Maio/2012

jun23

0

Pequenas mensagens para reflexão diária.

Todo mundo muda. Mas mudança mesmo, só para melhor. Quando alguém muda para pior, na verdade, não mudou. Apenas revelou a face oculta de seu ser, do que era e estava guardado lá no fundo, esperando uma oportunidade ou um estímulo para se mostrar. Pessoas ruins podem se tornar boas, mas o contrário é impossível. Pessoas boas que viram ruins nunca foram boas. Ou camuflavam, ou eram superficiais, ou punham uma máscara para aparentar o que não são. Pense nisso antes de usar algum fato da vida como desculpa para modificar suas atitudes e passar a agredir. Se deseja mudar, mude para melhor. Essa é a única mudança que realmente vale a pena.

*****

Não espere a confirmação do ditado: “a gente só dá valor às coisas quando perde”. Aprenda a valorizar tudo o que tem, seja material, seja emocional ou espiritual, para que a vida não lhe tome o que lhe deu justamente para que você lhes reconheça o valor. Quem valoriza o que é seu estabelece uma relação de reciprocidade (sem posse nem apego), não tem medo de perder e, consequentemente, nunca perde. Ao contrário, gera abundância e lucra cada vez mais não apenas financeiramente, mas, principalmente, em amor, paz e alegria.

*****

Se você se sente infeliz, desanimado, desiludido com a sua vida, experimente orar. Não caia na tentação de fazer comparações com aqueles que estão em pior situação do que você, porque isso, na maioria das vezes, só serve para nos encher de culpa. Geralmente, não consola ninguém. Se você não tem a quem pedir ajuda, o melhor mesmo é orar. Oração nunca falha. Pode ser que você não consiga exatamente o que pediu ou deseja, mas Deus sempre envia um pouquinho de luz para clarear o breu do coração de quem reza. Isso chega através de um bem-estar, um conforto, uma esperança. Muitas vezes até, uma solução em que você não havia pensado. Se tudo estiver mesmo ruim, antes de se desesperar, não se esqueça: ore, mas ore com fé, porque a confiança opera milagres. Orar nunca é demais nem é em vão. Ao contrário, sempre é a solução.

*****

Todo mundo gosta de estar em dia com as novidades. Coisas fora de moda não agradam ninguém. Se é assim, não tem por que existirem pessoas que ainda estão ligadas no preconceito. Isso já está ultrapassado. Nos dias de hoje, não dá mais para se pensar que existem diferenças entre as pessoas em razão de raça, credo, cultura, riqueza, sexo ou sexualidade. Temos que adotar posições de vanguarda em todos os setores da vida. Preconceito já era. Somos todos iguais, partilhamos a mesma essência divina. Qualificações da matéria são partes da ilusão de que vivemos separados do todo. A vida na terra é tão passageira que passa num piscar de olhos. O que fica de verdadeiro são as dimensões não físicas que nos aguardam e nos rodeiam. Energia é energia. Somos todos energia condensada, a mesma energia, proveniente da mesma fonte e com o mesmo destino: Deus. Use sua parte Deus e reconheça a parte Deus de seu próximo. Somos todos um só.

*****

Mãe não é um ser perfeito. Fica impaciente, se irrita, grita, chora, fala que não aguenta mais… Tudo reação às pressões da vida, que se acaba no momento em que ela segura nos braços o seu filho ou sua filha. É que filho pensa que mãe não é gente, mas mãe também é gente, tem desejos, sentimentos, necessidades. Filho acha que ser mãe é renunciar à própria vida, o que, em determinados momentos, não deixa de ser verdade, mas em outros, não pode ser assim. A mãe que abre mão de si mesma cria os filhos na ilusão de que o mundo gira em torno deles, e nós sabemos que o mundo só gira em torno de si mesmo e do Sol. Para dar a eles a noção de limite, nada melhor do que deixá-los perceber que, assim como eles, mãe também possui direitos que, nem sempre, são iguais aos deles e que precisam ser respeitados. Isso não diminui ninguém como mãe, ao contrário, torna-a forte para dar a seus nossos filhos exemplos de como seguir a vida com respeito a tudo e a todos. Nós, que somos mães, sabemos do nosso amor por nossos filhos, mas também conhecemos nosso temperamento. Mudamos muito, é claro, porque filho passa a ser prioridade, mas não a única coisa no mundo. Amá-lo acima de todas as outras coisas é tão natural como respirar, mas não se vive só disso. Temos também outros interesses. Se você é mãe, pense nisso. Ame o seu filho, mas ame a si mesma, sem culpas, dando a ele a noção de que o mundo é para ser partilhado e que o maior bem que você pode legar a ele é o seu exemplo de dignidade, compaixão e amor. Isso basta para que nossos filhos se tornem pessoas de bem.

*****

Ser mãe é receber o toque dos anjos e recolher no coração um pedacinho do céu para ser partilhado com todos os seus filhos. É por isso que toda mãe tem um pouco de anjo, um pouco de céu no sorriso. Mesmo quando tristes, elas não deixam de ser alegres, porque a alegria das mães é ver os seus filhos bem e felizes. Nesse domingo, que todas as mães consigam sentir a verdadeira essência da palavra mãe, mother, madre, mutter, ou seja lá como se diga em qualquer língua, mas que significa, em todas, uma única coisa: amor.

*****

Amor e ódio são como calor e frio: estão na mesma linha de vibração, embora em graus diferentes. A todo instante, podemos fazê-los oscilar entre um extremo e outro, dependendo da forma como a nossa mente irá controlá-los. Pense nisso ao se deixar levar pelos sentimentos. Da mesma forma como você controla a temperatura da água, tem em suas mãos o poder de dominar suas emoções para mantê-las em equilíbrio.

*****

Mesmo que o seu corpo não consiga suportar a gestação que você tanto deseja, nem por isso se sinta menos feliz, menos mulher, menos mãe. A sua dificuldade tem uma razão de existir e, muito provavelmente, está ligada a processos cármicos dos quais você ainda não se libertou. Tente se perdoar pelas suas atitudes impensadas do passado e sinta esse perdão descendo pelo seu ventre. O perdão traz a liberdade, experimente direcioná-lo para a sua dificuldade, acreditando na eficácia dos tratamentos. Se de todo você não conseguir, ainda assim, não desanime. Pode ser que Deus esteja reservando para você uma tarefa muito mais bonita do que gerar um filho. Em algum lugar pode haver uma criança esperando para ser adotada, porque essa criança faz parte da sua família espiritual, está ligada a você por laços afetivos do passado. Não se sinta obrigada a buscar essa saída, não deixe de tentar, mas pense nas possibilidades. O que toda mãe necessita é de cuidar e dar amor. Pense nisso.

*****

Costumamos dizer: “Só eu sei o que é melhor para mim”. Isso não é totalmente verdade. Se fosse, não iríamos de encontro ao sofrimento. Na realidade, apenas Deus sabe o que é melhor para nós, e se você quiser ouvir o que Ele tem a dizer, ouça a voz do seu coração.

*****

Nenhum ser humano pode se intitular melhor do que seu semelhante. Temos características e habilidades diferentes, mas somos iguais em essência. Quem pensa que é melhor deixa-se cair na grande ilusão do orgulho, atraindo decepções e amarguras. Ninguém é superior a ninguém, somos todos iguais, somos todos um só.

*****

Não tenha medo de ser verdadeiro. A verdade só machuca quando disfarça a vontade de agredir e humilhar. Se essa não for a sua intenção, vá em frente, seja verdadeiro. Com educação, diga o que pensa, o que sente, o que deseja, e ninguém irá se ofender nem se aborrecer. As pessoas gostam de sinceridade e cortesia.

*****

Como todo mundo, tenho meus defeitos. O que mais me incomoda é a forma como reajo quando me sinto invadida ou desrespeitada. Mas também tenho coisas boas. O que mais admiro em mim é a facilidade de compreender e respeitar. Sou muito acessível e fácil de se lidar. Defeitos e qualidades estão ligados por uma relação inversa. Quanto mais os defeitos diminuem, mais aumentam as qualidades. Infelizmente, o contrário também é verdadeiro: quem se permite dominar por seus imperfeições, vai sufocando suas virtudes.

*****

Jesus disse: “Perdoar não apenas 7 vezes, mas 70 vezes 7 vezes”. Isso dá 490 gestos de perdão, mais do que é possível gastar em um ano. E como ninguém passa os dias colecionando desafetos, perdoar 490 vezes é muito mais do que se pode exercer em uma vida. O perdão há de ser eterno e constante. Perdoar é libertador. Liberte-se das amarras que prendem o seu sentimento aos inimigos. Você verá como sua vida se tornará mais leve, livre e você, muito mais aliviado, espontâneo e feliz.

*****

Quantas vezes dizemos que é difícil fazer determinada coisa? É difícil perdoar, aceitar, compreender, desapegar, amar… Ficamos tão ligados nas coisas difíceis que nem percebemos quando elas se tornam fáceis. Às vezes, estamos brigados com alguém há tanto tempo que nem nos damos conta de que aquela pessoa se modificou, ou nós nos modificamos, e já não existem mais motivos para sentir mágoa ou raiva. Tudo na vida pode ser difícil ou fácil, dependendo do tamanho do nosso orgulho que, muitas vezes, nem é reconhecido. Fácil e difícil dividem a mesma linha de valores, podendo se tocar quando se aproximam do meio, do meio-termo, do bom-senso. Não desista de tentar alguma coisa só porque você acha difícil. Esse é o caminho mais fácil. Insista, persista, ore, peça ajuda a Deus, a Jesus, aos amigos espirituais. Tudo na vida se consegue com esforço, então, por que não nos esforçarmos para transformar as dificuldades morais? Lembre-se de que perdoar, aceitar, compreender, desapegar, amar podem ser tarefas difíceis, mas jamais serão impossíveis.

*****

São palavras de Jesus: “honrar pai e mãe”. Isso não significa escravizar-se a eles nem se sentir culpado por não ter com eles uma boa relação. Honrar significa respeitá-los, dar-lhes amparo na velhice, amá-los, se possível. Se não, ser gratos, ao menos, pela maior dádiva que o ser humano pode receber, que é a vida.

*****

Quem tem amigos nunca está sozinho nem desamparado. Quem não tem arranjou um bom objetivo na vida: conquistar amizades, que não precisam ser muitas, mas verdadeiras.

*****

Não tenha medo de mudar de ideia. Isso faz parte da dinâmica da vida. Quem se apega às ideias perde a oportunidade de renovar e inovar. Ser criativo, muitas vezes, não basta. É preciso expor a criatividade, sem medo de ser criticado ou ridicularizado. Quem critica ou ridiculariza não tem ousadia para sair da mesmice, por isso, condena a si mesmo através de quem tem. Se a imaginação não tem limites, realizá-la só esbarra no limite do bom-senso e do respeito. Dê uma chance à sua mente. Liberte-a de preconceitos próprios e ultrapassados, acredite no seu potencial e faça aparecer suas ideias. Elas estão lá. Só precisam de um pouco da sua luz para brilhar.

*****

Aprenda a separar o que é seu do que não lhe pertence. Se você não é uma pessoa irascível, não se deixe contaminar pela raiva do outro. Se não é triste, não entre na aura de depressão de ninguém. Quando o outro está em desequilíbrio, devemos prestar atenção para não penetrarmos na energia dele, o que, às vezes, é muito fácil. Acostumados à invigilância, vamos escorregando para dentro do campo vibratório do outro com a maior facilidade. Nessas horas, esteja atento. Pare, pense, avalie suas próprias atitudes. Se o seu temperamento não guarda sintonia com a desarmonia do momento, recue. Faça uma oração, pedido calma a quem precisa, e se afaste. Não traga para dentro de você energias que não precisam ser suas.

*****

Às vezes, na tentativa de proteger os nossos filhos, acabamos deixando-os desprotegidos perante a vida. Tentar evitar que eles sofram ou se decepcionem é o mesmo que tirar deles a oportunidade de viver. Existem coisas que devemos fazer, mas não podemos colocá-los numa redoma para isentá-los dos processos de amadurecimento próprios do mundo. O que devemos é prepará-los para enfrentar as dificuldades, dando-lhes a oportunidade de experienciar e amadurecer. Saber lidar com os problemas, muitas vezes, é mais proveitoso do que não os ter.

*****

A mentira é uma doença. Mente quem tem a alma envolvida pelos artifícios do mundo. Iludido, o homem deixa escapar suas ilusões na forma de palavras que enganam, principalmente a si mesmo. Quem vive na mentira se distancia da realidade e passa a acreditar em suas próprias fantasias. Acostumado a mentir, o homem mente sem nem mesmo refletir no por que está mentindo. É um mal, um vício difícil de ser dominado. Não se inicie nesse hábito pernicioso. Acostume-se a falar a verdade, assuma as consequências do que faz. Isso se chama dignidade. Em situações em que a verdade for muito dolorosa, no máximo, silencie. Quem sabe ler no silêncio não precisa de palavras. E quando o assunto disser respeito apenas a você, a sua vida ou aos segredos que lhe confiaram, faça o que for necessário para se preservar, mas sem agredir ninguém. Quem tenta ultrapassar o limite da intimidade alheia está sujeito a desculpas e repreensões. No geral, acostume-se a não mentir. Quem vive com a verdade não leva rasteiras da vida.

*****

Nós não somos os únicos a ter desejos e carências. Cada pessoa no mundo os tem, assim como nós. Por isso, não devemos pensar que temos mais direito do que o outro ou que nossas necessidades devem ser atendidas em primeiro lugar. Todos têm a sua hora, a sua vez. Às vezes, quando queremos nos apressar e furar a fila da vida, acabamos nos dando mal. Deus sabe o que faz e coloca cada pessoa no lugar certo, no momento em que ali deveria estar. Para recebermos o melhor da vida, confiança é o segredo.

*****

Não maltrate coisas ou seres de que você não gosta. Com respeito, simplesmente se afaste.

*****

Se você sente o seu coração magoado, traz na alma o ressentimento, a angústia e o medo de se relacionar, entenda que você construiu ao seu redor uma prisão. Aprisionado à dor e à desconfiança, suas chances de ser realmente feliz diminuem sensivelmente. É claro que você não vai fingir que não sente nada disso nem tentar se enganar dizendo que tudo está uma maravilha. Isso é pior ainda, cria uma ilusão que logo se desfaz. Seja sincero com o que está sentindo, mas, ao final, faça uma escolha. Você pode escolher entre um coração amargurado ou um coração que luta para vencer e encontrar seu lugar no mundo, ainda que não seja exatamente aquele com o qual você sonhou, mas o seu lugar. Se você optar pela amargura, ninguém poderá fazer nada por você. O sofrimento será seu até o dia em que você se cansar e perceber que não vale a pena viver de lágrimas e reclamação. Mas se a sua escolha for lutar, considere-se, de antemão, um vitorioso. Como se faz isso? Caia, vá até o fundo do poço, chore e olhe para cima. Não tem mais jeito. Como do fundo ninguém passa, a única opção agora é subir em direção à luz que brilha lá no alto. Essa luz é a vida chamando por você. Responda com confiança e a certeza de que pode vencer a subida. Faça o caminho de volta e conquiste o direito de ser uma pessoa feliz.

*****

A gente só julga no outro o que espera que o outro julgue na gente. Como não temos coragem para reconhecer e admitir nossas imperfeições, tentamos ocultá-las expondo as imperfeições alheias, inconscientemente desejando que nossas palavras sejam o espelho do que gostaríamos de ouvir. O julgamento pertence à consciência de cada um, e só a ela, que responde aos ensinamentos de Deus.

*****

Ainda bem que temos uma vida para viver, porque sempre temos tempo de refazer o que não ficou bem-feito, de nos arrependermos pelas atitudes impensadas e compensar a desarmonia que causamos ao mundo através de atitudes mais equilibradas. Não precisamos esperar até a próxima encarnação para mudar. Na atual, sempre dá tempo, ao menos de começar. Não deixe para outra vida o que pode ser resolvido nessa. Modifique-se.

*****

Todas as mulheres que assumiram o encargo de criar uma criança, sejam mães, tias, avós, parentes distantes, amigas ou mães adotivas são as verdadeiras mães. Dizer que mãe é aquela que cria é muito pouco. Mãe é aquela que ama. Todas as mulheres que se encontram nessa posição são mães, independentemente do elo que as liga à criatura posta sob seus cuidados. A elas, a vida é grata pelo seu desprendimento e sua enorme capacidade de amar. E Deus lhes deu a recompensa maior da satisfação do dever cumprido e de serem amadas. Nesse círculo de amor recíproco, ninguém ganha mais nem menos. O amor é para todos, para ser sentido, vivenciado e partilhado.

*****

Existem pelo mundo muitas mães que não falam com seus filhos. Mães abandonadas em asilos, que ninguém vai visitar. Mães que não foram tão boas como seus filhos desejavam mas que, ainda assim, foram mães. Se você pensa que nada deve à sua mãe, que ela foi má, egoísta, indiferente, lembre-se de que você não estaria aqui se não fosse por ela. Há mulheres que apenas concordam em ser mãe para dar a vida a alguém, e esse pode ser o seu caso. Por pior que ela seja ou tenha sido, foi ela quem assumiu, perante a espiritualidade, a tarefa de entregá-lo ao mundo para que você pudesse experienciar a vida. Não perca a oportunidade de desmanchar elos de inimizade ou indiferença. Perdoe sua mãe, peça perdão a ela. Procure sentir por ela, ao menos, gratidão. Isso é importante e pode ser revelado através de uma palavra, um telefonema, e-mail ou visita. Deixe o orgulho de lado e faça a coisa certa. Reconcilie-se com a sua mãe.

*****

Mesmo que o seu corpo não consiga suportar a gestação que você tanto deseja, nem por isso se sinta menos feliz, menos mulher, menos mãe. A sua dificuldade tem uma razão de existir e, muito provavelmente, está ligada a processos cármicos dos quais você ainda não se libertou. Tente se perdoar pelas suas atitudes impensadas do passado e sinta esse perdão descendo pelo seu ventre. O perdão traz a liberdade, experimente direcioná-lo para a sua dificuldade, acreditando na eficácia dos tratamentos. Se de todo você não conseguir, ainda assim, não desanime. Pode ser que Deus esteja reservando para você uma tarefa muito mais bonita do que gerar um filho. Em algum lugar pode haver uma criança esperando para ser adotada, porque essa criança faz parte da sua família espiritual, está ligada a você por laços afetivos do passado. Não se sinta obrigada a buscar essa saída, não deixe de tentar, mas pense nas possibilidades. O que toda mãe necessita é de cuidar e dar amor. Pense nisso.

*****

Você que é mãe e que perdeu o seu filho, não se deixe levar pela tristeza desse dia. Os filhos nunca se perdem. Eles se vão mais cedo porque têm seu brilho próprio e, por isso, não precisam tentar iluminar seu pedaço de mundo. Eles partem dessa vida rumo a uma jornada de luz intensa, mas tiveram que se preparar para ela, ainda que em seu curto tempo de vida. E foi você que ele escolheu para ajudá-lo nessa preparação, porque confiava no seu amor e sabia o quanto você podia compreendê-lo. Onde ele estiver hoje, livre dos fardos da matéria, está pensando em você com gratidão e amor, porque você foi e é a fada que acendeu eu seu coração a luz mágica da vida, que não se apaga nem depois da morte física, mas que permanece acesa nos espíritos iluminados. Você não sabia? Somente pessoas especiais partem mais cedo e somente mulheres mais especiais ainda assumem a tarefa de recebê-las com alegria para depois vê-las partir em meio à dor. Mas a dor vai embora, o amor fica e os filhos permanecem eternamente vivos no coração.

*****

Toda mulher tem o dom de ser mãe, ainda que disso não se dê conta, porque o coração da mulher veio pronto para amar. Para aquelas que ainda não prenderem a desenvolver essa potencialidade, e nem acreditam nela, resta a certeza de que essa é uma capacidade que não se perde e que, a qualquer momento, pode ser exercida. Toda mulher pode ser mãe, porque toda mulher conhece a força de amar.

*****

Viver a vida com alegria não significa jamais passar por tristezas ou decepções. Elas existem, nem sempre podem ser evitadas. No mundo em que vivemos é impossível passar cem por cento dos nossos dias em estado de contentamento. É possível, porém, não se deixar vencer, nem abater, nem desistir. Quem enfrenta as dificuldades com confiança não perde a alegria, porque sabe que tudo na vida é passageiro.

*****

Crianças não são bonecos. Se você gritar, elas ouvem. Se mentir, elas sabem. Se amar, elas sentem.

*****

É claro que existem pessoas que não estão prontas para ouvir a verdade, mas isso não significa que devamos responder com uma mentira. Se elas não perguntam nada, tudo bem, não precisamos nem nos manifestar. Mas se elas quiserem saber… Respostas sinceras provocam reações as mais variadas, porém, a sinceridade acompanhada da educação, do amor e da paciência tornam certas coisas muito mais fáceis de se ouvir.

*****

Tudo o que acontece no céu tem seu equivalente na terra. Se o Sol tem a chance de renascer a cada dia, todos os seres humanos, que têm o sol dentro de si, também renascem com ele.

*****

O bom da vida é recomeçar. Começamos em um momento, de um jeito, e terminamos em outro, de uma forma diferente… Mas o recomeço não tem compromisso com tempo, nem com formas, nem com lugar. Não tem limites, a não ser o respeito e o bom-senso, que devem ser aplicados em qualquer coisa. Portanto, sempre que bater um desânimo, uma vontade de desistir e deixar a vida passar, lembre-se de que qualquer hora é hora de recomeçar.

*****

Se você perdeu a paciência e deu um fora em alguém, não se culpe. Nenhum ser humano é feito de ferro nem tem um chip implantado na alma, portanto, não é capaz de manter um comportamento inalterável por toda a vida. Mas procure não fazer disso uma rotina nem se permita deixar desequilibrar pela atitude do outro com tanta frequência. Afinal, sempre que maltratamos alguém, ainda que julguemos justificadamente, o mal maior retorna para nós, porque pessoas boas não gostam de ser rudes, assim como não devem se deixar consumir pela culpa. Agora, se nada der certo e você explodir, compreenda-se, perdoe-se e, da próxima vez, tente melhorar um pouquinho, usando a sua inteligência para controlar suas emoções de forma racional, equilibrada e, principalmente, de um jeito que não lhe faça mal.

*****

A desonestidade é uma arma para os incompetentes. Quem conhece e confia em suas capacidades não encontra razão para ser desonesto. Sabe que pode vencer sem subterfúgios e não almeja mais do que pode ter, porque conhece suas limitações e as respeita. Talvez a desonestidade traga riqueza e poder, mas jamais pagará o preço da consciência. Valores morais são insubstituíveis e inalienáveis, ao passo que a ganância exacerbada tem um custo alto na ingrata roda dos desejos venais. Se todo mundo for honesto, mesmo nas pequeninas coisas, a Terra, aos poucos, se transformará em um lugar mais digno e bonito de se viver. Todos que têm filhos devem pensar nessas coisas. O nosso exemplo é estímulo à formação do caráter das crianças. Não dá mais para ficar pensando em futuro. O futuro já chegou e pertence a elas. O modelo de conduta íntegra é exemplo de virtude que jamais sai de moda, e todos nós somos responsáveis por adotá-lo e passá-lo para nossas crianças. Só assim a honestidade passará a ser regra, não exceção.

*****

Reconcilie-se com o seu próximo. O próximo é qualquer pessoa que esteja ao seu alcance de perdoar. Não guarde mágoa nem rancor, não leve ressentimentos nem ódio para o novo mundo que se aproxima, porque os que assim fazem dificilmente conseguirão ultrapassar a nova era. Seja o primeiro a fazer um movimento a favor da paz. Perdoe.

*****

Quando uma pessoa se liga no bem, as outras ao seu redor não encontram espaço para incomodá-la nem agredi-la. Ligar-se no bem não é simplesmente agir dentro da lei e dos bons costumes, mas fazer coisas boas acreditando que é o certo.

*****

Tem certas coisas que não adianta nada a gente ficar insistindo para o outro não fazer, para que siga a nossa experiência e não se machuque. Enquanto ele não viver suas experiências próprias, não poderá dizer que aprendeu, e não cabe a nenhum de nós tentar retirar do outro a oportunidade de receber a sua lição. Podemos aconselhar e ouvir, mas não impedir que ele siga o seu caminho, ainda que seja um caminho de dor. Cada um há de conviver com as suas escolhas. Aos amigos, cabe compreender, respeitar e, se preciso, confortar sem cobranças nem acusações. Isso é amor.

*****

Não é verdade que Deus é fiel. A fidelidade pressupõe uma escolha, e Deus não escolhe entre ninguém. Somos todos iguais, logo, Deus é fiel a todo mundo, independentemente de quem seja ou o que seja. E como poderia ser fiel ao de esquerda, sendo também fiel ao de direita? Ele não é fiel nem trai, Ele não pode ser mensurado através de qualidades puramente humanas. Nós é que devemos ser fieis a ele, e isso se faz através do cultivo dos bons princípios, do despertar dos verdadeiros valores e da busca incessante do bem. Mesmo assim, quando traímos nossos preceitos mais genuínos, traímos também a nós mesmos, restando em nós a impressão, pura impressão, de que traímos a confiança divina. Deus não espera nada disso de nós, esses são sentimentos que nos cabe definir como metas de vida e de conduta. O que Ele espera de nós é que sejamos apenas criaturas boas.

*****

Todo dia é dia de recomeçar. Se foi difícil ontem e você acredita que hoje será ainda mais, nem por isso desista. Tudo tem um fim, assim também a dificuldade. Chega uma hora em que, não tendo mais como evoluir, ela parte para o caminho de volta, clareando as situações obscuras, vislumbrando possibilidades e apontando soluções antes impensáveis. É assim mesmo. Se não houvesse a dificuldade, não teríamos como dizer que existem coisas fáceis. Não permita que as dificuldades da vida o convençam de que nada do que você deseja é possível. Isso não é verdade. A dificuldade traz a experiência e, com ela, a oportunidade de vencer.

Comentários dos usuários(0):(incluir comentario)

Ainda não há comentários

Comentar: