Novembro/2011

jan14

0

Pequenas mensagens para reflexão diária.

Hoje é dia dos mortos. Não precisamos de nenhum dia especial para nos lembrar com carinho daqueles que já partiram. No entanto, a vibração deste dia é de saudade e de amor. Vamos aproveitar essa onda energética para enviar aos que se encontram no mundo espiritual os nossos melhores sentimentos. Uma simples oração já basta, desejando aos desencarnados um despertar em equilíbrio, desapego das coisas terrenas, fé e esperança no futuro. E não nos esqueçamos da lembrança serena, do amor eterno, da saudade que conforta com a certeza de que eles não foram esquecidos.

*****

Esperança sempre cai bem. Nunca é demais a gente acreditar em dias melhores. Quem se entrega ao pessimismo assume a derrota da vida, e não é isso, absolutamente, que nossa alma espera de nós. Também não é necessário cairmos na autoexigência e sofrer porque não conseguimos superar nossas dificuldades. Tudo tem a sua hora, o seu momento, mas quanto mais nos esforçarmos para vencer, mais próximos estarmos da vitória. Uma coisa é ficar triste, fraquejar, questionar, ter dúvidas. Outra, bem diferente, é assumir o derrotismo e simplesmente desistir de viver.

*****

Quando um amigo não estiver em condições de fazer o que você acha que é o certo, não insista. É claro que você quer o melhor para ele, mas nem sempre, o melhor para você é também para o outro. Limite-se a ouvir, dar apoio, mostrar que está ali. Pode ser que você não concorde com nada do que ele diz, mas ninguém precisa concordar para compreender. Muitas vezes, a palavra cai no vazio quando o outro não está pronto para ouvi-la. Melhor é esperar e rezar para que a tempestade passe e ele consiga, ao menos, dar-se a chance de escutar. Nesse processo, a amizade sincera é de fundamental importância, porque o verdadeiro amigo não julga nem critica, mas é capaz de confortar com o gesto simples de um abraço.

*****

As coisas boas da vida não são apenas aquelas que nos dão prazer material. Essas são, em realidade, a minoria. Coisas boas são as iluminadas, que enchem de alegria os nossos dias, como a simplicidade de um sorriso, uma palavra amorosa, o silêncio do abraço que conforta. Ter amigos e ser amigo são coisas que iluminam qualquer alma. Toda vez que chegarmos a algum lugar, saudemos os que lá se encontram com nossos melhores sentimentos. Ao partir, deixemos nos que ficam a saudade das nossas boas obras. De tudo o que damos, podemos esperar a maior recompensa, essa sim, a verdadeira iluminação.

*****

Ninguém pode ser culpado pelos seus dias de mau-humor. Há momentos em que todo mundo tem vontade de sumir e não falar com ninguém. Tudo bem, são coisas que fazem parte da vida. Há que se observar, no entanto, que o outro também não tem culpa pelo que nos acontece de ruim. Se tratarmos o próximo com grosseria, muito provavelmente, será grosseria que ele nos devolverá, alimentando nossa aura de irritação. Por isso, quando estivermos aborrecidos, procuremos orar e guardar para nós a nossa exasperação. Ela passa mas, com certeza, o mal que jogamos no outro, de alguma forma, encontrará um jeito de retornar para nós.

*****

Não veja as enfermidades como punição. Elas são uma oportunidade que a vida nos dá de iniciarmos a nossa transformação. A cura para todas as doenças está em nossas mãos, os médicos são apenas instrumentos para a realização da vontade da nossa alma. Ainda não desenvolvemos nossas capacidades ao ponto de sempre empreendermos a autocura, mas estamos nesse caminho. Por isso, diante dos males físicos, não se desespere. A esperança é importante estágio no caminho da cura. E reze sempre, pois o elo mantido com a espiritualidade torna forte o espírito para enfrentar cada passo da jornada.

*****

Sempre que você passar diante de alguma situação difícil na qual não possa intervir para ajudar, faça uma oração. Peça à grande luz que irradie sobre os corações e mentes dos envolvidos vibrações de serenidade, paciência, amor e compreensão. Faça isso nos hospitais, nas ruas, nas estradas, frente aos desastres, catástrofes ou brigas. Mesmo que você não consiga reverter aquela situação, a energia de bem que você ali depositou contribuirá para restaurar a harmonia do ambiente e para o reequilíbrio das pessoas envolvidas. Não critique, não julgue, não condene. Apiede-se, sim, pois a piedade é sinal de empatia e sensibilidade. Fazendo assim, você estará ajudando e colaborando com o plano espiritual, que se utiliza daqueles que se colocam disponíveis para realização da obra de Deus.

*****

Tudo na vida tem um motivo para acontecer. O fato de desconhecermos esse motivo não torna as coisas aleatórias nem injustas. A vida trabalha com sabedoria, encaixando engrenagens para que se movimente a máquina que nos conduz à evolução. Há uma explicação para cada coisa que nos acontece, nada está fora de lugar. Precisamos apenas confiar mais na orientação divina, pois Deus quer o nosso bem e jamais faria algo para nos prejudicar. Se prejudicamos a nós mesmos, é por escolha da nossa própria ignorância.

*****

Existem milhares de pessoas que não conhecemos e que precisam de nós. Muitos estão atormentados nos presídios, esquecidos nos asilos, abandonados nos hospitais. Parece que não, mas podemos fazer algo a respeito. Podemos sentir empatia e orar.

*****

Sorria mais. Sorrir movimenta os músculos da face e ilumina a alma. Se não estiver com vontade de sorrir, pense em alguma coisa engraçada. Não precisa usar de falsidade nem se forçar ao que não sente, mas não custa nada tentar lembrar de algo que o faça feliz. Através do sorriso, atraímos pessoas simpáticas, porque nos mostramos simpáticos também. Sem contar a aura ao nosso redor, que fica cheia de cores alegres, capaz de magnetizar energias mais puras e límpidas. Não é isso que todo mundo quer?

*****

Sinta-se parte do novo mundo. Para isso, viva, faça acontecer as coisas que você planeja, liberte-se de preconceitos e valores ultrapassados. O momento agora é de reflexão para posterior ação. Reconstruir a vida sobre os escombros do passado pode não ser fácil, mas é uma boa maneira de nos assegurarmos de que o futuro será melhor.

*****

Procure não ceder às facilidades da vida. Muitas vezes, elas são armadilhas camufladas. Os seres das sombras estão sempre à espreita de um momento de fraqueza para nos atingir. Deixando-nos seduzir pelas coisas fáceis e prazerosas, muitas vezes, vamos nos distanciando das verdades divinas, permitindo que energias densas embotem o nosso raciocínio. Nem tudo o que vem fácil é assim. Pode ser uma combinação da vontade, da confiança e do merecimento, e é justo aproveitar. Mas devemos sempre tomar cuidado e observar se o que veio fácil vai nos fazer mais bem do que mal. Toda vez que tivermos que abrir mão da honestidade e da dignidade, é melhor deixar a facilidade passar.

*****

Muitos têm falado no Portal 11:11, quando passaremos da dualidade para a unidade, ou seja, deixaremos de nos sentir seres excluídos, para nos sentirmos partes do todo. Precisamos todos nos preparar para esse dia místico, libertando-nos das grandes ilusões do mundo, como a separatividade, o poder, a negatividade, a culpa, o medo. E, acima de tudo, oremos. Oremos muito pelo amor incondicional, pela união dos povos, pela paz, os amigos e a família. Nosso tempo já se esgotou. A hora da mudança é agora.

*****

Comece a se desapegar de tudo o que é velho. Empreenda uma limpeza no armário e faça doação das coisas que não têm mais utilidade. Doe roupas, brinquedos, sapatos, louças… tudo o que não tem mais serventia para você pode servir para outros. Sobretudo, desapegue-se de valores ultrapassados. Faça uma faxina dentro de você mesmo e separe o que serve e o que não serve mais. Para saber onde colocar cada coisa, pergunte ao seu coração se aquele sentimento lhe traz alegria ou dor. Se for alegria, guarde-o dentro de você. Se for dor, descarte-o, tentando transformá-lo em algo melhor. Fazendo assim, você irá renovando o seu íntimo, abrindo espaço para o que realmente importa e é capaz de preenchê-lo de luz.

*****

Nessa noite, dê a si mesmo a oportunidade de estar em comunhão com a grande luz que se irradia sobre o nosso planeta. Procure estar confortável e em silêncio, faça uma oração e vibre para o mundo a paz e a harmonia entre os povos. A humanidade é uma só. Aprenda o verdadeiro sentido da fraternidade vendo no próximo um pedacinho de você.

*****

Por mais turvo que esteja o céu, por detrás das nuvens, as estrelas nunca deixam de brilhar. Assim somos nós diante da divindade. Mesmo quando nossos corações se escurecem com a sombra do desânimo, os olhos de Deus estão sempre lá, olhando incansavelmente por nós.

*****

Seja solidário com quem não tem onde ficar. Hospede em seu coração os sentimentos puros e permita que eles ali possam morar.

*****

Amigos, quero agradecer a vocês, que me leem. Escrevo por mim e por todos, porque me preocupo com o nosso futuro, com o futuro da humanidade e me esforço para levar um pouco de discernimento ao coração de cada um, assim como eu mesma reflito e aprendo com o que vocês dizem. Tenho muitos defeitos, como tudo mundo, mas também tenho coisas boas, como cada um de vocês tem. O que precisamos, nesse momento, é olhar para dentro de nós e procurar valorizar o que temos de bom. A hora é de mudanças; estou me preparando para esse novo momento e acho que cada um deve fazer isso à sua maneira. Não existe uma fórmula específica, o principal é que estejamos em paz e vibrando bons sentimentos. Quero o melhor para mim, como quero o melhor para vocês e afirmo que, se conseguir estar bem preparada para essa grande transformação que se aproxima, farei de tudo para levar comigo todos os que estiverem ao meu alcance. Espero que vocês façam o mesmo uns pelos outros, e aqueles que puderem, façam também por mim. Não se esqueçam: somos todos um só.

*****

Todo dia que amanhece nos mostra que a vida sempre dá um jeito de se refazer. Nós também somos assim. Podemos atravessar noites escuras, frias, que nos apavoram ou desanimam. Mas o bom de tudo isso é que não existem noites que resistam ao sol, assim como não há sofrimento que dure para sempre, pois a luz de nossos dias é a fé que cultivamos numa força suprema, maior do que todos nós.

*****

Uma sugestão para o dia de hoje é fazer ao menos uma boa ação, seja ela qual for, sem preocupações com quantidade ou qualidade. Vale um sorriso, um prato de comida, uma palavra de carinho ou um afago na cabeça de um animal. Qualquer coisa. Todos os seres do mundo são dignos do nosso esforço de praticar o bem. Nada se perde na natureza. Cada gesto que praticamos fica impresso nos registros do universo e vão compondo o diário pessoal da nossa existência espiritual. Quanto mais praticarmos o bem, mais iluminadas e coloridas serão as palavras ali impressas, e é sempre gratificante ler coisas bonitas a respeito de nós.

*****

Não se permita desequilibrar pelas atribulações diárias. O mundo está cheio de confusão, balbúrdia, mentiras e desrespeito. São sinais de mudança, do novo tempo que se aproxima, e há seres de luz nos preparando para separar o joio do trigo. Procure afastar-se de tudo isso. Irradie sobre si mesmo vibrações de paz e harmonia. Aquiete a mente e permita-se ouvir apenas os sons da perfeição, como os pássaros, as folhas, o vento, o mar. Integrando-se à natureza perfeita, você estará restaurando o equilíbrio próprio e delicadamente colocando para longe toda energia de ódio, medo ou irritação. Creia: você é um ser de luz e merece fazer parte das legiões do bem.

*****

Nada tem mais valor para a nossa alma do que o perdão. Cada vez que perdoamos, vamos nos libertando das energias densas que nos prendem aos inimigos, do passado ou do presente. Nesses tempos de mudanças, temos que começar por mudar a nós mesmos, deixando de lado o orgulho e valorizando nossa coragem para perdoar.

*****

Existem coisas que nunca saem de moda. Bondade é uma delas. Com o passar dos anos, os costumes se alteram, hábitos vêm e vão, mas as boas ações sempre permanecem como exemplos de virtude e estímulo. Não se deixe contaminar pela crescente onda de egoísmo e impaciência. Persista nas boas atitudes, dissemine amor, acredite no bem como a origem de um futuro melhor.

*****

Estamos vivendo um período de exageros. Infelizmente, o mundo está exagerando em coisas que não são nada boas: desrespeito, corrupção, egoísmo, orgulho, poder. Essas são as maiores armas da ilusão. Iludem-se as pessoas com a falsa perspetiva do prazer dos sentidos. Não se deixe arrastar por essa corrente. Lute contra ela, imponha-se com o que você tem de melhor, que são os valores do espírito, como honestidade, amor, dignidade, amizade, fraternidade, companheirismo, caridade, empatia, bondade, compreensão. Essas são as verdadeiras armas com as quais conseguiremos vencer as energias do mal e levar o nosso mundo a um patamar mais elevado de evolução.

*****

Deus é energia pura de amor. Não castiga, não pune, não é vingativo nem exigente. Tampouco espera de nós qualquer coisa, esteja ela ao nosso alcance ou não. Deus, na verdade, não quer nada de nós além do nosso bem. Quando sofremos, não é porque seja da vontade de Deus. É a nossa vontade, que vem das nossas culpas mais íntimas, somente conhecidas por Ele. O que Deus deseja é que aprendamos a amar e a deixar de sofrer. Deus não precisa nem nos perdoar, porque não nos acusa nem se sente ofendido por nada que façamos. Ele simplesmente nos compreende, sabe como somos. Tudo isso são formas de humanização de uma energia que apenas é, já que nós precisamos compreendê-la de um jeito que satisfaça a nossa inteligência limitada. Deus é luz e nós, que somos feitos à Sua imagem e semelhança, somos luz também.

*****

Não é apenas a moral que diferencias as pessoas. O que também nos distingue é a inteligência, as ideias, que são insubstituíveis e inalienáveis. Quando alguém é criativo, não pode ser substituído por outro que não seja, não naquele aspecto. Por isso é tão importante valorizarmos as ideias e a criatividade. A inteligência é um atributo a ser conquistado e desenvolvido através das muitas vidas. Quem já alcançou um patamar mais elevado deve se conscientizar da necessidade de utilizá-la em favor da humanidade. Daí a importância da moral, pois, sem ela, a inteligência se transforma em arma dos arrogantes e nada constrói de útil. Investir na inteligência e na moral é investir no progresso do mundo e no crescimento próprio.

*****

Vamos batalhar pelo nosso futuro irradiando, diariamente, ondas de luz sobre o nosso planeta. De sombras, o mundo já está cheio. Está na hora de o ser humano iluminar-se tanto externa quanto internamente, acreditando na força maior que governa o universo. Deus é a parte permanente, que nunca morre nem abandona o coração do homem.

*****

Liberte-se dos sentimentos que não lhe dão alegria. Raiva, mágoas, ressentimentos, inveja, culpa e tristeza não fazem parte de você. São estados transitórios da alma, que se ressente de suas fraquezas e se permite esmorecer. Não se entregue ao desânimo nem à negatividade. Pense nos seus sentimentos como um rio e deixe ir na correnteza toda essa angústia, purificando seu coração com águas mais límpidas e renovadoras. Tudo na vida passa; o que fica é o que você escolhe para ser parte de você. Escolha coisas boas e espere passar as ruins. E não se desespere, elas sempre passam.

*****

Tratar o próximo com educação é o dever mínimo de todos nós. Para quem ainda não está em condições de compreender ou aceitar os verdadeiros valores do espírito, ser educado é um bom começo. A educação é o primeiro passo na conquista do respeito e, em seguida, do amor.

*****

Existem pessoas que apenas passam pela nossa vida, sem deixar saudades nem lembranças. Mas nenhum encontro é casual. Tudo se encaixa na engrenagem perfeita da vida. Pessoas que, aparentemente, não nos dizem nada, no fundo, vieram trazer alguma lição importante para nós. Seja para nos mostrar que devemos ser pacientes, gentis ou compreensivos, seja para que percebamos o quanto já somos tudo isso e muito mais. Por isso, valorizemos cada encontro como uma oportunidade única de aprender. As pessoas passam, com certeza, mas o que elas nos ensinam ou nos mostram é a parte boa que sempre fica em nós.

*****

As guerras que ainda se travam no mundo são consequência das lutas que travamos em nós. Quando toda a humanidade estiver em paz com sua própria consciência, as guerras não terão mais razão de existir, pois elas são apenas um reflexo do coração dos homens. É importante percebermos que, embora distantes das zonas de conflito, não estamos totalmente isentos de participação, pois a vibração do mundo é a soma do que vibra em cada um de nós. Quanto mais unirmos nossa vontade num só pensamento de paz, mais iremos contribuindo para dissolver as desavenças e os conflitos. O planeta é único, não existem linhas reais separando cada povo. As fronteiras decorrem da ignorância e da arrogância do homem, que vê diferenças onde não existe separação. Lembremo-nos sempre, porque é de crucial importância, que somos todos um só.

*****

Ajudar o próximo não é um dever, é um ato de amor. Não se deve ajudar por obrigação, mas pela simples vontade de fazer algo de bom. A vida nada cobra de quem se omite (salvo, é claro, a consciência de cada um), não há fatores externos exigindo que se ajude alguém. Mas se a lei de Deus é a lei do amor, é muito bom quando já conseguimos sentir isso e nos dispomos a ajudar também por amor. É um gesto voluntário, único, individual, consciente e desinteressado, mas não obrigatório. Quem ajuda verdadeiramente recebe a recompensa da vida, que é o próprio bem-estar e a satisfação de ter feito a coisa certa.

*****

A maior mentira que o homem pode alimentar sobre si mesmo é o poder. Vindo diretamente do orgulho, o poder inebria, corrompe, engana. Nada disso é real. O verdadeiro poder é aquele das pessoas calmas, pacíficas, serenas. Impõe-se pela grandeza de espírito e pela nobreza de caráter, reveladas na dignidade de cada atitude. Quem conhece esse poder nunca se altera, não grita, não agride nem tenta se impor. Simplesmente observa, aguarda e compreende, pois sabe que a ignorância do homem ainda o prende à ilusão dos desejos. Sem exibicionismo nem ostentação, o poder dos iluminados conforta sem cobrar e auxilia sem humilhar. Para quem nada compreende acerca das verdades divinas, essas são pessoas fracas, mas as ideias que disseminam persistem mesmo após a sua morte, ao passo que a fala dos arrogantes padece junto com eles.

*****

Desapegar do orgulho nem sempre é fácil. Infelizmente, o orgulho está infiltrado em praticamente todo ser humano. Libertar-se dele é questão de compreensão, vontade e exercício. Podemos começar pelas coisas simples, como dar a vez, silenciar, deixar passar uma provocação, voltar atrás numa decisão ou dar razão a alguém. Pode parecer que as atitudes inversas sejam reações comuns do dia a dia, mas eles só acontecem porque o nosso orgulho não nos permite ceder. Mas ceder não nos transforma em covardes ou tolos. Ao contrário, faz de nós seres inteligentes, equilibrados e preparados para a vida.

*****

Procure enriquecer as coisas boas da vida. Tristezas, decepções e desânimos fazem parte do dia a dia, mas o bom é que não são duradouros. Ao alternar esses momentos, tenha sempre em mente que tudo passa, e o que permanece são as experiências que nos fortalecem para que saibamos valorizar o que é bom e enfrentar o que é ruim. Toda dor tem uma razão de ser, como a felicidade também tem. A dor vem da necessidade de aprender, ao passo que a felicidade vem da conquista do que precisava ser aprendido. Entre uma e outra é que o ser humano vai compreendendo que as experiências são a melhor forma de evoluir.

*****

Altos e baixos fazem parte da vida de todo mundo. Alegria ou tristeza, bom-humor ou mau-humor, risos ou lágrimas, paciência ou intolerância, calma ou irritação, e por aí vai. Tudo integra a natureza humana e não devemos lutar contra isso. O que precisamos é compreender essas oscilações para procurar controlá-las. Não adianta fingir que não sentimos coisas ruins, porque essa mentira só vai nos envenenar. Quanto mais nos avaliamos e investimos no autoconhecimento, mais vamos ganhando condições de contornar essas mudanças. Elas sempre vão existir, mas precisam estar sob o domínio da mente equilibrada, para que não saiamos por aí agredindo a nós e ao outro. Reflexão e bom-senso fazem parte do processo. Precisamos parar de brigar conosco e investir na harmonia própria, na estabilidade das emoções e nos pensamentos lúcidos. Essa é a fórmula para a a paz interior, que se refletirá na serenidade das nossas atitudes e sucesso nas nossas relações.

*****

O trabalho no bem é incessante, porém, temos que observar nossos limites individuais. Há momentos em que precisamos mais receber do que doar. Quando não estamos bem, muitas vezes, pensar que existem outros em condições piores do que a nossa só faz aumentar a nossa angústia. Isso nos faz sentir egoístas, mesquinhos, preguiçosos, quando, na verdade, estamos apenas carentes e frágeis. Para Deus não existem critérios quantitativos nem qualitativos de dor. Todo aquele que sofre é digno de auxílio, seja porque motivo for. O que é bobagem para uns, para outros é coisa séria. Muitos sofrem porque perderam bens materiais, outros sofrem porque viram um animal em sofrimento. Não há certo nem errado, melhor nem pior, mais nem menos. São coisas que falam à alma de cada um. Por isso, quando se sentir fragilizado, não cobre de si mesmo atitudes que você não está em condições de dar. Ao invés de se forçar a uma disponibilidade irreal, seja humilde e sincero com você mesmo: peça ajuda, coloque-se no lugar dos necessitados e receba o auxílio que lhe oferecem. Saber receber é tão importante quanto saber doar.

*****

Sem deixar de lado o bom-senso, quando possível, procure tirar da cabeça certas frases que digam “tem que”. Ao invés disso, procure dizer “é melhor que”. Não temos que ter fé. É melhor que tenhamos fé. Não temos que conhecer a nós mesmos. É melhor que conheçamos a nós mesmos. Não temos que ajudar. É melhor que ajudemos. Imposição não leva ao discernimento, mas à mecanização das atitudes. Fazer por fazer ou fazer porque achamos que é o certo? Nós não temos que modificar a nós mesmos. É melhor que nos modifiquemos, porque só assim a transformação será consciente, produtiva e verdadeira.

*****

Somos todos seres de luz. Ilumine a si próprio, com a luz que vem do seu interior, e nada será forte o suficiente para atirá-lo na escuridão.

*****

Cada um tem o seu destino, que não é inevitável, mas o escolhido para a promoção do desenvolvimento individual. Pode ser que ele seja mais prazeroso, pode ser que seja mais sofrido. Isso vem da crença de cada um na hora de traçar seus objetivos. Mas nada é irreversível. Assim como a dor aparece, a alegria também pode transparecer. Temos que ter fé e acreditar na universalidade de Deus. Nossos sofrimentos são meras etapas que podemos vencer com a força da nossa vontade e com a crença no merecimento próprio.

*****

Não tenha medo do futuro. Coisas ruins acontecem todos os dias, sem que isso seja o final dos tempos. O fim que se aproxima é o da nossa resistência à iluminação. Chegou o momento de escolhermos entre o lado da sombra e o lado da luz. Para isso, precisamos confiar nossas dificuldades ao fogo da transformação e nos entregar ao inexorável poder do nosso sol interior. Assim se fará o futuro, com seres mais preparados, equilibrados e revelados em toda sua luz.

*****

Não brigue consigo mesmo. Aceite suas limitações, respeite os medos que não consegue vencer, tenha mais tolerância com as suas imperfeições. Ninguém precisa se violentar para dar o que ainda não possui nem fazer o que não sabe ou não pode, ou não quer. Amar a si mesmo é tão importante quanto amar ao próximo. Não se apresse; tente, mas sem se agredir. No momento certo, a consciência vem e as coisas mudam.

*****

Só pode encontrar a felicidade quem já procurou por ela. E sem luta, não se vence. Felicidade não cai do céu; é conquista.

*****

Para cada lágrima derramada, há uma esperança escondida. Não perca suas lágrimas nem a esperança. Deixe o pranto sair para, no final, acender a chama da esperança adormecida em você.

*****

No dia em que tudo for fácil na nossa vida, não precisaremos mais estar aqui. Aprendidas todas as lições, a reencarnação torna-se desnecessária. O valor da nossa vida está em enfrentar as dificuldades com a certeza de que podemos vencê-las. Mesmo que ainda não alcancemos a vitória, essa possibilidade sempre existe. Um dia, o que é difícil torna-se fácil, a evolução está garantida e novas experiências se farão necessárias para vencer outras coisas difíceis.

*****

A alegria do próximo deve também ser a nossa. O fato de não conquistarmos algo que o outro já conquistou não nos coloca em posição de inferioridade nem deve nos causar invejar. Quando sentimos inveja, reconhecemos no outro nossas próprias capacidades, mas que não temos a coragem ou a ousadia para realizar. Invejamos o que podemos, mas fica preso na nossa inércia. Em lugar da inveja, busquemos a valorização pessoal, a confiança nas nossas capacidades e a vontade de realizar. Isso nos tornará satisfeitos e confiantes, ajudando-nos a reconhecer no próximo todo aquilo que também possuímos de bom.

*****

Não se envergonhe de chorar. Demonstrar emoções é um sinal de ser humano, e as lágrimas são um grande passo na humanização dos nossos sentimentos. Permita-se sentir alegria ou tristeza, livre-se de pré-conceitos ultrapassados de que você tem que ser sempre forte. A fortaleza não está na supressão ou ocultação das emoções, mas no seu domínio, no equilíbrio da expressão saudável e, sobretudo, na coragem para assumir o que realmente está sentindo. Chorar não faz mal a ninguém. Ao contrário, acalma, desafoga, renova. Não se censure; liberte-se.

*****

Não devemos dar a solução mais fácil para aqueles que, por mútuo consentimento, dependem de nós. Idosos, crianças, enfermos e animais precisam de carinho e afeto. Abandoná-los é um ato de egoísmo e desamor. Não é por acaso que um ser vivo caiu nas nossas mãos para ser cuidado. Foi por escolha, por compromisso ou por amor. Quando a opção deriva do amor, nunca haverá problemas. Quando vem do compromisso, obstáculos sempre aparecem: falta de tempo, de dinheiro, de disponibilidade, de paciência; tudo se resume na falta de amor. A finalidade dessa escolha é que todos aprendam a se amar. Não percamos essa oportunidade. Invistamos no nosso crescimento auxiliando o crescimento do próximo. Seja idoso, criança, enfermo ou animal, todos são criaturas de Deus e merecem ser amados. Não desperdicemos a chance de conquistar o amor verdadeiro e eterno. Cuidemos bem daqueles que a vida colocou em nossas mãos e não nos esqueçamos de que, um dia, também poderemos precisar de cuidados. Lembremos de que a espiritualidade sempre favorece aqueles que se dedicam, com alegria, às tarefas mais difíceis.

*****

A solução para o alívio das nossas dores é simples, grátis e infalível. Chama-se oração. É um remédio que qualquer um encontra dentro de si. Não precisa de fórmulas especiais nem elaboradas. Basta falar com o coração. Pode ser que ela não nos traga exatamente o que pedimos, porque nem sempre o que desejamos é o melhor para o nosso crescimento espiritual. Mas conforto, coragem, bem-estar e a renovação da esperança são resultados seguros de toda oração. Ao orar, liberamos energias poderosas, canalizadas acima de nós, e que descem ao encontro do alvo de nossas preces. Devemos todos experimentar, ao menos de vez em quando. Os resultados serão tão bons que a oração acabará se transformando em um hábito saudável a ser diariamente cultuado.

*****

Não existe religião melhor nem pior. Todo culto que fala de Deus e de amor tem a bênção da divindade e conta com a colaboração de amigos espirituais que trabalham, por vezes, de forma imperceptível. Não é justo atacar nem criticar a religião alheia. Ela pode não ser boa para nós, mas para o outro, é a que melhor atende aos seus anseios e crenças. Também não devemos tentar converter ninguém nem lhe mostrar onde está a verdade. Ninguém, além de Deus, conhece a verdade, e é muita arrogância e pretensão dizer que ela nos pertence. Sustentar nosso ponto de vista é saudável, desde que saibamos ouvir e respeitar o do próximo. Discussões sobre certo e errado não levam a nada. Tudo é certo, porque Deus está em toda parte e não elegeu nenhuma religião para representá-lo. A religião verdadeira não está escrita em livros ou cultos, mas impressa no coração de cada um de nós.

*****

Como não existe diferença entre os seres humanos, nada justifica o preconceito. Não somos o nosso corpo, mas sim o que está dentro dele, invisível, intocável e, ao mesmo tempo, tão perceptível à nossa sensibilidade. Em essência, somos uma coisa só. Preconceito de sexo, sexualidade, cor, raça, forma, tamanho, posição social, riqueza, grau de cultura ou qualquer outro não encontra mais espaço nessa nova era. A padronização lembra histórias de ficção, onde a ninguém é permitido pensar. E somos seres pensantes por natureza, portanto, se usarmos a inteligência, logo perceberemos que somos todos iguais. Não devemos humilhar nem ridicularizar, nem escarnecer daqueles que são diferentes dos padrões sociais, porque esses padrões existem apenas na mente dos ignorantes e orgulhosos, que julgam enquadrar-se num modelo de perfeição falsamente idealizado pela sociedade. Deixar de priorizar as aparências é um grande passo na desmistificação das ilusões.

*****

Cada vez que julgamos alguém, mais nos expomos ao julgamento alheio. Sempre magnetizamos energias afins, logo, ao julgar o outro, atraímos pessoas que nos julgarão também. O melhor que temos a fazer é respeitar as atitudes e o pensamento de cada um, porque podemos não ter aquele defeito, mas, com certeza, possuímos algum outro, e Deus não estabeleceu nenhum critério para medir o que é melhor ou pior. Essa valoração é nossa e pode estar equivocada, como, na maioria das vezes, está.

*****

Pais e filhos se escolhem antes de reencarnar. Ao aceitar a gravidez, a mãe já entrou em acordo com o espírito reencarnante, aceitando recebê-lo em seu ventre e em sua vida. O aborto rompe esse compromisso, mas essa é uma visão muito simplista e desigual do problema. A culpa embota o progresso, atrai sofrimento e convence a pessoa de que ela merece ser punida. Não olhe para trás nem lamente eternamente os seus atos impensados. Pense que todo mundo tem o direito de se iludir e merece uma segunda chance. Não se culpe, não acredite na vingança nem no castigo. Deus é amor; ame-se também, perdoe-se. E daqui para a frente, simplesmente, não faça mais.

*****

Ao optar entre a razão e a emoção, tenha sempre em mente que uma não funciona sem a outra. Razão sem emoção traz frieza; emoção sem razão leva ao desequilíbrio. Seja racional, mas sem perder o que há de melhor no ser humano: amor.

*****

Somos todos seres de luz, ainda que muitos só acreditem nas sombras ou na escuridão. Mais dia, menos dia, um clarão se acenderá no coração de cada homem, que se levantará do abismo para entrar no mundo de iluminação ao qual sempre pertenceu.

*****

Movimento leva ao crescimento. A inércia não gera progresso, a estagnação contamina o desenvolvimento. Tudo que é divino se move, nada permanece igual para sempre. Movimentar-se é focar a mente no trabalho constante, produzindo ideias brilhantes, ações amorosas e ideais de bem.

*****

Ao receber uma agressão, não reaja; aja de forma diferente. Devolva a ofensa em forma de compreensão, amor e paz. Esse é o exemplo capaz de modificar a ação de quem o agrediu, porque se não há resposta, a ofensa míngua e morre por falta de energia que a alimente.

*****

Ao procurar fazer justiça, mantenha o equilíbrio, a serenidade e perdoe, ou a justiça pode se transformar em mera desculpa para a vingança.

*****

Ninguém precisa possuir tudo para ser feliz. A felicidade maior está na conquista da família, da amizade e do amor. Antes de qualquer coisa, priorize a dignidade.

*****

Se for para sorrir, sorria com espontaneidade. Se o caso é de lágrimas, chore sem censura. Se tiver que falar, use palavras doces, que não agridam e soem bem aos ouvidos. E se você for daqueles que gostam de dar opinião em tudo, seja sincero, mas lembre-se de esperar que lhe perguntem e modere a sinceridade com a educação e o bom-senso. Há coisas que ficam melhor se não forem ditas.

Comentários dos usuários(0):(incluir comentario)

Ainda não há comentários

Comentar: