivista quer tudo para si. Quem se prioriza, ao contrário, deseja o melhor para todos, mas busca primeiro o bem-estar próprio para fortalecer-se e então ajudar. Ajude-se, fazendo o melhor por você mesmo. Diga “não” quando for preciso, mas faça isso com amorosidade. Ame-se.

*****

Quando alguém nos decepciona, é porque nós alimentamos expectativas que o outro não pode corresponder. A culpa não é dele, ele não pode dar mais do que possui. O mesmo acontece quando alguém se decepciona conosco. Cada um faz o seu melhor, embora a concepção de melhor varie de acordo com a maturidade e as possibilidades de cada um. Antes de nos sentirmos decepcionados com alguém, devemos nos lembrar de que ele não tem compromisso com os nossos anseios. A decepção é nossa, portanto, somos nós que temos que lidar com ela, sem acusar nem cobrar nada do outro.

*****

Não façamos guerra uns com os outros. O mundo já tem guerras suficientes. Iniciemos 2012 com as armas de paz. Ao vestir-se de branco, você já estará nessa vibração. Não se renda ao orgulho. Tome a iniciativa. Estenda a mão àquele com quem você brigou e proponha paz.

*****

Vamos vivendo um dia depois do outro, atravessando dificuldades e alimentando os sonhos. O que nos fortalece é a certeza de que sempre há um novo dia. Tudo passa, até o tempo, deixando suas marcas, boas ou ruins. Quando o ano passar, entreguemos ao tempo as nossas dificuldades, para que ele as sepulte no passado. Sempre há esperança e confiança no futuro, na mão poderosa de Deus, que se estende para nos proteger, muitas vezes, de nós mesmos. No momento da virada, procure sentir a proteção de Deus, Seu acolhimento, Seu amor. Pode ser que Ele não o livre de todos os males da vida, porque cada um tem o seu caminho a percorrer. Mas força, coragem, confiança, ânimo, conforto, serenidade e paz, nós sempre iremos receber. Não perca tempo pensando em coisas que não o ajudarão a melhorar. Ilumine-se, vibre intensamente o poder da divindade dentro de você. Faça de 2012 o ano em que seu mundo de sombras irá terminar, iniciando-se, para você, uma nova era de luz, segurança e amor.

*****

Situações conflitantes no mundo: guerras, revoluções, ditaduras, tráfico de drogas, assaltos, desentendimentos nas torcidas de futebol, brigas domésticas, discussões no trabalho, filas, trânsito… Em cada um desses acontecimentos, há pessoas lutando contra pessoas, agredindo pessoas, desrespeitando pessoas. Pessoas que são iguais a outras pessoas. Seja uma pessoa diferente, inove nas atitudes. Faça a sua parte, contribua para formar uma corrente capaz de desfazer tantos males. Seja uma pessoa de paz.

*****

Ninguém é bonzinho o tempo inteiro. Todo mundo guarda sombras capazes de fazer nublar dias de maior sol. Isso é normal, é humano. Não temos que ser sempre certinhos. Ser muito certinho, às vezes, é irritante e superficial. Precisamos ser corretos, mas não falsear o que somos para parecer perfeitos. Mostrar nossa natureza faz parte do crescimento individual, porque o que está oculto não pode ser modificado. É preciso, porém, agir com respeito e limite, equilibrando nossas ações com ponderação e bom-senso. Ser uma pessoa de paz não significa ser uma pessoa omissa nem covarde. Basta não entrar na energia da beligerância, o que pode ser feito através do silêncio, da oração ou simplesmente nos afastando. O mundo está cheio de pessoas que vêm estimular nosso lado negro, mas somos nós que temos que aprender a resistir e enfrentar. Não se culpe nem se revolte diante das suas sombras. Deixando-as sair, sob o seu controle emocional e racional, elas podem receber os raios do sol e, através das vivências no mundo, se transformar em luz.

Comentários dos usuários(0):(incluir comentario)

Ainda não há comentários

Comentar: