Março/2014

abr3

0

Pequenas mensagens para reflexão diária.

Um brinde a todas nós, mulheres, que espumamos quando sentimos raiva, somos frias quando precisamos, mas brilhamos feito ouro, porque nossa essência é completa, é plena, é cheia de tudo o que é verdadeiro, forte, corajoso, livre e sensível. Nossa essência pura é amor, e felizes são aquelas de nós que já conseguiram conquistar ou descobrir essa verdade.

*****

Fazer o melhor por si é a melhor maneira de melhorar o mundo. Quanto mais o ser humano se aprimora, mais impulsiona o progresso do planeta. Não cabe a ninguém tentar melhorar o próximo, porque a ninguém é dado o poder de valoração sobre as atitudes alheias. Cada um dá o que tem, portanto, preocupe-se em dar o seu melhor. O mundo agradece dando o que tem de melhor, que são as coisas realmente boas da vida.

*****

Coisas ruins acontecem com todo mundo. É uma ilusão supor que elas só acontecem com o outro. Aquele a quem coisas ruins aconteceram, na certa, também pensaram como nós.

Não subestime o poder do destino, pois ele costuma ser implacável com quem é despreparado para a vida. Respeite as experiências ruins. Elas podem ser dolorosas, mas jamais serão desfavoráveis. Preparar-se para a vida é aceitar como possível toda forma de experiência e confiar que tudo sempre acontece para o melhor. Deus não erra e sempre nos acolhe.

*****

Onde está o seu coração? Procure no mais íntimo de você mesmo e responda com sinceridade. O que é realmente importante na sua vida? Quais são os seus valores? São perguntas que devem ser feitas diariamente, com especial atenção à transformação das respostas. Não se deixe iludir pelos prazeres efêmeros. Eles são bons, mas passam. Aproveite-os, mas sabendo que são transitórios, que não são os verdadeiros valores da alma. Quais são os tesouros que você acumula na vida? Lembre-se das palavras de Jesus: “Onde estiver o seu tesouro, ali estará também o seu coração” (Lucas, 6:21). Onde está o seu tesouro?

*****

As aparências são exatamente o que dizem que são: aparências. São a fachada, o que parece ser, uma ilusão, uma falsa interpretação da realidade. Quem se deixa levar pelas aparências ainda está longe de saber o que realmente importa na vida. Quem é sábio vê além delas e enxerga o que realmente tem valor, que é a essência de um bom coração.

*****

Não existe inimizade entre os animais. O que existe são animais que, por instinto, lutam, matam e sobrevivem. Os animais não possuem discernimento, nem senso moral, nem razão. Não têm compromisso com bondade nem com maldade. Não analisam, não julgam, não discriminam. Mas são sinceros, verdadeiros, amigos. São puros em essência, sentem, ficam alegres, tristes, com raiva e ciúmes. Não são humanos, mas são divinos. Maltratar um animal é atentar contra a própria divindade. Não participe dessa turma que transforma os animais em coisas sem sentimentos. Seja mais um defensor da vida, lute pelo respeito aos animais. Eles agradecem, Deus fica feliz e sua alma se ilumina.

*****

O acaso nada mais é do que o resultado da força do destino agindo sobre nossas vidas. Mas o destino não é inevitável. Ele muda conforme nossas crenças mais verdadeiras e profundas. E o acaso muda com ele. Um mal fortuito pode se transformar num bem inesperado, mas previsto pelos governantes da vida. Seja você o governante do seu destino. Escolha o caminho do bem. Acredite no melhor.

*****

Cada vez que dizemos que a vida está difícil, mais difícil ela se torna. É claro que as coisas não são fáceis. Se fossem, não precisaríamos estar aqui, pois não teríamos mais nada para aprender. Mas ficar repetindo que está difícil só atrai mais e mais dificuldades. Manter um pensamento otimista é o primeiro passo para superar os obstáculos. Pedras no caminho, sempre haverá. Podemos pisar nelas, chutá-las, passar por cima ou simplesmente desviar delas. De tudo se tira um bem, e é com as situações difíceis que vamos conquistando as experiências da alma que nos fazem viver com dignidade, sabedoria e paciência.

*****

Que todas as noites sejam iluminadas, e que os sonhos repousem tranquilos nos braços de Deus.

*****

Precisamos aprender a confiar, a não olhar para o próximo como se ele fosse desonesto ou mentiroso. Sempre achamos que o outro vai nos enganar, roubar, iludir. Constantemente, pedimos provas da dignidade alheia, partindo do princípio de que a desonestidade é a regra. Não pode ser assim. A regra, em toda a sociedade, há de ser a ética. A falta dela é que deveria representar uma distorção.

Antes de duvidar da honestidade alheia, pense em você mesmo em igual situação. Será que você duvidaria de suas próprias palavras, atos e intenções?

*****

Pior do que não ver é fingir que nada viu. Quem fecha os olhos diante da vida abre as portas da alma para a mentira, a desconfiança e a incerteza. Seja sincero, tenha coragem. Enfrente, ainda que a si mesmo.

*****

Ser delicado e gentil não é para todos. Existem pessoas que não sabem ou não conseguem tratar bem os seus semelhantes. Gostam de humilhar, desprezar ou apenas ignorar os que julgam inferiores. Cegos pelo orgulho, perdem-se na ilusão do poder e da vaidade. Tudo bem. Cada um tem o seu tempo de amadurecer. E se você é uma dessas pessoas, tente mudar. Se pensar que é difícil, tente uma regra bem simples: Ninguém é obrigado a ser amoroso, mas ter educação e urbanidade é dever de todos nós.

*****

Tente não perder sua alegria. A vida é complicada, os estímulos que conduzem à perda de equilíbrio são muitos. Mas não permita que isso o transforme numa pessoa amarga ou raivosa. Reaja aos impulsos de agitação e nervosismo com paciência e calma. Pode não ser fácil, mas não é impossível. É uma questão de exercício. Antes de se deixar levar pelo desequilíbrio, pense em coisas simples e belas, pequenas para caber no seu pensamento, mas grandes o suficiente para preencher o seu coração.

*****

Se você se sente culpado pelo que já passou e não fez ou fez mal-feito, é hora de mudar. Não olhe para trás. Olhe para cima. A vida está sempre lá, dando a você a chance da renovação. Aproveite-a, você fez por merecer. Cada chance que a vida nos oferece é como uma estrela que não pode se apagar. Não faça isso a você mesmo. Não escolha a escuridão da uma alma culpada. Deixe brilhar a luz do perdão. Ilumine a si mesmo: perdoe-se.

*****

À mulher que já fez um aborto, um alerta: Você não está perdida, não é uma criminosa, não vai ser condenada à treva nem ao inferno. Aborto não é legal, nem do ponto de vista jurídico, nem do espiritual. Mas não é motivo para uma sentença de sofrimento sem volta. O importante não é o que você já fez, mas o que vai fazer. Não se prenda ao passado, mude o seu futuro. As pessoas cometem erros por ignorância. Não se culpe, não se atormente. Tente se modificar. Daqui para a frente, não faça mais.

*****

Nunca é tarde… Há sempre tempo para o arrependimento, o perdão, a confiança. Todo dia é tempo de recomeçar, porque a morte não espera e a vida anda para a frente. Não gaste sua energia lamentando o que se foi, não desperdice o seu tempo. Faça como o sol, que não se entrega às nuvens e nasce todo dia. Invista em você mesmo. Recomece.

*****

Nunca perca a esperança. Quem perde a esperança não vê nascer a confiança em si mesmo. Quem espera com sabedoria sabe o momento certo de agir, conhece a hora de entrar e de sair, sem se machucar, sem se iludir. Faça viver em você a esperança e alimente sua alma com seu fruto mais vivaz: a confiança.

*****

A vida não para, está sempre em movimento. Enquanto uns partem, outros chegam ao mundo para iniciar sua jornada. Todos nós, viajantes nesse planeta, aqui chegamos cheios de planos e partimos com a certeza do dever cumprido, a dúvida sobre o quanto realizamos ou a tristeza por nada termos feito. Todo mundo já foi criança, e só não envelhece quem morre jovem. Cabe a nós a escolha da porta que vamos atravessar quando deixarmos esta vida: a da satisfação, da dúvida ou do arrependimento.

*****

Quando o corpo envelhece e se curva, não são os anos que pesam, mas a sabedoria acumulada ao longo de toda uma vida. Respeite isso. Lembre-se de que a alma não envelhece e o coração não deixa de sentir. Tenha amor pelos idosos, tenha amor pelo seu futuro.

*****

Não venda sua dignidade por um punhado de ilusão. A ilusão se esvai, a dignidade se perde. Não se aprisione aos tesouros do mundo, não se torne escravo da ambição. Faça a escolha certa. Deixe ir o produto da riqueza capaz de lhe infligir feridas na alma. As privações se curam com esforço e fé, ao passo que as chagas da alma só cicatrizam com o tempo e, senão com dor, à custa de muito sacrifício. O que fica para sempre são as boas atitudes cultivadas no decorrer da vida. Não perca a oportunidade de fazer coisas boas, pois são elas que falarão a seu favor quando chegar a hora de você se entender com a sua consciência.

*****

Deus não nos abandona, não nos esquece, não nos viras as costas. Somos nós que, às vezes, O deixamos de lado. Ainda assim, Ele não desiste de nós. Está sempre ali, ainda que nós não O queiramos ao nosso lado, porque Ele vive dentro de nós. É a nossa voz, os nossos olhos, a nossa razão. É a nossa emoção mais profunda e verdadeira. É o que temos de melhor e o que estamos lutando para melhorar. Deus é a nossa força, a nossa vontade, a nossa fé. Deus é tudo de bom que existe em nós, nossa sabedoria, nossa verdade. E, como em tudo há um oposto, Deus também se revela nos opostos, para que, através da sombra, possamos ver e reconhecer a luz que há em nós. Acredite nisso. Acredite em Deus, acredite em você.

*****

Onde estão nossas diferenças? Na expressão da nossa vontade, nas escolhas que fazemos na vida ou antes dela. E isso é tão pouco… No mais importante, somos todos iguais, porque somos todos um só.

*****

Cairão as fronteiras do mundo quando todos percebermos que a humanidade é uma só, e ninguém detém o privilégio de ser mais importante aos olhos de Deus. Ele, sim, é o dono do mundo. Nós somos apenas seus beneficiários. Nada nos pertence, tudo pertence a Deus.

*****

Todo coração tem algo de bom. Alguns, ainda imaturos, não percebem essa verdade. Mas chegará um tempo em que todos, sem exceção, vibrarão nessa mesma sintonia. Ajude os que não conhecem o bem a despertar a bondade de seus corações. Dê o seu exemplo.

*****

Existem muitas coisas na vida, mas poucas são as que realmente valem a pena. Não perca o seu tempo em busca de ilusões. Preserve as pequenas coisas, porque elas são as maiores em essência. Não custam nada, mas seu valor é inestimável.

*****

Por que procurar lá fora o que você já tem aí dentro? Não se apoie tanto na opinião alheia, porque o melhor para a sua vida está guardado no seu coração. Consulte-o em silêncio, pois só você é capaz de ouvir o que ele tem a dizer. E acredite: ele não mente. Siga-o e você será mais feliz. Ou, pelo menos, não terá do que se arrepender.

*****

A sua vida tem importância. Por mais que você pense que não, você é uma pessoa especial. Quem diz o contrário procura descontar em você sua própria falta de autoestima. Deus não privilegia ninguém, não tem preferências, não hierarquiza. Deus ama. Quem põe rótulo nas pessoas são as próprias pessoas, normalmente, para desviar a atenção de seus defeitos. Não ligue para isso. Os amigos existem para nos colocar para cima, ainda que digam verdades que possam machucar. Elas machucam, mas despertam e, despertando, ajudam.

*****

O que seria de nós se não houvesse uma segunda chance? Deus nos dá novas oportunidades a cada dia, além de nos confortar com a certeza da reencarnação. Sempre teremos a chance de recomeçar. A natureza não morre, nossa alma também não. Só não transforme isso em uma desculpa para adiar o inadiável ou negligenciar o que é importante. Faça o seu melhor sempre.

*****

Nada liberta mais do que o perdão. Ao contrário, a maior prisão é o desejo de vingança. Não se permita cair preso nessa armadilha. Vingança é uma teia que se enreda cada vez mais, a tal ponto que fica difícil, mais tarde, de se desatar. Seja uma pessoa livre. Perdoe.

*****

Não exija tanto de si mesmo. Não procure ser infalível nem indestrutível. Agindo assim, você só vai se machucar. Todo mundo tem seus momentos de fragilidade e derrota. São coisas da vida. Aprenda a lidar com elas. Chore, xingue, grite (só não mate nem agrida ninguém, por favor). Depois pense em algo bom, algo bonito. Aceite que não é perfeito e torne sua vida mais fácil.

*****

Escolha passar pela vida de forma amena. A vida é cor, luz, alegria. Somos nós que a fazemos triste. Deixe que a tristeza se perca numa estrada de flores. Mais tarde, a vida a devolverá transformada e bela, com as experiências que o tornarão uma pessoa mais segura e feliz.

*****

Muitas vezes, a dificuldade está na forma como encaramos certas coisas. Somos tão rigorosos, estamos tão presos a convenções e costumes que nem nos permitimos imaginar saídas diferentes e criativas. Nos esquecemos de que mudar algumas coisas é muito simples: basta uma pequena mudança de pensamento.

*****

Ninguém tem necessidade de assumir todos os problemas, tarefas e responsabilidades. Isso é fruto do orgulho, que nos faz crer que somos os mais capazes, ou temer que o outro seja melhor do que nós. Ninguém quer perder, principalmente, o poder, seja ele sobre o que for. Não se deixe levar por essa mentira. Acredite no outro, delegue, tire a sobrecarga de si mesmo. Confiando no próximo, com certeza, você irá se surpreender.

*****

Todo mundo anda estressado. Estresse faz parte da atualidade. Ninguém tem mais paciência, todo mundo perdeu o bom-senso e muitos nunca tiveram respeito. E tudo isso, muitas vezes, por nada. É difícil ceder, é duro perder, é impossível esperar. Mas não precisa ser assim. Uma pequena atitude pode mudar todo esse estresse. Seja o primeiro a ceder, a aceitar a perda, a esperar. Dê o seu exemplo. É fácil, e o mundo vai respirar muito mais aliviado depois disso.

*****

Justiça não é vingança. Não procure, sob o pretexto de buscar justiça, vingar-se de quem você pensa que lhe fez mal. A justiça, quem faz é a vida. A vingança parte de nós. A justiça tem equilíbrio, a vingança pende para o mal. A justiça é cega, a vingança só enxerga a si mesma. A justiça usa a força apenas quando necessário para assegurar a harmonia. A vingança é a força movimentando desavenças. A justiça é resultado da lei do retorno. A vingança é sua causa. Pense nisso antes de dizer que não perdoa.

Comentários dos usuários(0):(incluir comentario)

Ainda não há comentários

Comentar: