Um Pouco de Mim

jun29

52

Nasci numa terça-feira, 10 de julho de 1962, no então estado da Guanabara. Morei na Tijuca a minha vida quase inteira. Minha infância foi de liberdade: numa época em que assaltos eram coisa rara, vivia solta pela rua, brincando com amigos, andando de bicicleta, sem que nada de ruim nos acontecesse.

Estudei no Instituto de Educação do Rio de Janeiro.  Lá, fiz jardim, CA, primário, ginásio e primeiro ano normal.  Amava o colégio.  Tanto que, quando minha mãe queria me obrigar a comer, me ameaçava: “Se não comer, não vai para a escola”.  Pronto.  Comia tudo.

Adorava ler e escrever.  Ainda no ginásio, aos 11 anos, escrevi minha primeira poesia.  A partir daí, passei a desenvolver a escrita, buscando aperfeiçoar-me cada vez mais.  Escrevia poemas, textos e até alguns contos.   Fiz, inclusive, alguns versos de amor sob encomenda.  Aos 13 anos, ganhei um concurso de poesias patrocinado pela Editora Ática.   Ao todo, tenho 10 cadernos e 599 escritos, entre prosa e verso.  Até 1995, escrevia com bastante frequência.  Depois, passei a um ou dois por ano, até que, em 2007, encerrei de vez essa fase.  Talvez o 600º poema esteja aguardando um tema especial.

Paralelamente a tudo isso, minha mediunidade foi se desenvolvendo.  Desde criança, via e ouvia espíritos.  E como todo mundo na minha casa era médium, produzíamos muitos efeitos físicos.  Eram copos que andavam, chuveiros que se abriam sozinhos, luzes que se acendiam.  Tínhamos um gato que vivia arrepiado, coitado!  Com o tempo, graças a Deus, isso parou.

Escrever sempre foi a minha vida.  Por isso,  me perguntava por que não produzia mais nada.  Sabia que o dom ainda existia, mas não tinha mais inspiração.  Hoje compreendo que o Leonel estava me preparando para, mais tarde, desenvolver com ele essa tarefa no campo da literatura espiritualista.

Em 1979, fui para o Instituto Guanabara, a fim de me preparar para o vestibular.  Terminei o segundo grau e passei no vestibular para a UFF (Universidade Federal Fluminense), em  Niterói, no ano de 1981.  Queria ser jornalista.

Não gostei do curso.  Tranquei matrícula e me matriculei num cursinho para fazer novo vestibular, dessa vez para Direito.  Classificada na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), formei-me em 1988.

Depois, fiz concurso para várias coisas.  O primeiro em que passei foi para Procurador da Fazenda Nacional e fiquei lotada em Limeira, no interior de São Paulo.  Gostava da cidade e das pessoas, mas então, em dezembro de 1993, fui aprovada no concurso para o Ministério Público do Trabalho e voltei para o Rio de Janeiro.

Mais tarde, tornei-me mãe, a experiência mais gratificante que já tive.  Amo o meu filho acima de tudo neste mundo (e em outros também).   E somente quando ele já tinha um aninho de vida foi que comecei a psicografar, sem nem saber que o fazia.

Desde então, não parei mais.  E não pretendo parar.  Talvez, quando ficar bem velhinha, mas só se a minha cabeça falhar.  Se não, vou continuar por aqui mais um tempo.

Eu adoro a informalidade.  Gosto de coisas simples, sem muita frescura, sem exageros nem etiquetas bobas.  Aprecio a beleza e as coisas boas porque me fazem sentir bem comigo mesma, me dão conforto, alegria, mas não são a prioridade na minha vida nem o que possuo de mais importante.

Meu ambiente de trabalho já é super formal, por isso, fora dele, gosto de me ver livre do rigor das normas.  Gosto de ser chamada de você, porque senhora não me faz sentir mais velha, mas dá a impressão de que sou intocável por ser justamente o oposto do que sou: formal.

Estamos todos no mesmo barco, não precisamos nos distanciar com cerimônias. Vamos, ao contrário, nos aproximar cada vez mais pelo amor e o respeito, que dispensam as formalidades e os tratamentos cerimoniosos.  Sou alguém que prioriza o conteúdo em lugar das formas, por isso, quando o outro possui em seu interior bondade, alegria, amor e outros bons sentimentos, é disso que eu gosto.

Postagens relacionadas:

  • Não há postagens relacionadas
  • Comentários dos usuários(52):(incluir comentario)

    1. Monica Alves em 10 de setembro de 2011, disse:

      Querida Monica de Castro
      Com os livros psicografados por você e espirito Leonel, neles sempre tiro grandes aprendizados, em alguns personagens me vejo cometendo os mesmos erros, e posso antes de que algo maior aconteça tentar corrigir minha postura nos assuntos que me identifico. Não tive a oportunidade ainda de encontra-la pessoalmente, mas acredito que ainda este ano conseguia ir a alguma tarde de autógrafos.
      Hoje estou lendo o livro ” De todo o meu ser” estou ainda no inicio mas já estou gostando muito… quando eu terminar direi o que achei ok?
      Bom! Deixo um abraço bem apertado.
      Fique com Deus!
      Beijos
      Monica Alves

    2. Mônica de Castro em 03 de outubro de 2011, disse:

      Obrigada pelo seu contato, Monica. Espero um dia poder conhecê-la. Beijos.

    3. Valesca Castilho em 13 de outubro de 2011, disse:

      Mônica, seus livros tem a força de chegar até a alma…Em muitos momentos me identifico, choro, vibro, torço…Tenho muito a agradecer por todas essas emoções sentidas a Vc e ao leonel. Quando tiver lançamento no Rio, por favor me avise..Quero muito um autógrafo seu e uma foto…Bjssss..Fica com Deus.

    4. Mônica de Castro em 25 de outubro de 2011, disse:

      Obrigada, Valesca. Espero estar sempre com você. Quando tiver algum lançamento no Rio, devo postar por aqui e no facebook. Beijos.

    5. Cloves Guedes em 18 de dezembro de 2011, disse:

      Boa noite, Mônica, tudo bem? Estava pensando… vc jah pensou em reunir a trilogia de Sentindo na Própria Pele num volume único? O título até poderia ser assim: Sentindo na Própria Pele – A Trilogia. Quero dizer que curto muito seus romances e ñ vejo a hora de vc escrever um novo romance… p/ 2012.

    6. renan em 24 de maio de 2012, disse:

      eu já li 3 livros da mônica de castro.gêmeas,o preço de ser diferente e greta;e espero ler muito mais livros dela…mas o que eu quero mesmo é vê-la pessoalmente e dizer o quanto eu fiquei feliz por ter lido e aprendido tantas lições de vida com os seus livros…espero um lançamento bombástico esse ano e se deus quiser um evento aqui em fortaleza… ^.^

    7. oii mônica, ja falo com você no facebook, mais nunca é de mais vir te falar. em 10 de fevereiro de 2013, disse:

      oii mônica, ja falo com você no facebook, mais nunca é de mais vir te falar.

      o primeiro livro que eu li seu foi, o preço de ser diferente, e me identifiquei muito com romero, chorei pela judite, depois veio vindo os outros, e em cada um eu me via em algum personagem.

      na aline de sentindo na própria pele, na camila de com o amor não se brinca, na graziela de gêmias, amélia de a atriz, flávia de até que a vida os separe, clarissa, em lembranças que o vento tras, sem esquecer, tonha da trilogia, marianne de todo o meu ser que me fez chorar, só por amor, a doce marisa, a greta/lurdinha, gisele a amante do inquisidor, Althea de segredos da alma, e assim vai indo.

      e com cada um dos seus livros e personagens eu aprendo alguma coisa.
      agradeço primeiramente a Deus por ter permitido que nós estejâmos no mundo na mesma época, e a leonel por ter te preparado para essa mição tão linda.

      continue assim, que deus permita que você fique entre nós muito tempo ainda.

    8. Nad em 09 de julho de 2015, disse:

      Thanks for writing such an eanstto-usdery-and article on this topic.

    9. http://allcollegesonline.org/online-ict-courses.php em 10 de setembro de 2015, disse:

      You put the lime in the coconut and drink the article up.

    10. http://autoinsurancegen.info/how-to-find-proof-of-car-insurance.php em 15 de setembro de 2015, disse:

      That’s a genuinely impressive answer.

    11. http://topwritingservice.info/how-to-write-a-thesis-statement-for-an-analysis-essays.php em 10 de outubro de 2015, disse:

      Which came first, the problem or the solution? Luckily it doesn’t matter.

    12. http://faithmitchellmft.com/state-farm-auto-insurance-claims-address.html em 24 de outubro de 2015, disse:

      Heckuva good job. I sure appreciate it.

    13. http://thcarinsurance.org/carinsuranceofallonmo.php em 24 de outubro de 2015, disse:

      Oh yeah, fabulous stuff there you!

    14. http://fosteringfamily.org/car-insurance-other-person-driving.html em 24 de outubro de 2015, disse:

      I searched a bunch of sites and this was the best.

    15. http://fearoffalling.net/insurance-quote-home-and-auto.html em 24 de outubro de 2015, disse:

      Information is power and now I’m a !@#$ing dictator.

    16. http://gamecontestsonline.com/pioneer-car-insurance.html em 24 de outubro de 2015, disse:

      Hats off to whoever wrote this up and posted it.

    17. http://autoinsurancebest.top/MD/Baltimore/affordable-car-insurance/ em 24 de outubro de 2015, disse:

      A piece of erudition unlike any other!

    18. http://gaitirabbani.com/cheap-car-insurance-in-lexington.html em 24 de outubro de 2015, disse:

      That’s a well-thought-out answer to a challenging question

    19. http://carinsurancequoteson.info/houston-auto-insurance-reviews.html em 24 de outubro de 2015, disse:

      That’s 2 clever by half and 2×2 clever 4 me. Thanks!

    20. http://carinsuranceost.info/cheapest_car_insurance_san_antonio.php em 24 de outubro de 2015, disse:

      You really found a way to make this whole process easier.

    21. http://hoa-aosa.org/car-insurance-types-ontario.html em 24 de outubro de 2015, disse:

      The voice of rationality! Good to hear from you.

    22. http://happyfaces-childcare.com/auto-insurance-ny-quotes.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      I’m really into it, thanks for this great stuff!

    23. http://hanjiuspa.com/car-insurance-us-non-residents.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      Posts like this brighten up my day. Thanks for taking the time.

    24. http://autoinsurancebest.top/MD/Baltimore/US-agency-car-insurance/ em 25 de outubro de 2015, disse:

      I’m impressed you should think of something like that

    25. http://happyfaces-childcare.com/go-auto-insurance-claims.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      Smack-dab what I was looking for-ty!

    26. http://hanjiuspa.com/what-is-the-fine-for-no-car-insurance.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      I was drawn by the honesty of what you write

    27. http://faithmitchellmft.com/sam-s-club-auto-insurance.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      I reckon you are quite dead on with that.

    28. http://gaitirabbani.com/cheapest-car-insurance-uk-yahoo.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      Articles like this just make me want to visit your website even more.

    29. http://fosteringfamily.org/cheap-homeowners-insurance-in-ga.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      Was totally stuck until I read this, now back up and running.

    30. http://hoa-aosa.org/reviews-on-the-general-car-insurance.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      Wow, that’s a really clever way of thinking about it!

    31. http://carinsuranceost.info/list_of_car_insurance_rates.php em 25 de outubro de 2015, disse:

      Of the panoply of website I’ve pored over this has the most veracity.

    32. http://chepcarinsurancein.info/auto-insurance-low-mileage-discount.php em 25 de outubro de 2015, disse:

      The answer of an expert. Good to hear from you.

    33. http://hanjiuspa.com/cheap-home-insurance-sa.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      You’ve really impressed me with that answer!

    34. http://faithmitchellmft.com/auto-car-insurance-review.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      Furrealz? That’s marvelously good to know.

    35. http://happyfaces-childcare.com/direct-auto-insurance-ocala-fl.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      That’s an expert answer to an interesting question

    36. http://thcarinsurance.org/icici_lombard_car_insurance_claim_toll_free_number.php em 25 de outubro de 2015, disse:

      What an awesome way to explain this-now I know everything!

    37. http://fearoffalling.net/collector-car-insurance-in-florida.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      I think you hit a bullseye there fellas!

    38. http://carinsuranceost.info/car-insurance-n-i.php em 25 de outubro de 2015, disse:

      Kudos! What a neat way of thinking about it.

    39. http://autoinsurancegot.top/NJ/Jersey-City/ em 25 de outubro de 2015, disse:

      Deadly accurate answer. You’ve hit the bullseye!

    40. http://gamecontestsonline.com/car-insurance-in-harlingen-tx.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      If I were a Teenage Mutant Ninja Turtle, now I’d say “Kowabunga, dude!”

    41. http://hoa-aosa.org/exotic-car-insurance-cost.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      Heck of a job there, it absolutely helps me out.

    42. http://hanjiuspa.com/what-is-cut-rate-car-insurance.html em 25 de outubro de 2015, disse:

      I was drawn by the honesty of what you write

    43. http://thcarinsurance.org/insurance-for-cars.php em 25 de outubro de 2015, disse:

      I hate my life but at least this makes it bearable.

    44. http://dhl-fashion.com/insurance-requirements-for-rental-cars-in-florida.html em 12 de dezembro de 2015, disse:

      The voice of rationality! Good to hear from you.

    45. http://www.mancagale.com/vwme.html em 02 de março de 2016, disse:

      I’m so glad that the internet allows free info like this!

    46. http://www.pathandprovisions.com/xggeytmqi.html em 02 de março de 2016, disse:

      So much info in so few words. Tolstoy could learn a lot.

    47. http://www.mancagale.com/exrqotaqe.html em 02 de março de 2016, disse:

      I was so confused about what to buy, but this makes it understandable.

    48. http://www.capoeirasaosalvadorpdx.com/rzkagz.html em 02 de março de 2016, disse:

      This has made my day. I wish all postings were this good.

    49. http://www.hopewellmemorialhome.com/radckbifw.html em 02 de março de 2016, disse:

      I found myself nodding my noggin all the way through.

    50. http://www.digidribble.com/zmwndfwu.html em 03 de março de 2016, disse:

      It’s much easier to understand when you put it that way!

    51. http://www.unitypvp.net/imqev.html em 03 de março de 2016, disse:

      I thank you humbly for sharing your wisdom JJWY

    52. http://www.unitypvp.net/brmxdv.html em 03 de março de 2016, disse:

      This is a really intelligent way to answer the question.

    Comentar: