Julho/2012

set3

0

Pequenas mensagens para reflexão diária.

Se gritarmos, o outro pode muito bem nos ouvir e temer, mas não irá nos respeitar por isso. O respeito se conquista com a verdade, e a verdade não agride, mas se impõe pela mansuetude e o respeito.

*****

É dos pais a principal tarefa na educação dos filhos. Fingir que não veem o que eles fazem de errado e passar a mão pela cabeça deles não os protege, mas torna-os criaturas egoístas, prepotentes e arrogantes. Existem crianças e adolescentes que mentem, furtam, desrespeitam, xingam, usam drogas e praticam bullying sem que os pais tomem conhecimento ou finjam que nada sabem. Proteger os filhos não é acobertar seus desvarios nem compactuar com seus desmandos, mas mostrar-lhes a inadequação de suas atitudes e fazer com que assumam responsabilidade pelo que fazem. Pode ser que pareça cruel ou insensível na hora, mas o futuro cuidará de mostrar a diferença entre aqueles cujos pais souberam corrigir e os que sempre se mantiveram à margem da repreensão. Cabe a cada um de nós, pais, escolher em qual grupo gostaria que nossos filhos estivessem.

*****

Todo mundo quer ser feliz, mas a felicidade não é dada a ninguém. Trata-se de uma conquista, como, de resto, tudo na vida. Quem quiser conquistá-la precisa empregar o esforço próprio na construção de uma vida digna e equilibrada, preparando-se para lidar com os dissabores. Só é feliz quem sabe que a felicidade não é um estado constante e já aprendeu a enfrentar as decepções com serenidade, confiança e a certeza de que a vida sempre trabalha para o nosso melhor.

*****

Existem vícios que ninguém percebe, mas que fazem tanto ou mais mal do que cigarro, bebida e outros. É o vício de falar mal, de criticar, de reclamar. São costumes daninhos, contra os quais devemos lutar arduamente. Podem não provocar dependência física nem química, mas geram uma dependência magnética que induz o espírito à repetição do hábito pernicioso, com consequências desastrosas para si mesmo. Identificado o vício, resta-nos o tratamento, cujo resultado depende do esclarecimento, do esforço e, sobretudo, da vitória sobre nosso próprio orgulho.

*****

Tudo na vida é perfeito. Nada está fora de lugar, não existe bagunça na natureza. O homem, por vezes, deixa as coisas fora de ordem, mas a natureza reage e trata de colocar cada coisa de volta em seu lugar. Para que não sejamos varridos pela faxina do planeta, cuidemos de nos harmonizar com o mundo, tratando todos os seres com amor e respeito. Disso depende o nosso futuro.

*****

Estamos acostumados a enxergar o lado ruim de todas as coisas. Se somos assaltados, só vemos que nos roubaram bens materiais, mas não nos damos conta de que nossa vida foi poupada. Quando adoecemos, questionamos a justa divina, mas nos esquecemos de que podemos ser tratados em boas casas de saúde, ao invés de morrer nas filas dos hospitais públicos. Se batemos com o carro, lamentamos o prejuízo, sem perceber que o maior dano podia ser à nossa saúde ou à vida. Em tudo o que acontece existe um lado bom que não estamos acostumados a olhar. Quando algo ruim nos acontecer, reflitamos sobre isso. Muitas vezes, os amigos espirituais não podem nos livrar dos problemas, mas podem tornar suas consequências menores do que poderiam ser.

*****

A luz da vida não está nas coisas exteriores ao homem, mas em sua própria essência, tão iluminada quanto o sol que vem de Deus.

*****

Todo mundo sabe que a educação no nosso país está um caos. Aumentar o número de horas/aula não resolve o problema se a qualidade de ensino não for aprimorada. Só faz chatear as crianças e diminuir o prazer de ir à escola. Essa é uma das vergonhas do nosso país e tem um aspecto interessante, do ponto de vista espiritual. É do interesse dos espíritos da treva que o povo permaneça o mais ignorante possível. Quanto menos cultas as pessoas, menos vão ler, consequentemente, menos vão compreender os movimentos do mundo e as verdades da vida, muito divulgados através dos mais variados tipos de literatura. Além disso, a sutilização do espírito também fica comprometida. O conhecimento do planeta como um todo e a capacidade de avaliação das situações são afetados pelo embrutecimento moral. Ignorância atrai falta de educação e de respeito, o que representa uma conquista e tanto para o submundo astral. É uma pena que um país como o nosso, com tantos potenciais e riquezas, ainda não tenha despertado para o principal valor de uma nação, do qual decorrem todos os outros, que é a educação de seu povo.

Lutemos contra isso com armas pacíficas e inteligentes. Façamos a nossa parte, estimulando a leitura. Dê um livro de presente a quem você ama.

*****

Todos sabem que essa vida é só uma passagem, e a morte, a porta de entrada para a verdadeira vida. Acostumados às ilusões do mundo, pensamos que a realidade se encontra aqui. Esse é o maior dos nossos enganos. Tudo passa, até a vida física, mas no mundo espiritual, a vida continua para sempre. Então, permita-se sentir tristeza e saudade, porque elas, nesse momento, são o resultado direto do amor. Mas sinta isso com equilíbrio, para que a sua saudade não se transforme em desespero e dor. Quem parte não morre de verdade, apenas troca de lugar. Ajude seu ente querido a viver num lugar melhor, enviando-lhe vibrações de carinho, amizade e confiança. Seja portador de sentimentos que confortam e que prescindem de palavras. Para demonstrar o nosso afeto, nada é necessário além de sentir.

*****

Os acidentes de trânsito não diminuem porque nós não diminuímos o desrespeito. Quanto mais educados formos no trânsito, mais tranquilo ele se tornará. Você que é motorista, não se iguale à maioria dos que arrastam pelas vias o seu orgulho, usando o tráfego para alimentar sua ilusão de poder. Na hora do acidente, os poderosos se transformam em corpo sem vida, como todo mundo. Não faça parte desse grupo de iludidos. Seja você mesmo, seja pacífico, seja educado. Ceda a vez, dê passagem, não avance o sinal, não corra, não estacione em local proibido, não dê fechadas, não discuta, não force passagem, não cole na traseira de ninguém, não se deixe dominar pela falta de respeito. Quem age assim no trânsito age assim na vida. Faça do seu carro um espelho de sua conduta pessoal, dirigindo de forma equilibrada, pacífica e amorosa. A cidade conta com isso e você só tem a lucrar.

*****

Não fique triste se você não conseguiu o que queria. Pense que o seu desejo pode não ser o melhor para você. A mente humana é estreita e só consegue avaliar as coisas pelo lado do prazer que elas proporcionam. Prazer, no entanto, nem sempre é o mais indicado. Às vezes, mais vale perder alguma coisa que desejamos muito, e que nos fará mal lá na frente, para ganhar outra ainda melhor, embora não seja exatamente o que esperamos. Deus faz as coisas certas e quando nos nega um pedido ou uma vontade, é porque está reservando algo muito melhor para nós, no futuro. Confie em Deus, confie na vida. Tudo pode falhar, menos Ele, que sempre vela por nós e faz a vida trabalhar pelo nosso melhor.

*****

Os anos que passam não nos envelhecem; amadurecem. A maturidade traz serenidade, confiança e também alguns questionamentos. Avaliamos nossas atitudes, pensamos se fizemos tudo o que pudemos ou deveríamos. Algumas coisas que antes eram importantes, hoje, já não são mais. Buscamos mais o sossego, perdemos algumas ilusões, substituímos interesses por momentos de um prazer mais comedido. Tudo isso faz parte da nossa jornada pela vida e é natural. Mas precisamos estar atentos. Não é porque os anos passam, que a alegria tem que passar com eles. Enquanto a idade avança, devem avançar também nossas esperanças e anseios. Não perder o bom-humor, a descontração e a alegria são meios de manter sempre a juventude, porque o espírito nunca envelhece, embora, em essência, já seja bastante velho. Jovialidade é um atributo da alma que encara a vida com alegria e sabe sorrir para si mesma. Sejamos todos assim, sempre.

*****

Existem pessoas com as quais convivemos que não são fáceis de lidar. Há pessoas agressivas, melancólicas, cobradoras, ciumentas, implicantes e por aí vai. Tudo isso pode provocar em nós antipatia e impaciência. Ideal seria que nos esforçássemos para vencer essas diferenças e nos harmonizar com o próximo, mas nem sempre isso é possível. Sentimentos de inimizade e intolerância, muitas vezes camuflando nosso orgulho, dificultam a compreensão. Lembremo-nos sempre de que somos responsáveis pelo que sentimos e atraímos. Se tentar o entendimento e a aceitação com o outro chega perto do impossível, melhor é não insistir, porque forçar a barra pode gerar conflitos ainda maiores. A melhor coisa é a sinceridade, embora temperada com a educação. Nesses casos, mais vale orar e aguardar o amadurecimento do nosso próprio espírito para tentarmos, com sentimentos genuínos, uma verdadeira reconciliação.

*****

Respeito se aprende com a experiência. Às vezes, atraímos situações em que somos desrespeitados para que reconheçamos como é importante respeitar o próximo e a nós mesmos. Podemos não gostar de determinadas coisas, não simpatizar com alguém ou até mesmo ter aversão a certos fatos. Tudo isso é natural e faz parte da nossa natureza humana. Quando nos depararmos com experiências assim, não precisamos nos estressar nem nos aborrecer. Com um pouco de educação, podemos simplesmente ignorar, ir embora ou tentar nos adaptar, mas sem levar qualquer tipo de agressão a ninguém. Fazendo isso, estaremos mais próximos do ideal de respeito que devemos dispensar ao outro e desejar para nós mesmos.

*****

A cada passo na vida

A vida dá mais um passo

Sem cansaço, destemida

Corrida em tempo escasso.

O tempo que se vai sem luta

Em absoluta ausência de temor

Para pôr sua marca resoluta

Abrupta num mundo ilusor.

O mundo é apenas uma passagem

Uma viagem da imaginação

Não percebendo essa miragem

Amem, pois o mundo é só uma ilusão…

*****

Sorriso é uma coisa maravilhosa. Desfaz qualquer mal-estar, revigora os ânimos e dá tônus à vida. Lágrimas também são boas: nos tornam mais humanos, transbordam emoção e sensibilidade, aliviam a alma do peso das angústias. Um não pode existir sem a outra, porque são eles que equilibram o ritmo do nosso coração e da nossa mente. Não tenha medo de sorrir nem vergonha de chorar. Mostre que é feliz, ao mesmo tempo que tem o direito de se sentir fragilizado. Não fuja de si mesmo. Sorria e chore à vontade, quando quiser, quando sentir necessidade. Demonstre que é humano.

*****

A gente às vezes se sente engasgado, como se vivesse uma realidade virtual, diferente daquela em que as coisas acontecem de verdade. Nossos comportamentos, por vezes estranhos e contraditórios, nada mais são do que o reflexo daquilo que já aprendemos e do que ainda temos que aprender. Coisas acontecem para nos experimentar, ver até onde vai a nossa fé e nos mostrar o quanto já nos modificamos e o quanto ainda temos que mudar. Analisando tudo isso, por vezes, nos sentimos pior do que realmente somos, achando que somos muito imperfeitos e que a nossa “iluminação” é uma ilusão, um devaneio decorrente do desejo de acertar sempre e da falta de perdão das nossas próprias dificuldades. O orgulho nos impede de ceder e de reconhecer que não se pode acertar todas as vezes. Queremos sempre ter razão. Todo mundo quer ter razão e, dentro do ponto de vista de cada um, a razão está com ele. Não nos culpemos por isso. Aceitemos o fato de que ainda somos simplesmente humanos…

*****

Não seja implacável nos seus julgamentos. Dê ao outro a oportunidade de se defender, de mostrar que mudou ou se arrependeu. O vício de julgar é pernicioso a todos, refletindo apenas orgulho e arrogância. Ninguém é perfeito. Pode ser que você não faça exatamente o que seu semelhante fez, mas existem outras particularidades que você ainda não evoluiu. Imagine-se no lugar do outro e pense se não gostaria de um pouco de compreensão. Dê ao próximo o que espera que ele lhe dê.

*****

O valor da verdadeira amizade não está na quantidade de lágrimas que se seca ou que não se deixa cair, mas na compreensão sem críticas, na disponibilidade sem cobranças e no amor sem ciúmes.

*****

Bom-humor é fundamental para uma convivência harmoniosa e tranquila. Quem leva tudo a sério busca desgastes excessivos e desnecessários, fazendo gravitar ao seu redor uma aura de infelicidade e antipatia. O bom-humor, ao contrário, atrai sorrisos e consome uma energia sempre renovada em alegria e bem-estar.

*****

Não se surpreenda se você não se sentir mais à vontade em ambientes ruidosos, cheios de gente. Pode ser que a sua alma esteja cansada das turbulências do dia a dia e procure repouso na quietude do seu lar ou de um recanto especial na natureza. Quando for assim, permita que ela alcance a serenidade necessária ao restabelecimento da sua paz interior. Você pode estar ingressando num momento em que a experiência de novos valores é uma exigência do seu Eu superior. Não resista nem pense que é depressão. Simplesmente entregue seu espírito ao calor da grande luz e receba a vibração de harmonia que, aos poucos, vai descendo sobre o planeta. Deixe que essa energia o envolva plenamente, sinta a tranquilidade da sua alma e partilhe desse novo tempo.

*****

Existem pessoas que não são capazes de acrescentar nada de útil às nossas vidas. Pelo menos é o que pensamos. Mas mesmo assim, quando essas pessoas aparentemente vazias cruzam o nosso caminho, elas têm algo a nos oferecer: nos mostram que somos diferentes, possuímos valores morais, aprendemos a ser verdadeiros. Isso não nos torna melhores do que elas; apenas demonstra que vivemos ou amadurecemos mais.

*****

Os melhores momentos da vida são aqueles que pensamos que nunca mais irão acontecer. Mas não se surpreenda se eles acontecerem de novo. É merecimento.

Comentários dos usuários(0):(incluir comentario)

Ainda não há comentários

Comentar: