Novembro/2012

abr28

0

Pequenas mensagens para reflexão diária.

O bem mais precioso que o ser humano pode preservar é a sua liberdade. Não apenas a liberdade de se locomover, de poder ir a qualquer lugar, na hora em que desejar. A verdadeira liberdade é muito mais profunda e diz respeito aos nossos valores mais íntimos. Só pode se reconhecer verdadeiramente livre a criatura que já se desapegou das paixões mundanas, dos vícios da matéria, dos desejos do corpo. Não é fácil, e é por isso que ainda estamos todos aqui, presos à roda das encarnações, incessantemente retornando à vida física. Mas essa há de ser a nossa busca, a passagem para a conquista do amor genuíno, da real iluminação. Somente aqueles que chegarem a esse ponto poderão se reconhecer como seres iluminados, livres e verdadeiramente felizes.

*****

Um dia, vamos deixar esta Terra. Como qualquer pessoa, vamos partir. Mas esse dia ainda não chegou. Por isso, dediquemos o melhor de nós mesmos a ajudar a construir o mundo de agora. O amanhã pode não vir ou, quando vier, pode não ser bem o que esperávamos. O planeta nos manda vários sinais, dizendo que precisa de nós neste momento. Não se negue a contribuir com a obra do plano divino. Faça a sua parte para colaborar na transformação da Terra, transformando a si mesmo. Olhe para dentro de você, reconheça suas imperfeições, modifique-se. Adote a postura do respeito, do bom-senso e da alegria nas suas relações diárias. Aja com mais amor, mais fraternidade, mais tolerância. Somos todos iguais, somos todos um só. Não permita que as ilusões da sociedade corrompam seus valores mais profundos. Mantenha-se íntegro, não minta, não engane, não julgue, não se lamente nem passe por cima de ninguém para se dar bem na vida. Quem age assim tem apenas a ilusão da vitória. A morte vem para todos e, do lado de lá, não há máscaras que possam encobrir nossa vergonha. Não deixe para uma próxima encarnação o bem que você pode fazer hoje. Tenha coragem: modifique-se e ajude a mudar o mundo, pois o mundo de amanhã pode não ser tão bom quanto este.

*****

A verdadeira amizade não se compra com sorrisos nem com lágrimas. Conquista-se com amor e respeito, com simplicidade e desapego. Não adianta fingir simpatia nem se fazer de coitadinho para ganhar a atenção do outro. O interesse e a chantagem não constroem bases sólidas para sustentar o amplo pavilhão da amizade. Seja honesto, leal, verdadeiro. Quem quiser a sua amizade a aceitará pelo que você é, não pelo que você demonstra ser. Em primeiro lugar, seja amigo de sua própria dignidade. Valorize-se, reconheça todas as coisas boas que você tem e saiba dominar suas más tendências, mas com honestidade. Só assim você poderá atrair amigos sinceros e dedicar a eles uma amizade genuína.

Comentários dos usuários(0):(incluir comentario)

Ainda não há comentários

Comentar: