Setembro/2013

mar22

0

Pequenas mensagens para reflexão diária.

Sentir raiva do próximo não é legal. Mas engolir a raiva é pior ainda. Faz mal ao fígado, dá soluço e traz insatisfação. Ninguém precisa sair por aí agredindo o outro, isso é sinal de desequilíbrio e despreparo. Mas não adianta encapar a raiva e dizer que nada sentiu ou que sentiu outra coisa. Assuma que ficou com raiva, pois só assim você poderá compreender e dissolvê-la. Não tenha vergonha nem remorso de sentir. Sinta. Se você esconder a raiva até de você mesmo, como poderá dominá-la?

Encontre um jeito de colocá-la para fora. Grite, dance, caminhe, chore, soque uma almofada, cante, qualquer coisa. Ou então, vá para um canto e fique só, até que ela se dissolva. De preferência, que seja em contato com a natureza, porque ela tem o poder de nos reabastecer de boas energias. Seja sempre verdadeiro com você mesmo. Sentir raiva não é crime nem pecado. É natural. O importante é como você vai se posicionar diante dela.

*****

Não estrague a sua vida usando drogas. Não acredite no bem-estar nem no esquecimento que uma sensação fugaz pode proporcionar aos seus sentidos. O resultado final nunca é bom. Há outros caminhos. Acredite. Existem amigos, sacerdotes, médicos. Existe Deus. Seu corpo sofre com as drogas, seu coração sofre, sua alma enfraquece. Seja forte não porque muitos dizem, mas porque você é. Ninguém recebe fardo maior do que pode suportar. Todo mundo tem problemas, sente-se rejeitado, infeliz. Mas Deus está ali e pode lhe mostrar uma solução que você ainda não havia percebido. Basta você abrir os olhos e ficar atento às respostas que a vida lhe dá. Você não precisa usar drogas para ser feliz. Use o amor.

*****

O conhecimento liberta. Toda doutrina, filosofia ou culto que impõe dogmas aprisiona o ser a uma verdade única e incontestável que, muitas vezes, está distante da verdadeira compreensão da vida e seus valores. Se não há libertação, não há conhecimento, mas imposição, controle e, muitas vezes, manipulação. A fé há de ser raciocinada, e isso importa em esclarecimento através da liberdade de avaliação, questionamento e escolha. Não permita que nada nem ninguém aprisione o seu discernimento. Leia tudo, aprenda tudo, raciocine sobre tudo. Somente você tem o direito de escolher o que é melhor para a sua vida. Ninguém mais. Rompa os grilhões da verdade pré-fabricada. Invista no autoconhecimento. Seja livre.

*****

Nada sustenta tanto quanto a esperança, mas aquela esperança verdadeira, que leva à confiança. Esperar simplesmente, muitas vezes, não resolve, pois nos torna passivos, conformados e, consequentemente, conformados. É preciso lutar pelo que se quer, acreditando na possibilidade do sucesso. Se é para desistir antes de começar, é melhor nem tentar. A esperança não é uma coisa abstrata, não é um milagre, mas o resultado da certeza que se tem nos resultados da vida. Deus ajuda, mas também precisamos nos ajudar. Assim como a vida, que brota dos lugares mais improváveis, a esperança há de nascer da aridez de nossos pensamentos, mas alimentada pela fé em nós mesmos, em Deus e na vida.

*****

Tudo que vive merece respeito. A natureza é a essência primária de todas as coisas, por isso, cada coisa tem sua forma de vida. Respeitar a natureza em cada coisa significa não destruir, valorizar e, acima de tudo, agradecer.

*****

A entrega dos animais a seus donos é total. Nasce da confiança e do amor. Maltratá-los ou abandoná-los é trair essa confiança e golpear sua inocência. Fazer um animal feliz é muito simples: basta amá-lo. É apenas isso que ele espera de nós.

*****

Não se volte para Deus pelo medo, mas pelo amor. Deus não pune, não castiga, não abandona. Deus compreende, perdoa, ama. Ainda que você O esqueça, Ele jamais esquecerá de você. Ainda que você minta, roube, mate, Ele ainda estará lá por você. Não seja temente a Deus. Seja um de seus discípulos pela compreensão do amor.

*****

Nós não precisamos de mais dinheiro, de mais poder, de mais ambição. Não queremos mais disputas, mais intolerância, mais discriminação. Queremos um mundo melhor, mais leve, mais bonito. Cada um de nós deve fazer a nossa parte, trabalhando pela vitória do bem, sem prestar atenção na atitude do próximo. Cuidando de nós, cuidamos do nosso pedaço de mundo e, somando todos os pedaços, teremos um mundo livre, de mais amor e de paz.

*****

A amizade não se incomoda com as diferenças. Verdadeiros amigos se reconhecem pelo coração, não pela aparência. Onde existe amizade não há espaço para críticas ou recriminações. Ninguém é mais bonito, nem mais esperto, nem mais rico. Todos são iguais porque é o mesmo sentimento que une os corações: amor.

*****

Não julgue. Nenhum de nós tem esse direito. Ao apontar o dedo para o próximo, magnetizamos alguém que o apontará para nós também. O único tribunal a que nos sujeitamos é o da nossa própria consciência. Não somos melhores nem piores do que ninguém. Acertamos ou não, de acordo com a maturidade espiritual de cada um. Antes de emitir o julgamento, olhe para si mesmo e, sem fazer comparações, assuma os seus defeitos, imperfeições e erros. Todo mundo tem.

*****

Um sonho vale mais do que mil desculpas para o fracasso. Quem sonha deseja, quem deseja tenta, quem tenta se esforça e alcança, senão tudo, ao menos uma parte. Ainda que a realização seja pequena, é melhor do que realização alguma.

*****

Disse Nietzsche que “se você olhar muito tempo para o abismo, o abismo olhará de volta para você”. Verdade. A vida nos devolve aquilo que vibramos. Então, não perca tempo olhando o vazio. Olhe as estrelas, e elas acabarão olhando de volta para você, fazendo reluzir em seu coração a sua luz mais profunda e verdadeira. E não se espante nem duvide: essa luz reside mesmo dentro de você.

*****

Quando a agitação do dia se insinuar em sua mente, como um sopro de vento que se infiltra por portas e janelas abertas, pare e deixe ir essa corrente. Não brigue com ela, não a rejeite. Isso só vai fazer aumentar a sua inquietação. Reze, pense em coisas brancas, bonitas, e deixe-a passar naturalmente, até se transformar numa brisa suave que acaricia o seu corpo. Depois disso, fique em paz.

*****

Toda transformação é para o bem. Quem muda para pior, na verdade, em nada se modifica. Apenas faz revelar sua face mais sombria e oculta. Transformação é beleza, é exteriorização das coisas boas, ricas, iluminadas. Não tenha medo. Voe. Arrisque-se. Deixe o casulo da mesmice e aventure-se no mundo com confiança e certeza na sua renovação interior. Você pode se surpreender com o colorido que isso trará a sua nova vida.

*****

Não é preciso muito para ser feliz… Uma casinha sem luxo nem ostentação, mas com muitas flores para dar alegria. Flores na janela… uma cidade tranquila… pessoas que se gostam só porque se veem. Tudo muito simples, muito acolhedor, muito verdadeiro. Ninguém precisa ter tudo para ser feliz; basta valorizar as pequenas coisas que possui, pois é nas coisas mais simples que se escondem os maiores tesouros da vida.

*****

Deus quer que o sirvamos 24 horas por dia. Isso não é impossível. Servimos a Deus sendo bons e dignos. Deus não quer o nosso sacrifício. Quer a nossa felicidade. Esforce-se para agradá-lo. Seja bom, seja digno, seja feliz.

*****

Não maltrate, não oprima os seres mais fracos do que você. Animais, crianças, idosos e deficientes não merecem o nosso desprezo nem a nossa crueldade. Merecem o nosso respeito, o nosso carinho, o nosso amor. Você pode não se lembrar de suas primeiras encarnações como animal mas, com certeza, lembra que já foi criança, será um dia idoso e não está livre de se tornar um deficiente. Coloque-se no lugar de cada um e aja conforme agiria com você mesmo.

*****

Alegria, descontração e bom humor são receitas certas para o sucesso da vida. Ninguém gosta de estar ao lado de uma pessoa que vive mal humorada, reclamando de tudo, praguejando contra o mundo, se achando a coitadinha. É claro que todo mundo tem seus maus momentos: fica triste, desanimado, chateado, irritado e coisas do gênero. Mas isso tudo há de ser passageiro. Podemos estar assim, mas não ser assim. Então escolha estar de um jeito ruim, quando isso for inevitável, mas escolha também ser de um jeito alegre, pois isso é sempre possível.

*****

A única verdade absoluta pertence a Deus. Todas as outras verdades são relativas. Precisamos nos despojar da nossa arrogância, do nosso orgulho e aprender a respeitar todos os pontos de vista, pois não há garantias de que o nosso seja o único verdadeiro. Pode ser verdade para nós, mas não para o outro. Sem contar que podemos estar equivocados. Uma mente aberta e livre de preconceitos demonstra-se mais preparada para conhecer a verdade do que aquela que acredita em apenas uma versão. A vida possui muitas versões. Não caiamos na ilusão de achar que a nossa é a correta, porque ela pode nem existir.

*****

Nem sempre a escuridão é ruim. A sombra, muitas vezes, protege do calor e da claridade excessiva. Todas as coisas possuem dois lados, duas versões. O bem ou o mal de cada uma depende da utilização que a elas damos. A escuridão pode tornar invisível tanto alguém que foge de um mal, quanto o malfeitor que espreita para atacar. Muita luz pode arder os olhos, dificultar o sono, irritar. A penumbra, por sua vez, relaxa e convida ao repouso. A escuridão oculta, a claridade revela, e revela até mesmo aquilo que queremos que permaneça escondido. Saiba usar a luz e a sombra dentro de você, de forma a manter em equilíbrio a sua mente, o seu coração e a sua vida.

*****

Sempre que alguém toma uma atitude que nos desagrada, pensamos alguma coisa. Nessa de pensar, julgamos, e nosso julgamento é, na maioria das vezes, equivocado. Nem sempre as coisas são o que parecem. As atitudes do outro podem, a princípio, parecer estranhas ou inadequadas, mas isso porque as julgamos com os nossos próprios olhos, de acordo com aquilo que, naquele momento, vibra dentro de nós. Por isso, quando a atitude de alguém não o agradar, espere. Não critique, não julgue, não se antecipe à verdade. Aguarde o esclarecimento, o desenrolar da situação, o desfecho. Você verá que o que parecia um absurdo, um mal ou um erro pode ser um bem ainda não revelado, executado ou exposto, mas, ainda assim, um bem que não merece a crueldade da crítica.

*****

Entregue tudo o que o aflige nas mãos de Deus. Ele mexe a vida de uma tal forma que ela sempre nos favorece. Tristezas, há muitas pelo mundo. Mas há também fé, esperança e amigos, que são as formas de que Deus se utiliza para falar conosco, para que o sintamos mais próximos de nós. Nem sempre sabemos o que fazemos e, por isso, damos alguns passos em falso. Mas Deus sempre sabe o que faz. Aliás, Ele nem precisa saber, porque ele é a própria sabedoria. Não esmoreça, não se desespere, não perca a esperança. Fique triste o quanto precisar, mas depois retome o caminho da vida. Tudo passa, o tempo passa, nós todos iremos passar um dia; seremos apenas lembranças ou marcas no passado de alguém.

*****

Feliz não é aquele que não tem frustrações. Feliz é aquele que sabe lidar com elas.

Comentários dos usuários(0):(incluir comentario)

Ainda não há comentários

Comentar: