Março/2012

abr14

0

Pequenas mensagens para reflexão diária.

Tem coisas que não precisam ser ditas para que possamos compreender. Basta um olhar, um sorriso, uma imagem, coisas que, na quietude e no silêncio, têm muito a nos dizer.

*****

Nada nem ninguém permanece igual a vida inteira. As árvores crescem, florescem e secam. Os animais envelhecem, os rios secam ou se avolumam. Estrelas nascem e estrelas se apagam. O céu ora está nublado, ora está azul. O sol brilha ou se esconde. A vida é dinâmica, está em constante mudança. Por que então pensar que as pessoas têm que permanecer as mesmas? Elas também mudam. Dê a elas uma chance de mostrar e permita que seus olhos possam ver. Eles também mudam a forma de olhar o mundo.

*****

O amor genuíno é inabalável. Não se deixa enganar nem desanimar. Não aprisiona, não cobra, muito menos machuca. O amor genuíno é aquele que liberta, que tudo compreende e que nada pede em troca além da alegria de sentir no coração que fez alguém feliz.

*****

Coisas ruins acontecem a todo instante, com todo mundo. Precisamos ser ponderados e lúcidos para saber separá-las. Há coisas cuja modificação está ao nosso alcance e outras sobre as quais não temos domínio algum. Quanto a estas últimas, resta-nos rezar para enfrentá-las com dignidade, coragem e fé. Já o que podemos mudar, mudemos. Mas se estiver difícil, tenhamos humildade para pedir ajuda, simplicidade para recebê-la e discernimento para saber utilizá-la.

*****

Ao lidar com os idosos da sua família, seja o mais carinhoso e gentil possível, principalmente na frente das crianças. Lembre-se de que os filhos seguem o nosso exemplo, e se eles o virem tratar seus pais, tios ou avós com descaso, impaciência ou crueldade, será dessa forma que eles, no futuro, irão tratar você. Os filhos crescerão à nossa imagem, portanto, faça da sua a mais correta e digna possível.

*****

Deus está presente em todos os momentos, em qualquer lugar do mundo, em cada vida, cada consciência humana. O planeta vive, respira, tem sua alma própria. Não maltrate a natureza divina com qualquer tipo de poluição ou destruição. Nós também somos parte dela. O sol se põe e nasce, continuando seu ciclo na mesma vida. Mas no ocaso de nosso corpo, temos que aguardar o renascimento. Colabore para que, ao renascer, todos encontremos o mesmo sol que hoje brilha, porque a natureza se cansa e, cansada, pode desistir de viver, levando com ela nosso último sopro de vida. Não deixe isso acontecer. Preserve o que é de todos nós.

*****

Usar drogas é instituir o caos na própria vida. Para os problemas insuportáveis ou insolúveis, existem terapeutas, sacerdotes, médicos e amigos. Procure a natureza, dê amor aos animais, faça o bem para iluminar a vida. Se a iluminação é melhor do que o caos, por que buscar a escuridão do abismo? Procure a luz em si mesmo, peça a alguém para ajudá-lo a encontrá-la em seu coração. Mas se você usar drogas, essa luz irá, aos poucos, se apagando dentro e fora de você. Seja forte, seja corajoso. Não tome o caminho mais fácil e mais difícil ao mesmo tempo. Não use drogas.

*****

Quando alguém o receber com raiva ou irritação, procure não responder. Não entre na energia de agressividade do outro, para que isso não afete o seu equilíbrio emocional e mental. Aquiete-se por um momento, irradie luz sobre vocês e, se preciso, afaste-se. Se você conseguir silenciar, sua raiva se dissipará em poucos momentos. Se for difícil para você engolir desaforos, procure imprimir à sua voz um tom mais ameno, com firmeza, porém, educação. Quando se recebe a agressão, pode-se ficar com ela, com metade dela ou com nenhuma parte. A escolha cabe a você.

*****

Ninguém precisa lhe dizer o que é certo ou errado, bom ou ruim, adequado ou não. Você tem um sinalizador perfeito dentro de si, que nunca falha quando utilizado com discernimento e sinceridade. É o bom-senso. Use-o.

*****

O caminho para a realização plena só se trilha com honestidade. Sem ela, cada passo é em falso, conduzindo a conquistas irreais e pouco duradouras. Sem a ilusão dos desejos desenfreados, os verdadeiros valores surgem como leme no oceano da vida, onde a honestidade brilha como estrela guia de nossas condutas. Não se permita perder na senda da ambição desmedida, pois o coração honesto é virtude que reflete na consciência, trazendo paz, tranquilidade e confiança.

*****

As pessoas mudam, acredite, e para melhor. Quem muda para pior, na verdade, nada mudou; apenas aproveitou a oportunidade de se mostrar como realmente é. É muito fácil ser bom quando se está livre das tentações e estímulos que a vida apresenta, mas nem sempre é fácil manter o equilíbrio quando se está diante de alguma provocação. Toda mudança é positiva. Se não for positiva, não é mudança, é apenas a liberação do verdadeiro eu.

*****

Se você pensa que a vida é ruim, procure não deixá-la ainda pior com a sua reclamação. A vida também pode ser boa, dependendo do que você pretende para si mesmo. Faça sempre o melhor, porque a vida fará por você o que de melhor ela puder.

*****

Não deposite suas expectativas naqueles que convivem com você. Filhos têm vontade própria e amigos nem sempre são como desejamos. Cada um tem o seu jeito, sua forma de pensar e de sentir, mas ninguém está certo nem errado. Aprenda a lidar com isso amadurecendo a noção de respeito. Lembre-se de que o seu direito termina onde começa o do próximo, assim como o seu espaço não pode invadir o espaço do outro. Sabendo respeitar e compreender que nem todo mundo é como você, suas relações se tornarão mais fáceis, mais espontâneas e com muito mais harmonia.

*****

As coisas mais simples, as pessoas mais modestas e as opções mais singelas, geralmente, são aquelas que nos farão felizes.

*****

Você não precisa gritar nem brigar com alguém cuja presença não lhe faz bem. Se não consegue vencer a antipatia, existe um jeito muito fácil de não se aborrecer. Afaste-se.

*****

Devemos sempre alimentar a esperança, mas jamais permitir que ela se confunda com ilusão. Quem espera não se deixa padecer nem desanimar, mas a ilusão engana, cria falsas realidades e deságua na desilusão. A esperança ajuda a alma, ao passo que a ilusão se perde nas artimanhas do desejo. É preciso estar preparado para a vida, sabendo que todas as coisas acontecem com todo mundo, mas sem esperar que elas aconteçam conosco. E se acontecerem, devemos lutar contra o que podemos e nos fortalecer na oração para enfrentar o inevitável.

*****

Revolta não leva a nada. Não adianta nos insurgirmos contra situações de injustiça ou crueldade. Lembremo-nos de que as injustiças na terra são meramente aparentes, porque Deus não erra e não deixaria a vida ser injusta. Nossa visão estreita não consegue enxergar que, por detrás de cada incidente no mundo, existe uma força poderosa guiando os acontecimentos. Muito dessa força depende de nós, das energias e das formas-pensamento que vamos liberando na atmosfera da Terra. Nosso planeta tem uma aura, formada da soma da aura de cada um de nós. Quanto mais elevarmos nossas vibrações áuricas, mais a atmosfera do mundo se purificará, deixando para trás a injustiça e a crueldade, que não terão mais razão de existir. Enquanto houver pessoas que acreditam no mal, colocando-se na posição de ferramentas para a realização da dor, haverá outros que escolherão experienciar situações difíceis, na tentativa de reconstruir seu passado. Mas, no dia em que não houver mais ninguém disposto a realizar tarefas malignas, os caminhos do crescimento serão outros, direcionados na senda do amor. As lágrimas ensinam, mas o sorriso franco deixa consolidado tudo o que já se aprendeu.

*****

Iluminar a vida é fazer das coisas realmente boas o foco da nossa atenção. São coisas boas da vida: amor, paz, amizade, carinho, bondade, alegria… Iluminar a vida é vivenciar esses sentimentos a cada dia, sempre com a certeza de que é nas coisas mais simples que encontraremos o real estado de ser feliz.

*****

Usar drogas é instituir o caos na própria vida. Para os problemas insuportáveis ou insolúveis, existem terapeutas, sacerdotes, médicos e amigos. Procure a natureza, dê amor aos animais, faça o bem para iluminar a vida. Se a iluminação é melhor do que o caos, por que buscar a escuridão do abismo? Procure a luz em si mesmo, peça a alguém para ajudá-lo a encontrá-la em seu coração. Mas se você usar drogas, essa luz irá, aos poucos, se apagando dentro e fora de você. Seja forte, seja corajoso. Não tome o caminho mais fácil e mais difícil ao mesmo tempo. Não use drogas.

*****

Antes de apontar os defeitos do próximo, consultemos o espelho da nossa alma. A imagem que vemos ali refletida é aquela que, muitas vezes, escondemos do mundo, mas que exibimos sempre que criticamos o outro. Por isso, cuidado. O que a gente vê é o que a gente tem, porque ninguém identifica um mal que não conhece.

*****

Algumas pessoas veem naqueles que têm algum tipo de dom uma figura importante, diferente, extraordinária, iluminada. Pode ser que o outro possua algo disso, mas também é um ser humano. Ninguém que vive neste mundo está isento de perturbações, desejos, equívocos. Importante não é ser o modelo de perfeição, mas o exemplo da busca do equilíbrio. A diferença entre uns e outros está justamente na atitude. Há aqueles que se contentam com suas ilusões e há os que procuram o caminho da verdade. Entre eles, está a vontade, o ideal que cada um construiu para si. Ainda assim, não há melhores nem piores, mas apenas pessoas vivendo seus momentos, de acordo com o que já aprendeu da vida.

*****

Não adianta pegarmos um atalho para tentar adiantar as coisas. É nos atalhos que se encontram, muitas vezes, os maiores perigos. Mais vale a estrada mais longa, porém, livre de armadilhas, que nos levará ao nosso destino no tempo certo, em segurança e em paz.

*****

Ir atrás de um sonho não é viver na ilusão do irrealizável. É simplesmente acreditar naquilo que é possível dentro das suas capacidades. Quem sonha conhece o seu potencial de realizar. Sonhe, acredite, realize.

*****

Nunca se canse de trabalhar a favor do bem. Mesmo que pareça estar sozinho, continue na sua luta pela consolidação do bem. O bem não morre, não desaparece nem pode ser vencido. O bem é o estado original de todas as coisas, sendo o mal apenas um desvio no curso natural da vida. O mal, um dia, se acaba, mas o bem, uma vez estabelecido, não desaparece jamais. O mal é ilusão; o bem é a verdade que unirá os homens, porque só pratica o bem aquele que traz o coração pleno de luz e amor.

*****

Palavras encontradas em um túmulo na 2ª Guerra Mundial: “Não há trevas no mundo que cheguem para apagar a luz de uma simples vela”. Comparando com as nossas vidas, tenhamos a certeza de que não há dificuldade capaz de nos abater enquanto mantivermos acesa a chama da esperança e da vida.

*****

Amigos jamais ficam invisíveis. Mesmo quando distantes, sua lembrança permanece ao nosso lado, porque amigos fazem bem, e o que faz bem nunca desaparece.

*****

É no silêncio da prece que conseguimos escutar a voz de Deus. Silencie as palavras inúteis, volte o pensamento para dentro de si mesmo, ouça o som da sua voz na quietude do coração e Deus estará presente. Mais do que presente, perceptível, porque Deus nunca falha, nunca nos abandona nem se esquece de nós, ainda que o desrespeitemos, o reneguemos ou ignoremos. Deus não pune; ama.

*****

Já existem muitos agentes poluentes soltos no ar que respiramos. Mas nós podemos fazer diferente. Podemos limpar a atmosfera astral que envolve o nosso planeta. Para isso, basta pensarmos em coisas boas, alegres, iluminadas. Quanto mais gente ligada na corrente do bem, mais ela se fortalecerá, pulverizando os miasmas invisíveis que poluem nosso ambiente fluídico. À medida que formos nos modificando, a aura energética do planeta se modificará conosco, porque isso depende de nós. Façamos, cada um, a nossa parte, porque o benefício, no final, será de todos.

*****

Não se desespere por causa dos seus erros. Existe sempre uma próxima vez e, da próxima vez, você acerta. Se ainda assim, não acertar, tente de novo. Persista.

*****

Não existe nada pior do que uma uma expressão de dor e nada melhor do que uma palavra de ânimo para desfazê-la.

*****

O amor genuíno é inabalável. Não se deixa enganar nem desanimar. Não aprisiona, não cobra, muito menos machuca. O amor genuíno é aquele que liberta, que tudo compreende e que nada pede em troca além da alegria de sentir no coração que fez alguém feliz.

*****

O orgulhoso é aquele que vai ao chão sem nem perceber que caiu.

*****

Não se esqueça dos momentos difíceis. Supere-os, mas guarde-os na lembrança, sem sofrer, para não repetir mais as ações daninhas. Lembrando-se de por que um dia caiu, dificilmente você cairá novamente.

*****

Se não puder fazer o bem, não faça nada. É melhor se omitir do que causar um mal, muitas vezes, de difícil reparação.

*****

Preste atenção no comando da vida: Viva.

Preste atenção na mensagem dos sonhos: Sonhe.

Preste atenção nos momentos de alegria: Alegre-se.

Preste atenção ao que diz a esperança: Espere, acredite e faça.

*****

Não se preocupe se você levar uns tombos de vez em quando. É assim que aprendemos a nos reerguer. Não tenha medo de cair, mas tenha coragem e determinação para sempre se levantar.

*****

Estamos sempre esperando alguma coisa: o emprego que não sai, o casamento que não acontece, o concurso em que não se passa, o negócio que nunca é fechado. Tudo bem, quem espera sempre alcança. Mas para alcançar, não basta ficar esperando. É preciso agir. Ficar acomodado só na esperança não resolve. A esperança dá ânimo e vontade de vencer, mas precisamos combiná-la com atitude. Quem age movimenta a vida e faz da esperança a porta de entrada das realizações. Não espere simplesmente. Faça acontecer.

*****

A morte não é o fim. Muito menos o começo. Morrer é continuar a viver em um mundo melhor, porém, diferente, sutil, harmonioso. Para alguns, pode ser difícil, assustador, doloroso. A cada um conforme suas obras, então, quanto mais bem espalharmos na terra, maior será o crédito da nossa consciência. Não precisamos temer a morte, mas respeitá-la. Ninguém morre de verdade.

*****

Ame a vida com tudo o que ela tem e o que ela oferece, porque todas as coisas, de uma maneira ou de outra, são parte de você, do que você já foi ou vai se tornar. Você já foi criança, portanto, ame as crianças. E se você não envelhecer, é porque o seu espírito escolheu um outro caminho. Ainda assim, ame os idosos. Eles são o seu espelho de amanhã.

*****

No dia em que nenhum de nós tiver um pensamento ruim, seremos perfeitos e não precisaremos mais estar aqui. Por enquanto, vivamos do jeito que somos, aceitando nossas limitações e nos esforçando para melhorar. O germe da perfeição reside latente em todos nós, porque Deus, que é perfeito, jamais criaria criaturas que não possuíssem esse potencial.

*****

Todos nós temos um espírito amigo a nos acompanhar, encarregado de nos transmitir conselhos, através das intuições e das pequenas coincidências da vida. Aprender a ouvir esses conselhos é estar atento a tudo que parece sem importância, porque nada, absolutamente nada, acontece por acaso. Tudo tem um motivo. Nossos amigos espirituais se comunicam conosco o tempo todo, mas nós, geralmente, nos fazemos surdos aos seus conselhos. Seguir a intuição sempre dá certo, e acreditar que aquela coincidência era a resposta que você estava esperando também. Mas temos que estar atentos ao fato de que o que nossos amigos nos sopram nem sempre é aquilo que desejamos ouvir. Quando isso acontece, a tendência é a gente descartar o recado, dizendo simplesmente que é bobagem, que é impressão ou coisa da nossa cabeça. Não é. Quando a gente se liga na energia divina, as respostas caem do céu na nossa frente, e mesmo que não sejam exatamente o que esperávamos, são elas que contêm o melhor para a nossa vida. Acreditemos sempre nisso e confiemos nas forças que regem o universo, pois elas se movimentam para favorecer o nosso bem.

*****

Desanimar acontece de vez em quando. Desistir simplesmente é que não dá. Se o seu objetivo não estiver dando certo, troque-o por outro. Desistir é entregar-se à derrota. Trocar é substituir o que não está bom por algo que tem chance de ser melhor.

*****

A beleza das palavras está no pensamento que elas traduzem.

*****

Não temos mais que viver do passado. Hoje, todo mundo já sabe, ou ao menos desconfia, o que fez lá atrás para atrair as situações do presente. Não nos aprisionemos mais às coisas que já se foram, deixemos ir aquelas às quais ainda, teimosamente, insistimos em nos apegar. Não importa se fomos maus, egoístas, levianos… O que tem importância é o que somos no presente, é valorizar tudo o que já aprendemos e modificamos. Se ontem fomos ruins, agradeçamos à vida por sermos hoje pessoas de bem. Deus quer o nosso melhor, quer que sigamos em frente, aprendendo com os erros do passado, sim, mas sem nos escravizarmos a eles. O que se foi não precisa voltar, a menos que não tenhamos aprendido. Valorizemos cada lição até aqui apreendida, porque estas são conquistas da alma, que nunca mais iremos perder.

*****

Só grita quem não sabe que é no silêncio que se guardam as maiores verdades. O sábio é sempre manso e pacífico, ao passo que a agressão é a arma dos iludidos, que nem percebem que vivem na ilusão.

*****

Dê-se o direito de ser frágil de vez em quando, de querer se recolher em si mesmo e não partilhar seus pensamentos. Isso não é fraqueza, nem egoísmo, nem falta de amizade. É respeito a si mesmo, à sua vontade e seus limites.

*****

Sempre haverá luz no caminho daqueles que não acreditam no poder das sombras. Iluminação ou treva é uma questão de crença e escolha: cada um escolhe no que quer acreditar.

*****

A melhor coisa para a consciência é sentir que não tem do que se arrepender ao encerrar o dia nem o que temer quando seus olhos se abrirem na manhã seguinte.

*****

Busque sempre a verdade dentro de si mesmo, porque o coração é o que mais sabe a respeito de você.

*****

A reencarnação é a maior chance de renovação que nós temos. Quando reencarnamos, começamos tudo do zero, renovados em nossos projetos e ideais. Saber que temos essa possibilidade nos traz esperança e nos faz crer que nada na vida é irreversível. Nessa vida ou em outra, sempre teremos a chance de nos modificar. A questão é saber onde se dará essa renovação, se nesse planeta ou em esferas mais primitivas. Para conquistar o direito de permanecer aqui, iniciemos já nosso processo de reformulação de valores internos, para que a onda magnética que repelirá os espíritos para outro mundo não nos alcance nem nos leve.

*****

Na sua próxima viagem, se possível, visite o mar. Ele é fonte inesgotável de energia, é a obra-prima da criação de Deus. Sem o mar, a vida seria sem graça, como se fosse desenhada em preto e branco. O mar é luz, é vida, é um sonho que nunca se acaba.

*****

Ninguém precisa ser perfeito nem bonzinho para um bom convívio em sociedade. Basta ter educação e respeito, que são fundamentais para a harmonia e o equilíbrio da coletividade humano.

*****

Quando alguém lhe perguntar alguma coisa, seja sincero em sua resposta, mas não use a sinceridade como arma camuflada de vingança, agressão ou escárnio. Às vezes, a verdade pode ser dura de ouvir, mas palavras amigas, amorosas e compreensivas tornam tudo mais fácil. A crítica, o julgamento e a recriminação são espelhos do que está oculto na alma de cada um. Não use o outro para descarregar suas frustrações, não se aproveite da fraqueza alheia para enaltecer o seu ego. Seja verdadeiro de uma forma digna, correta, com o único propósito de ajudar. E se você não encontrar nada de bom para dizer, simplesmente silencie. Não dizer nada é melhor do que ferir.

*****

Não existe certo nem errado; só o momento. Momentos são feitos de acordo com a maturidade ou imaturidade do espírito, modificando-se a todo instante, sempre que se aprende um pouco mais a amar.

*****

Não se culpe nem se cobre pelo que ainda não consegue realizar. Ao invés disso, valorize as coisas boas que já conquistou, ou seja, tudo o que traz iluminação à sua alma. Decepção, raiva, tristeza, desânimo, medo, frustração, mágoa, ciúme, inveja são coisas que todo mundo sente. Importante não é não sentir, pois isso seria fingir para si mesmo. Importante é reconhecer o que sente, aceitar e esforçar-se para melhorar. Todos nós nascemos com tudo isso, mas não significa que precisamos morrer do mesmo jeito.

Comentários dos usuários(0):(incluir comentario)

Ainda não há comentários

Comentar: