Julho/2011

jul30

1

Pequenas mensagens para reflexão diária.

Não diga: “não adianta”. Isso só faz fortalecer a dificuldade, impedindo a transformação. Se todo mundo achar que não adianta fazer alguma coisa, essa coisa jamais será feita. Pense, ao contrário, em ser o pioneiro na mudança de atitudes, mesmo que outros não o acompanhem. Pode ser que eles não o sigam no início, mas nada melhor do que o exemplo para conquistar seguidores.

*****

O mundo não é dos espertos. É das pessoas honestas e verdadeiras. A esperteza, um dia, é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as gerações do futuro. Uma corrompe a vida; a outra enobrece a alma.

*****

Ao ver duas ou mais pessoas brigando, não critique nem procure tomar partido. Faça uma oração, pedindo calma e bom-senso. Conjeturar sobre os motivos da briga atrai energias de desavença e discórdia. Orar, ao contrário, faz uma conexão com vibrações de paz e harmonia, que é só de que necessitam os rivais em qualquer rixa. Esse é o nosso papel. O de ajudar, não de estimular a cizânia.

*****

Quando passar por um acidente na rua, não pare para olhar. Substitua a curiosidade pela oração. Nada de muito elaborado, basta um simples pensamento de luz sobre aquela situação. Isso ajuda a desmanchar energias densas e a clarear a mente dos envolvidos. Além disso, traz leveza e satisfação a quem ora, pois a certeza de ter ajudado é muito melhor do que a curiosidade satisfeita.

*****

A caridade começa conosco. Não adianta fazermos tudo pelo próximo e nos esquecermos de nós mesmos. Somente quando estamos bem é que temos condições de ajudar o outro. Do contrário, seremos enfermos tentando ajudar os doentes.

*****

Medo não é covardia. Enfrentá-lo é sinal de coragem, embora isso não seja absoluto. O medo paralisa, mas também serve de limite, trazendo prudência. Devemos tentar vencê-lo, sem, contudo, nos violentarmos. Se for exigir demais de nós, deixemos passar. Raciocinar e compreender as razões de nossos medos é um caminho para superá-los.

*****

Todo mundo deve aprender a dar valor a si próprio. Nossa maior tendência ainda é a desvalorização, a vergonha de ter orgulho de nós mesmos. Não precisamos ser assim. Valorizar o que temos de bom é o primeiro passo para o sucesso. Isso não se confunde com esnobismo nem depreciação do outro. É uma questão de autoestima. Cada um com seu talento deve buscar o reconhecimento de seus valores.

*****

Quando a gente reza, o universo se ilumina e deixa fluir um pouco dessa luminosidade sobre nós. Rezar é o remédio para todos os males, a luz que afasta as sombras, o alívio para a os momentos de dor. Deus está presente em cada oração, por mais pequenina que seja, porque nenhuma prece é pequena demais para o Seu amor.

*****

O sorriso é universal. Pode ser que não saibamos nos comunicar em outras línguas, mas se alguém sorri, a simpatia já fica estabelecida. Nunca deixe de sorrir. Mesmo que a tristeza insista em vencer, resista. Pense em coisas boas, nas pessoas que ama, em coisas que admira. Se tudo isso falhar, sorria diante da certeza de que tudo vai passar.

*****

Não custa nada ouvir um amigo. Ele pode parecer chato às vezes, mas talvez só deseje um pouco de atenção. Se pararmos um pouco a nossa correria, veremos que não perdemos tempo apenas em ouvir. Não é caridade com o próximo, é conosco. O outro precisa de um conselho, um ombro amigo. Mas nós necessitamos aprender a cooperar. Vai nos ajudar a crescer.

*****

Sempre que formulamos uma pergunta, a vida se encarrega de nos mandar a resposta. Pode ser que ela não venha de forma clara, da maneira fácil como desejamos tudo. Pode estar num outdoor, num livro, novela ou comercial de TV. De tudo, Deus se utiliza para falar conosco. Temos que prestar atenção e aprender a não descartar as “coincidências” absurdas. Nada é absurdo. Deus é possível e sempre se comunica conosco.

*****

Todos os dias são bênçãos de Deus. Não há um dia sequer em que não nos seja dada a oportunidade de crescimento. O que precisamos é nos alertar para as mensagens que a vida nos dá, convocando-nos ao aprendizado constante. Nas menores coisas, nas mais simples, naquelas que passam despercebidas por nós é que está a nossa lição. Basta querermos ver.

*****

Procure não guardar ressentimentos. Se você se sentir magoado pelo que alguém lhe fez, lembre-se: a mágoa é sua. O outro é só um instrumento. A mágoa, porém, está dentro de nós, não do outro. Ele um dia terá que se ajustar com a sua consciência, isso é um problema dele. Não permita que a atitude de ninguém interfira com a sua alegria de viver. Perdoe.

*****

Ninguém irá julgar nossos atos nem nos condenar pelo que fazemos. Depois dessa vida, não haverá tribunais nem prisões, nem castigos. Apenas nós e a nossa consciência…

*****

É preciso sonhar. Quem não sonha nada faz, porque são os sonhos que nos movimentam e nos estimulam a buscar o melhor para nossas vidas. Sonhar não é alimentar a ilusão. É idealizar o futuro realizável, sabendo que ele poderá ser conquistado com o emprego da nossa vontade. Se sonharmos com 20 e realizarmos 5, já estaremos lucrando.

*****

É preciso sonhar. Quem não sonha nada faz, porque são os sonhos que nos movimentam e nos estimulam a buscar o melhor para nossas vidas. Sonhar não é alimentar a ilusão. É idealizar o futuro realizável, sabendo que ele poderá ser conquistado com o emprego da nossa vontade. Se sonharmos com 20 e realizarmos 5, já estaremos lucrando.

*****

Nem sempre o que é direito é também moral. Antes de tomarmos providências que julgamos ser do nosso direito, porque amparadas na lei, pensemos se elas estão em conformidade com a moral. Às vezes, é melhor perder um pouco de dinheiro do que abrir mão da dignidade.

*****

Toda vida merece respeito. Por isso, não devemos matar nada que vive, seja animal ou vegetal. Mesmo os insetos têm direito à vida. Sempre que possível, evite matá-los. Ninguém precisa ser fanático nem louco, mas por que pisar na formiga se podemos passar por cima dela?

*****

A música tem o poder de nos acalmar e provocar as reflexões mais profundas. Ouvir música ilumina a alma, desperta nossa sensibilidade, nos coloca em comunhão com dimensões mais elevadas e nos traz a alegria mais genuína de viver. Também evoca lembranças e estimula o pranto nos momentos em que mais precisamos chorar. Sempre que puder, ligue o rádio, coloque um CD e sinta a vibração da música em seu corpo emocional.

*****

Se você acha ou sabe que fez algo na vida que não devia, não se culpe; modifique-se. Se você não consegue se modificar, não se culpe, aceite-se, mas nunca deixe de tentar. Se você não consegue nem se aceitar, ainda assim, não se culpe. Ame-se. Isso resolve tudo.

*****

Não acredite que o mundo está perdido. O mundo está mudando. Se ele se perder, será porque nós nos distanciamos demais da divindade. Mas Deus não nos pôs aqui para que nos afastássemos Dele. Deus nos colocou no mundo com a missão de fazê-lo evoluir, para que possamos evoluir junto com ele. Acredite que o mundo caminha para um futuro melhor.

*****

Honrar pai e mãe é um dever de todos nós. Não importa se com eles nos damos bem ou mal. Fomos nós que os escolhemos. Demonstremos gratidão aos seres que se dispuseram a nos trazer à vida. Tenhamos calma, paciência, amor. Viemos juntos para, através da convivência diária, fortalecermos ou criamos laços de amor. Seria muito bom se ninguém se negasse a isso.

*****

Todo mundo é dotado de bom-senso. Devemos usá-lo em todas as situações da vida. Só não o tem quem ainda é muito primitivo ou imaturo aos extremos. Mesmo assim, ele está lá, embora latente ou oprimido. Sempre que estivermos em dúvida sobre como proceder, devemos acionar nosso bom-senso. Ele nos responderá com a simples demonstração de como nos sentiríamos se a situação fosse inversa. Não falha.

*****

Gratidão é muito importante. Às vezes falamos que somos gratos, mas será que realmente somos? Não basta dizer. Nossas atitudes é que a demonstram. Também não precisamos ser submissos nem nos anular, nem fazer tudo o que nos pedem. Para ter gratidão basta reconhecer o bem que nos fazem através do respeito e da consideração.

*****

Não permita que momentos de desânimo contaminem sua vida inteira. Com paciência e confiança, eles passam. Mas a vida… sempre segue avante. Melhor é esperar e se esforçar para vencer o desânimo do que deixar que a vida perca a graça de ser vivida.

*****

Cada dia que passa é mais uma vitória na nossa vida. Precisamos aprender a valorizar nossas conquistas e nossas derrotas, porque são elas que nos estimulam a vencer. Muitas vezes, é a raiva que sentimos pelo aparente fracasso que nos dá coragem e não nos deixa desanimar. A raiva se transforma em força, da força passa à ação, e a ação nos torna vitoriosos.

*****

Jesus é nosso amigo. Converse com ele.

*****

Ninguém é coitadinho. Deparamo-nos com as dificuldades que escolhemos ou atraímos para nossas vidas. Se ainda não sabemos escolher bons resultados para nossas ações, o problema é somente nosso. O outro só é responsável por nos fazer sofrer ou aborrecer na medida exata em que lhe damos esse poder.

*****

Precisamos ser mais tolerantes uns com os outros. Lembremos que as nossas dificuldades podem ser as mesmas de muitos ou de todos. Vivemos um período de elevado desgaste emocional, todo mundo parece estar com os nervos despedaçados. Não devemos ficar esperando que a atitude do outro seja racional ou polida. Para uma convivência pacífica, sejamos os primeiros a dar o exemplo com educação e gentileza.

*****

Nem sempre estar sozinho é sinônimo de solidão. Muitas vezes, para o amadurecimento e a reflexão, precisamos estar recolhidos em nós. Temos que saber diferenciar um estado do outro. A solidão traz dor e tristeza. O recolhimento, não. É um caminho para a transcendência espiritual; passa pelo reconhecimento e a reavaliação do que somos, queremos e de tudo em que acreditamos.

*****

Um homem perguntou para Deus: “Onde estás?” E Deus respondeu: “Olha-te no espelho”.

*****

Quando não conseguimos fazer o que achamos que deveríamos, temos que ter calma. Paciência, compreensão e tolerância são excelentes remédios para as dificuldades e devemos começar usando-os em nós mesmos. Temos que ser pacientes com as nossas limitações, compreensivos com as nossas dificuldades e tolerantes com nossa imaturidade. São atos de amor que devemos ter conosco, em primeiro lugar.

*****

Não precisamos ser sérios para demonstrar responsabilidade. Pessoas muito sisudas tendem a se isolar. Ninguém gosta quando o outro só reclama da vida ou não tem senso de humor. Alegria é fundamental para nossas relações e o nosso bem-estar. Descontração e bom humor atraem pessoas alegres e divertidas. É muito melhor estar do lado alto astral da vida.

*****

Quando a gente achar que está num beco sem saída, basta olhar para o alto. Deus, lá de cima, sempre nos mostra um caminho.

*****

Cuidar da natureza é um ato de amor a nós mesmos. Se a nossa sobrevivência depende dela, quem destrói a natureza vai destruindo a própria vida.

*****

A melhor forma de evitar o ciúme é compreender que ninguém nos pertence.

*****

Crianças não são bonecos. Muito menos nossa válvula de escape. Não é justo descontar nossas frustrações nas crianças. Quando elas se agitam, estão refletindo nosso interior. Se não nos ouvem, é porque não ouvimos a nós mesmos. E se nos respondem mal, é porque não temos coisas boas a dizer. Se dermos o exemplo com a nossa atitude, elas serão as primeiras a nos corresponder.

*****

Não grite. Gritar é para quem não tem razão ou não se sente seguro de seu poder. Falar baixo, ao contrário, acalma os nervos de quem ouve e mantém serena a alma de quem fala. Quando a gente grita, o outro grita mais alto para fazer-se ouvir. Mas quando a gente fala baixinho, o outro silencia para poder nos escutar. Assim, todo mundo se entende.

*****

Pela noite de sono que me aguarda, peço a Deus que a faça tranquila. Para os meus amigos, peço as coisas boas da vida, as coisas saudáveis, iluminadas. Para os que ficam, guardem a luz em seus corações.

*****

Não use drogas. Se os problemas estão difíceis de resolver, procure ajuda espiritual. Religiões pelo mundo afora têm ajudado pessoas a vencer suas dificuldades só com a ferramenta do amor, sem julgamentos nem recriminação. Por isso, antes de iniciar esse caminho tortuoso, pense bem. Todo mundo sente ou sentiu dor um dia, isso não é privilégio de ninguém. Mas a dor passa, o vício fica. Vale a pena esperar.

*****

Cada vez que uma estrela brilha, Deus nos dá provas de que está olhando por nós. Como há estrelas brilhando pelos céus de todo o planeta, a todo instante e para sempre, é sinal de que Deus nunca deixará de olhar por nós.

*****

Trânsito é sinônimo de estresse. Exigimos que nos respeitem, mas somos os primeiros a desrespeitar. Pedimos passagem, mas não sabemos ceder. Aceleramos para ninguém entrar na nossa frente, fechamos as vias e ficamos indignados quando fazem isso conosco. Se dermos o primeiro passo no caminho da tolerância e do respeito, outros nos seguirão. Quem toma consciência primeiro é quem primeiro deve tentar.

*****

Excesso de exigência leva à frustração. Somos seres pequeninos, não sabemos de tudo, nem todas as coisas estão ao nosso alcance. Aceitar nossas limitações é a melhor forma de superá-las e empreender novas conquistas.

*****

Perdoar não dói. Faz bem à alma, ao coração e à saúde. Quem perdoa se liberta, fica mais leve, aliviado. Quem não perdoa se aprisiona a coisas ruins, à dificuldade, ao passado que já se foi. Não vive o presente, ou vive-o com limitação e medo. E é preciso um pouco de audácia. Não é todo mundo que tem coragem de se desapegar do orgulho para perdoar. Difícil? Pode ser. Impossível, só se a gente quiser.

*****

Precisamos eleger prioridades. A hierarquização das nossas necessidades decorre do valor que cada um de nós dá às coisas da vida. Ao montarmos nossa pirâmide pessoal, sejamos honestos. Não adianta colocarmos no ápice aquilo que achamos que deve ser ou que os outros vão admirar. Isso é um boicote às nossas oportunidades de transformação. Nossa pirâmide há de ser maleável, assim como nós.

*****

Se nos mostrarmos implacáveis com a vida, ela será implacável conosco também. Antes de julgarmos e criticarmos a atitude do outro, lembremos que também não somos perfeitos. Justificar nossas deficiências morais comparando-as com a do próximo não passa de pretensão e orgulho. Essa valoração não pertence a nós, mas a Deus e à nossa consciência.

*****

Nós não precisamos ser sempre fortes. Temos o direito de nos sentir frágeis e de pedir um pouco de carinho e atenção. Podemos fazer isso sem nos colocarmos no lugar de coitadinhos. Basta um pouco de sinceridade e simplicidade. Saber pedir, muitas vezes, é mais difícil do que doar.

*****

A oração independe de palavras bonitas. Para nos conectarmos com Deus, basta que tenhamos o coração aberto à percepção da sutileza da vida.

*****

O sono é um reparador da alma. Ao dormir, amigos espirituais costumam nos visitar e levar para conversas ou palestras no mundo invisível, onde continuamos a nossa preparação para a vida. Muitos dos nossos sonhos são resquícios dessas lembranças. Lembremo-nos de orar sempre, para que nossos amigos encontrem fácil acesso em nosso ambiente astral.

*****

A noite chega ao fim, mas os nossos sonhos não terminam com ela. Um sonho nunca pode acabar. Sem sonhos, somos pensamentos vazios, porque tudo o que construímos e conquistamos se faz primeiro na nossa mente. Só quem sonha realiza.

*****

Afeto não custa dinheiro nem desperdiça riqueza. Doar afeto é o que enriquece a alma.

*****

Decepções sempre acontecem. O que precisamos é estar preparados para enfrentá-las. A lamentação não ergue o nosso ânimo. Ao contrário, nos coloca ainda mais para baixo. Adotar atitudes de otimismo é uma arma infalível contra a derrota. E se ficar difícil, nada como a oração para dar um empurrãozinho. Infalível.

*****

Se olharmos para dentro de nós, veremos que é perda de tempo prestar atenção na atitude do outro. Cada um deve cuidar de si, preocupar-se com o que é seu, dar importância a suas próprias ações ou omissões. Ao outro, cabe adotar as mesmas atitudes com ele mesmo.

*****

Na dúvida sobre se devemos ou não adotar determinada atitude para com o nosso próximo, é melhor consultarmos nosso próprio coração para saber se gostaríamos que fizessem a mesma coisa conosco. Empatia é fundamental.

*****

Para obter sucesso na vida, é preciso aplicar a vontade, acreditar que pode e saber que merece.

*****

O sorriso é a linguagem universal da amizade, da compreensão e do amor.

*****

Perdão é a senha para a libertação da alma.

*****

Noto que as questões legais e jurídicas, aliadas ao exercício da moral, trazem questionamentos importantes. Saber o que é direito ou não, dentro da ótica da moral, às vezes pode ser complicado. No entanto, a regra geral da empatia vale para tudo. Temos sempre que nos colocar na posição do outro. Tendo direito ou não, a moral sempre deve estar acima de qualquer coisa. E o Direito, muito embora se preocupe com essas questões, nem sempre caminha lado a lado com a moral, já que ela está restrita ao foro íntimo de cada um. Uma análise sincera das nossas intenções sempre é necessária. Quando recorrermos à Justiça, temos que avaliar o que realmente estamos buscando: fazer valer o nosso direito ou nos darmos bem. Usar os meios jurídicos para obter vantagem não é o caminho mais adequado. Vingança sob o pretexto da justiça nada mais é do que exteriorização do orgulho em sua forma mais daninha. A Justiça não é o caminho do enriquecimento. É um meio imparcial de que o Estado se utiliza para dar a cada um o que é seu. Precisamos avaliar o que é realmente nosso e não ambicionar o que é do outro nem o que podemos dele tirar.

*****

Tudo na vida tem importância. É preciso, porém, saber distinguir o valor de cada coisa. Bens materiais, no nosso mundo, são valores relevantes, porque o homem ainda trabalha para a produção da riqueza. Ideal seria trabalhar unicamente pelo bem-estar da coletividade. Enquanto isso não acontece, vamos nos estimulando pela conquista do dinheiro. Tudo bem, esse ainda é o momento da Terra, é nosso direito, desde que exercido com honestidade e respeito. Mas os valores externos não são verdadeiros. São meras ilusões ditadas pela necessidade de satisfação dos nossos desejos. São transitórios, padecem com a morte. Se é assim, precisamos estar atentos ao que realmente queremos formatar para a nossa alma. O que é da matéria permanece na matéria. Logo, nenhum patrimônio vai nos acompanhar após a morte do corpo físico. Se o que levamos são nossas ações, então, vamos caprichar na qualidade do que fazemos. Tratar os bens materiais com respeito é nosso dever. Tudo o que existe no mundo é para ser utilizado, mas com ponderação e equilíbrio. Dinheiro é bom, contudo, nunca será mais importante do que os verdadeiros valores do espírito: amor, amizade, respeito, caridade, solidariedade, afeto…  Saber o lugar de cada coisa é fundamental para a organização da nossa trajetória, porque só quando percebemos que a relevância maior está nas conquistas do espírito é que estamos realmente prontos para lidar com os valores materiais de forma segura, equilibrada e saudável.

Comentários dos usuários(1):(incluir comentario)

  1. José Carlos Armando em 02 de abril de 2014, disse:

    Gostei muito. São palavras que enriquecem extremamente a alma daqueles que acreditam nos valores futuros.
    Pena que os moradores do nosso PLANETA ainda não estejam preparados para entende-las.

Comentar: