Janeiro/2012

abr14

1

Pequenas mensagens para reflexão diária.

Cada vez que nos sentirmos desamparados, basta pensar que nunca estamos sozinhos. Os maiores amigos que possuímos são os que não conseguimos ver. Todos nós temos amigos invisíveis, seres do mundo espiritual que nos acompanham. Como se isso não bastasse, Deus sempre está do nosso lado. Por isso, não permita sentir-se desamparado por mais do que um minuto. Pare, pense e ore, pois eles o atenderão. Mesmo que você não os conheça nem sabia como se chamam, eles estão lá e atendem simplesmente pelo nome de amigos.

*****

O que floresce no coração do homem é o que vai definir a beleza de suas atitudes e a leveza de sua vida.

*****

O maior inimigo do homem é o seu próprio orgulho. Por ele, deixamos escapar as oportunidades, jogamos fora a amizade das pessoas e sofremos em vão. E quem perde com todas essas situações somos nós mesmos, nos enganando ao afirmar que não precisamos de nada nem de ninguém, que somos autossuficientes, seguros e independentes. Mentira. O ser humano não nasceu para ser só nem para se bastar por si mesmo. Precisamos uns dos outros, sem transferir responsabilidades para ninguém. Em vista de tudo isso, seja amigo de você mesmo. Passe por cima do orgulho e adote a simplicidade para orientar a sua vida. Você vai ver como tudo será mais fácil e você, mais feliz.

*****

Não discrimine ninguém. Preconceito é falta de inteligência, não encontra lógica nem no mundo da razão, nem no da espiritualidade. Homens e mulheres, magros e gordos, brancos e negros, hetero e homossexuais, feios e bonitos, pobres e ricos, católicos e evangélicos… E daí? A centelha que habita em uns é a mesma que anima os outros. Por trás do corpo, das maneiras, do dinheiro, há sempre um espírito em evolução. Somos todos espíritos, e espíritos são todos iguais.

*****

A gente às vezes erra tentando acertar. Atrapalha, achando que ajuda. Leva lágrimas quando só o que deseja é fazer sorrir. Desperta a ira, em lugar do amor, a decepção ao invés da alegria. É preciso que nos compreendamos e não sejamos tão rigorosos e inflexíveis com o nosso coração. Não somos perfeitos. Por mais que estejamos no exercício de ser melhores, nossa imaturidade ainda nos faz escorregar e cair. O resultado da queda, normalmente, é algum tipo de machucado ou ferida; algumas deixam até cicatrizes difíceis de curar, em nós e no outro. Sejamos mais amorosos conosco, mais pacientes com as nossas imperfeições, mais compreensivos com nossas tolices. Fazemos bobagens, é claro, mas também conseguimos fazer coisas boas, e é nesses momentos que temos que dar valor ao nosso esforço, nossa persistência e à fé que sempre precisamos ter em nós mesmos. Veja sempre o lado bom das coisas, principalmente, o lado bom de você mesmo.

*****

Refletir sobre as próprias atitudes é a melhor maneira de alcançar o sucesso moral.

*****

Existem infinitas dimensões no universo, vivendo, ao mesmo tempo, infinitos passados, presentes e futuros. Na nossa dimensão, o passado é imutável, pois já se estabeleceu aqui. Mas a sucessão de futuros diversos pode servir de exemplo para que cada um plasme o seu futuro pessoal e o coletivo. Se o que desejamos para nós é um futuro de luz e bem, devemos buscar no universo esse modelo, deixando de lado as previsões e premonições pessimistas. Lembre-se de que, quando a divindade permite a alguém ter um vislumbre de uma das possibilidades futuras, é para que faça algo a respeito dela. Ou vibrar para a realização das coisas boas ou agir para modificar as situações do mal. Nada é fatal nem inevitável. Se você quer um futuro melhor, pense nele, acredite nele e não dê forças àqueles que só acreditam no mal. A união faz a força, logo, a união de pensamentos bons gera uma poderosa energia de bem.

*****

Se nem a vida dura para sempre, por que acreditar que o mal há de durar? O mal não sobrevive ao homem, porque é o renascimento de homens maus que vai perpetuando as coisas ruins. Quanto mais pessoas boas voltarem ao mundo, mais o mundo se transformará em um lugar melhor, porque o mal nada mais é do que uma ilusão dos tolos que acreditam na falácia do poder. O verdadeiro poder pertence a Deus, e somente os ignorantes e arrogantes acreditam possuir mais poder do que Ele. Basta olhar nossa insignificância diante das forças da natureza para percebermos que todo poder de nada vale quando a natureza resolve agir. Vibrar coisas boas ajuda o bem a se estabelecer em nós e no nosso planeta. Não acredite na aparente vitória do mal e espalhe pelo mundo as sementes do bem.

*****

É muito fácil modificar algumas coisa, principalmente determinadas condutas sociais, bastando saltar sobre o orgulho e praticar um pequenino gesto de solidariedade. Temos o costume de usar os serviços e deixar para o usuário seguinte o desagradável encargo de limpar, consertar ou arrumar o que fazemos. Podemos mudar essa situação, começando com as coisas bem simples. Ao usar o banheiro, por exemplo, deixe tudo limpo para o próximo que o utilizar. Saindo da fila do supermercado, puxe o carrinho que você usou, liberando o caixa para o cliente que vem depois. Terminada a refeição no fast-food, jogue no lixo os restos do seu lanche. Lembre-se de que, muitas vezes, seremos nós que viremos depois. Então, não é melhor encontrar tudo limpo e arrumado, ao invés de termos que dar um jeito na bagunça alheia? Se cada um adotar essa atitude, com certeza, todos nós nos beneficiaremos, porque, da mesma forma como precedemos alguém em alguma coisa, seremos posteriores em outra situação. A mudança depende do primeiro gesto. Cabe a cada um de nós fazer a sua parte.

*****

“Twist and shout”… cantada pelos Beatles. Dá vontade da gente levantar e dançar, não é mesmo? Experimente. Ponha para tocar uma música de que você goste, dê um pulo da cadeira e simplesmente deixe o corpo acompanhar o ritmo. É muito bom, eleva a alma, enche o corpo de leveza e alegria. Deixe a censura de lado e aprenda a conviver com a espontaneidade de ver a felicidade nas coisas simples da vida.

*****

Seria muito bom se não sentíssemos determinadas coisas, como raiva, mágoa e inveja. Mas como somos todos humanos, e esse são sentimentos próprios da humanidade, ainda estamos ligados a eles e, portanto, sentimos isso e muito mais. Não faz mal, eles são parte de nós. Não adianta a gente negar o que sente e continuar sentindo lá dentro. Mais vale assumirmos tudo diante de nós mesmos, pois só assim conseguiremos ir trabalhando esses “venenos” da alma, para buscar o antídoto que se encontra dentro de nós. Nosso lado negro faz parte de nós e, muitas vezes, é o que nos ajuda a superar as dificuldades da vida. A raiva pode se transformar em garra, a mágoa em força, a inveja na descoberta das próprias capacidades. Portanto, não se censure ao perceber esses sentimentos, mas procure colocá-los sob o seu domínio, para transformá-los em coisas úteis e construtivas para a sua vida. Ah! e não se esqueça de colocar limites. Aceitar os sentimentos daninhos não é igual a liberá-los, sem qualquer tipo de controle. Todos nós temos o dever de policiar nossas atitudes, lembrando-nos sempre de que o nosso direito termina onde começa o direito do outro.

*****

Não devemos nos identificar com o nosso corpo físico. Ele não é o nosso objetivo de vida, mas o instrumento que nos levará à realização dos objetivos de nosso espírito na terra. Achar que a verdadeira vida está neste mundo é mais uma das muitas ilusões geradas pelos nossos sentidos, que fazem de tudo para satisfazer nossos desejos. Este mundo é apenas uma pequenina e insignificante passagem, se comparado ao infinito de estrelas aptas a abrigar nosso espírito eterno. Diante dessa realidade, não nos ocupemos em demasia com as coisas terrenas, pois elas remanescerão aqui após a nossa partida. O que nos pertenceu em vida será legado a outros, e a outros, e a outros, sem que nada possamos fazer para impedir. Mas os valores da alma nos acompanharão a qualquer mundo, pois são o nosso verdadeiro tesouro. Fazer crescer esses valores é despir-se das ilusões da matéria e enriquecer a alma com um incessante tesouro de luz.

*****

Não temos o direito de julgar, porque nenhum de nós é perfeito. Avaliar as atitudes do próximo pode servir de exemplo para a nossa conduta, mas não o julgamento. É importante não confundir essas duas coisas. Quando avaliamos, olhamos sem nenhum juízo de valor, apenas estabelecemos fatos que talvez não venhamos mais a praticar. O julgamento, por sua vez, vem carregado de crítica, desvalorização e censura, sendo que, na maioria das vezes, julgamos no outro exatamente o que temos em nós. Não julgar é um ótimo meio de evitar que a vida nos faça alvo do julgamento implacável de nossos semelhantes.

*****

Todos os caminhos levam a Deus. Uns são mais fáceis, outros, mais longos, mas de uma forma ou de outro, todos chegam lá. Algumas pessoas fazem essa jornada mais rapidamente, outras demoram o tempo que a maturidade de seus espíritos permite. Os mais compreensivos de hoje foram os empedernidos de ontem, assim como os ignorantes de agora serão os sábios do futuro. Todo mundo passa pela trilha da evolução, não tem jeito. Se é assim, quando nos depararmos com pessoas aparentemente más, mesquinhas e egoístas, tentemos compreendê-las, o que não significa compactuar com elas nem desejar a sua companhia. Compreender não é participar; é não julgar, sabendo que cada um vive o seu momento de acordo com o que pode. Ninguém faz mais do que sabe nem dá mais do que tem. Isso é inevitável para cada um de nós, e compreendendo isso, sofreremos menos, nos aborreceremos menos e viveremos mais.

*****

A melhor hora do dia é a hora de abrir os olhos e saber que está vivo.

*****

As energias do bem estão espalhadas por todo o planeta. Captá-las é uma questão de sintonia. Ligue-se às coisas boas e a vibração do bem se ligará em você.

*****

Não tenha medo de desistir de alguma coisa. Ninguém é obrigado a insistir no que não tem chance de dar certo. Pense na desistência como uma troca. Você abre mão do que não vai bem para se concentrar em alguma coisa muito melhor. Ninguém pode desistir é de viver, de buscar a felicidade, de acreditar no futuro, de lutar pelos ideais e ideias, de ir atrás dos seus sonhos. Não desista de você, mas isso pode significar desistir de um projeto sem futuro. Abrindo mão dele, você se dá a oportunidade de iniciar um plano que realmente valha a pena. Não se apegue ao orgulho, admita que o seu intento não deu certo e inaugure uma nova etapa na sua vida.

*****

Não há nada melhor do que uma consciência tranquila. Dinheiro pode comprar favores, silêncio e omissão, mas a leveza da consciência é valor que somente a alma íntegra e digna é capaz de conquistar.

*****

É possível viver sem amor? Sim, é possível, mas será uma vida extremamente fria, vazia, fútil e infeliz. O amor supera tudo. Quando não supera, é porque não é, verdadeiramente, amor. Pode ser posse, apego, comodismo, amizade, paixão ou qualquer outra coisa. Mas o amor genuíno, esse desconhece obstáculos, liberta e só faz bem.

*****

No século em que estamos, não existe mais lugar para o preconceito. Todo mundo já é esclarecido ou tem milhões de oportunidades de se esclarecer. Por isso, não se deixe levar por valores antigos e equivocados. A igualdade dos seres humanos é incontestável e qualquer imagem que diga o contrário é falsa. Discriminar o próximo, seja por que motivo for, é sinal de imaturidade, ignorância e ilusão. Ninguém é melhor nem pior do que ninguém. Somos todos viajantes no mesmo barco da vida. Quem tem preconceito não atira ninguém do barco, mas, deliberadamente, atira a si mesmo para fora dele. Não faça isso com você mesmo, não seja diferente ao criar diferenças onde não existem. Ame a si mesmo e a todos como seus iguais, porque é assim que somos.

*****

Nunca se canse de perdoar. Guardar rancor e ressentimento envenena o espírito, enfraquece a mente e pesa no coração. Liberte-se desse fardo de uma maneira simples, eficiente e segura: perdoe.

*****

Quando se perde a esperança, perde-se o sentido de viver. Por mais difícil que esteja a vida, não deixe a desesperança tomar lugar dentro de você. A esperança bem alimentada transforma-se em confiança, daí em certeza de que tudo irá melhorar. E sempre melhora.

*****

Permita-se desfrutar do que a vida tem de melhor: viver. Viva com alegria, espontaneidade e amor. Ame e seja amado. Faça amigos, perdoe os inimigos. Não existe nada que se compare a isso.

*****

Antes de falar qualquer coisa, reflita na utilidade do que vai dizer. Se as suas palavras nenhum bem trarão a ninguém, é melhor silenciar. Se forem machucar, também o silêncio é a melhor opção. Se for para elogiar, levar alegria ou confortar, não economize. Fale muito e fale tudo. Use a sua sinceridade para dizer coisas boas. Não minta, mas não se antecipe. Espere que lhe perguntem, pois pode ser que o outro não esteja interessado na sua opinião. Quando convidado a se manifestar, diga a verdade, mas de forma a não agredir. Ninguém gosta de ser repreendido nem acusado, nem cobrado. Não adianta o famoso: “eu avisei”. Não muda o que aconteceu e não ajuda, mas gera uma culpa que, na maioria das vezes, custa a se desfazer. As palavras são um poderoso instrumento, que pode ser manipulado para o mal ou para o bem. Uma poesia soa melhor aos ouvidos do que um palavrão, que carrega uma energia terrível. Faça da sua voz um eco da natureza, não o retumbar de uma catástrofe. Realçar coisas ruins é um vício que pode e deve ser combatido. Só depende da vontade daquele que vai falar. Use a força da sua vontade para ser um instrumento do bem. Afinal, é disso que o mundo está precisando.

*****

Quando a vida estiver difícil, parecendo sem solução, e você se sentir à beira de um precipício, não se atire nele. Não use drogas nem álcool para saltar sobre ele. Fazendo isso, aí sim é que você irá despencar mais e mais num abismo profundo. Ao invés de se drogar, procure um amigo, um familiar, um médico, um sacerdote, alguém que esteja em condições de ouvir você. E se mesmo isso lhe parecer impossível, reze. Deus nunca se distancia de nós, apesar de, por vezes, tentarmos nos distanciar Dele. Mas Ele está sempre presente, pronto para ajudar, sem críticas nem julgamentos, apenas com amor. Não deixe que o precipício se abra na sua vida. Mantenha a mente limpa e o coração sereno. Tenha esperança. Tenha fé. Não use drogas.

*****

Nem todo mundo tem o privilégio de trabalhar naquilo de que gosta. Na maioria das vezes, trabalha-se apenas para viver (ou sobreviver). No entanto, cada um ocupa na vida o lugar ao qual pertence. Se você não gosta do seu trabalho, procure descobrir onde está o seu aprendizado. Talvez você deva realizar algo que ainda não conseguiu perceber. Descobrindo a razão dos seus compromissos, pode ser que você consiga cumpri-los com mais amor. O trabalho não é apenas um meio de sobrevivência. É também uma excelente oportunidade de adquirir experiências. Cada um vive como pode e aprende o que necessita.

*****

Se você acredita que o mal está em sua vida, pense duas vezes antes de fazer qualquer coisa, porque, provavelmente, as chances de tudo dar errado são muito grandes. Agora, se você crê no bem, confia na força da vida, é otimista e só vê o lado bom das coisas, vá fundo em seus projetos. O primeiro passo para o sucesso é a confiança e a certeza de que o bem está no comando. Siga-o e seja feliz.

*****

O melhor da vida é a bênção de estar vivo. Enquanto há vida, há possibilidades, esperança e, o que é melhor, sempre existe um recomeço.

Comentários dos usuários(1):(incluir comentario)

  1. Ailton Santtana em 03 de junho de 2012, disse:

    parabéns pelas mensagens, e pela forma integral, positivista de descrever a alma humana e por distribuir /multiplicar boas energias !

Comentar: